Últimas

Forma Conhecer e Turma da Mônica lançam oficina de história em quadrinhos para escolas

Em um ambiente totalmente interativo, o projeto apresenta atividades lúdicas e educativas para criação de historinhas customizadas inspiradas na Turma da Mônica

Imagine ter a própria história em quadrinho inspirada no universo de criação do Mauricio de Sousa. O Forma Conhecer, especializado no turismo pedagógico, em parceria com a Mauricio de Sousa AO VIVO, empresa do Grupo Mauricio de Sousa responsável pelo live experience, apresentam o HQ LAB, uma oficina interativa de quadrinhos, que vai levar um pouquinho da Turma da Mônica para dentro das escolas. O projeto traz atividades lúdicas e educativas para construção de historinhas totalmente customizadas. A oficia é destinada a alunos do ensino infantil em processo de alfabetização até ensino fundamental anos iniciais.

Em um cenário convidativo, montado dentro das escolas, a oficina conta com as atividades manuais, conduzidas por monitores especializados, utilizando os icônicos personagens da Turminha, em um “gibizão” de 1,4 metro, em que os alunos podem criar suas histórias diretamente no espaço.

O HQ LAB contribui para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança, incentivando criatividade, imaginação, colaboração e autonomia. “Os gibis são um dos primeiros contatos da leitura infantil, sendo uma poderosa ferramenta de estímulo a essa prática, que melhoram o desempenho da aprendizagem, aliando os diálogos e imagens para uma compreensão divertida. A maior referência deste universo é a Turma da Mônica. O HQ LAB surgiu para contribuir ainda mais com este processo, estimulando a aproximação com esse conteúdo de forma que as crianças sejam protagonistas daquilo que elas querem ler e desenhar”, conta Cesar Leonel, diretor do Forma Conhecer.

Para Mauro Sousa, diretor da Mauricio de Sousa AO VIVO, a oficina é uma oportunidade para crianças se conectarem ainda mais com Turma da Mônica. “Acreditamos que o HQ LAB permitirá uma experiência única, envolvente e colaborativa por meio da imaginação, tendo como plano de fundo a Turminha, que já encanta adultos e crianças há 60 anos e faz parte do processo de alfabetização de muitas pessoas”, ressalta Mauro.

Com duração de 45 a 80 minutos, o HQ LAB ocorre em um ambiente interativo para 25 a 30 alunos por sessão, com temas abordados pela Turma da Mônica, que também se enquadram nas competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tais como: meio ambiente, qualidade de vida, inclusão, ética e cidadania.

A atividade inclui um brinde exclusivo para todos os alunos participantes: um gibi em branco, com cartelas de adesivos, para que as crianças possam criar sua própria historinha depois da atividade em grupo.

E não para por aí! Em janeiro de 2022, o HQ LAB será ampliado e contemplará o trade de shoppings centers, visando atingir os principais malls do Brasil, seguindo o conceito edutainment e levando a interação e a ludicidade da atividade para toda família.

 



- Cenário interativo HQ LAB

Sobre o Forma Conhecer

Criada em 2016, o Forma Conhecer tem como propósito oferecer roteiros pedagógicos como ferramenta extensora do ensino de escolas e instituições escolares. Com roteiros em diversos estados do Brasil, a empresa conta com equipe de educadores capacitada para acompanhamento dos grupos, estrutura, tecnologia e segurança para garantir a melhor experiência, vivência e transformação dos estudantes participantes da excursão ou viagem.

 Sobre Mauricio de Sousa AO VIVO

Empresa do Grupo Mauricio de Sousa, que tem como missão transformar as histórias dos quadrinhos em experiências AO VIVO de forma lúdica, educativa e cultural. Parques, centros de entretenimento familiar (FEC), espetáculos musicais, eventos corporativos, culturais, esportivos, espaços temáticos interativos para shoppings e feiras de negócios; licenciamento de áreas temáticas em parque aquático, hotéis e restaurante; palestras e sessões de autógrafos com Mauro Sousa e Meet & Greet com personagens de Mauricio de Sousa são as principais frentes de negócios da empresa.

Nenhum comentário