Últimas

Transversalidades, do CCBB Educativo, aborda os desafios de instituições culturais e educativas em 2020 e 2021

ENCONTRO VIRTUAL ACONTECE NO DIA 06/10 COM EQUIPE DO CCBB EDUCATIVO

Os desafios metodológicos enfrentados pelas instituições culturais e educativas entre os anos de 2020 e 2021 são o ponto de partida dessa edição do “Transversalidades”, projeto do CCBB Educativo. “Fazer junto a mediação cultural: Arte, Educação e Patrimônio” acontece no dia 6 de outubro, às 19h, com a participação de Valquíria Prates, Cauê Donato (CCBB SP), João Andrade, Milton Lira (CCBB BH), Pompea Tavares (CCBB RJ) e Tatiana Duarte (CCBB Brasília), equipe de coordenadores pedagógicos do Programa CCBB Educativo. O encontro é online e transmitido pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

De que modos educadores têm buscado envolver pessoas de variadas idades e interesses em atividades artísticas e patrimoniais em projetos de mediação cultural? O que a mediação cultural aprendeu com seus públicos sobre participação à distância? Onde podem chegar nossas ações de mediação cultural e que tipos de comunidades virtuais estamos cultivando?

A equipe de coordenação pedagógica nacional do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que apresentará estratégias, metodologias e alguns dos resultados das pesquisas em mediação realizadas ao longo das atividades realizadas com escolas, parceiros e públicos espontâneos em atividades presenciais, virtuais, síncronas ou assíncronas, promovendo a troca entre os participantes interessados em processos híbridos de educação em artes e cultura, suas ferramentas e possibilidades.

Valquíria Prates é pesquisadora de mediação cultural, educadora e responsável pela coordenação pedagógica nacional do Programa CCBB Educativo Arte & Educação desde 2019.

Cauê Donato é museólogo, pesquisador de patrimônio cultural, educador e coordenador pedagógico do Programa CCBB Educativo em São Paulo desde 2019.

João Andrade é filósofo, pesquisador de mediação cultural, educador e foi coordenador pedagógico do Programa CCBB Educativo em Belo Horizonte em 2021.

Milton Lira é educador e foi responsável pela acessibilidade no Programa CCBB Educativo em Belo Horizonte (2021), atualmente é coordenador pedagógico no CCBB de Belo Horizonte.

Pompea Tavares é educadora, pesquisadora de mediação cultural e coordenadora pedagógica do Programa CCBB Educativo no Rio de Janeiro.

Tatiana Duarte é artista, educadora, pesquisadora de arte e educação e coordenadora pedagógica do Programa CCBB Educativo em Brasília.



Acessibilidade no CCBB Educativo

Acessibilidade e inclusão são princípios que pautam todas as ações do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, contribuindo para um ambiente propício à pesquisa, criação e fomento de ações voltadas à garantia de ampla democratização e acesso à cultura.

O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, abordando temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

O curso é ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, e sempre conta com intérprete de Libras.



SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Transversalidades

Fazer junto a mediação cultural: Arte, Educação e Patrimônio

Com Valquíria Prates, Cauê Donato (CCBB SP), João Andrade, Milton Lira (CCBB BH), Pompea Tavares (CCBB RJ) e Tatiana Duarte (CCBB Brasília), equipe de coordenadores pedagógicos do Programa CCBB Educativo

Quarta-feira, 6 de outubro, às 19h

Transmissão: Plataforma Zoom

Inscrições: ccbbeducativo.com/cursos

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

Acessível em Libras

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

bb.com.br/cultura





Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Sobre Circuito Liberdade O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Nenhum comentário