Últimas

4º Conexidades recebe mais de 2600 agentes públicos em Olímpia para painéis de interesse público-privado e exposição de municípios paulistas

O Lab Móvel do Instituto Butantan esteve presente durante todo o 4º Conexidades/Divulgação

A quarta edição do Conexidades, evento que já se consolidou entre as lideranças municipalistas do Estado de São Paulo, ocorreu em Olímpia, de 23 a 27 de novembro. O encontro de agentes públicos e privados teve como tema principal a retomada do desenvolvimento no pós-pandemia e foi um sucesso de público e debates.

E os números só reforçam isso. Foram 2670 pessoas passando pelo evento durante os cinco dias de programação em Olímpia, representando 361 cidades. E, além disso, ultrapassando as divisas de São Paulo, alcançou 15 estados, contando com participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Rondônia, entre outros.

O Conexidades é realizado pela UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, e, nesta edição, contou com correalização da Prefeitura e da Câmara de Olímpia, apoio do Desenvolve-SP, Detran, Sabesp e Governo do Estado de São Paulo, e patrocínio de Tereos, Sebrae, Abrelpe, Anprovin e BellaLuce.

Nos anos anteriores, também realizou, respectivamente, edições de sucesso em Ubatuba e São Carlos, além de um evento virtual em 2020, em razão da pandemia.

Na edição de 2021, o evento contou com recheada programação debatendo temas como Agronegócio, Turismo, Violência Política contra a Mulher, Educação, Consórcios Públicos, Saúde e Meio Ambiente & Sustentabilidade, entre outros.

A programação, inclusive, foi elogiada entre os participantes e painelistas. “Esse é o melhor evento municipalista que já participei. Foi uma semana produtiva, onde além de termos tido a oportunidade de nos reencontrar pessoalmente, tivemos palestras de alta qualidade e uma gama imensa de conhecimento”, segundo o Deputado Federal Geninho Zuliani.

Já de acordo com o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, foram dias importantes de reflexão. “Tivemos uma semana muito importante com temas que mexeram com a vida de todos nós. Sebastião Misiara e Silvia Melo trouxeram o tema da condição da mulher no cenário do nosso país e tivemos aqui a abertura do debate político eleitoral para o próximo ano que o Conexidades trouxe nesse momento. Trago aqui nossa mensagem de pacificação das correntes de todas as modalidades, só assim vamos ver nosso país crescer”.

TCE-SP mais próximo dos agentes públicos do município

O 4ºConexidades oportunizou a aproximação do TCE/SP, aos prefeitos e vereadores, podendo assim orientá-los sobre gastos e travas legais. Durante todo o evento, foi possível tirar dúvidas sobre o assunto diretamente com os técnicos do TCE presentes no estande da UVESP.

A representante do Tribunal de Contas do Estado, Regional Rio Preto, Dra. Verônica Toyada comenta que: "atendi vários vereadores e prefeitos que precisam desse contato mais próximo conosco para sanar dúvidas e neutralizar futuros problemas".

Pavilhão dos Municípios se destaca entre os visitantes

Nesta edição, o Conexidades também ampliou seu Pavilhão dos Municípios, feira que reúne cidades, associações e empresas de todo o Estado. Foram 61 estandes que permitiram aos participantes conhecerem o potencial e as vocações do turismo paulista, além de serviços do SEBRAE-SP, Detran-SP e Desenvolve-SP, e muito mais.

"Há muito tempo Serra Negra não participava individualmente em uma feira. Escolhemos o Conexidades para nosso reposicionamento no trade, devido sua importância junto ao poder público", afirma o secretário de Turismo de Serra Negra, Carlos Alberto de Toledo.

O 4º Conexidades seguiu todos os protocolos sanitários recomendados pelos órgãos de Saúde, incluindo exigência de comprovante de vacinação, uso de máscaras, medição de temperatura e distanciamento.

A presença do Instituto Butantan com o Lab Móvel foi uma forte demonstração de prestígio do evento. Durante o evento, uma equipe de pesquisadores esteve presente analisando as “cepas” do vírus na região, por meio da coleta realizada na UBS. A ação tem como objetivo verificar possíveis mutações da Covid-19, para que os cientistas do Instituto Butantan possam, de forma antecipada, criar vacinas específicas, antes de proliferarem e trazerem uma nova onda pandêmica.

No laboratório de última geração, foi possível visualizar como é feito o trabalho de pesquisa pelo Instituto Butantan, trazendo à luz dos participantes a importância da ciência na luta, por meio da vacinação.

A próxima edição do Conexidades já está confirmada para 7 a 12 de junho de 2022 em Guarujá, na Baixada Santista.

Mais informações: www.conexidades.com.br

Durante o evento, o deputado federal Geninho Zuliani recebeu o Troféu Competência Pública/Divulgação

Nos cinco dias de programação, o evento teve sucesso de público em seus painéis/Divulgação


Os especialistas do TCE-SP estiveram presentes no estande da UVESP dando apoio aos prefeitos e vereadores/Divulgação

O ex-presidente Michel Temer foi um dos importantes nomes que participaram dos painéis do 4º Conexidades/Divulgação

Nenhum comentário