Últimas

Marfrig reforça compromissos ESG durante a COP-26

Companhia se une a 10 empresas líderes globais em commodities para traçar um plano de ação focado em reduzir as emissões de gases de efeito estufa na agropecuária

São Paulo, 4 de novembro de 2021 -- A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, anuncia sua adesão à iniciativa liderada por dez empresas globais em commodities para traçar um plano de ação conjunto de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) até a 27ª Conferência do Clima da ONU - COP-27, que acontecerá em 2022, no Egito. Fazem parte do grupo empresas de carne bovina e beneficiadoras de soja, cacau e óleo de palma. O objetivo é contribuir para que o aumento de temperatura do planeta não exceda 1,5 ºC até 2030.

 

Anunciado durante a COP-26, sediada em Glasgow, na Escócia, o programa tem como foco aumentar o apoio e os incentivos aos pequenos proprietários e agricultores, melhorar a rastreabilidade dos fornecedores indiretos e aprimorar o rastreamento das emissões no escopo 3.

 

Uma comitiva da Marfrig -- formada por Marcos Molina, fundador e presidente do Conselho de Administração; Roberto Waack, presidente do Comitê de Sustentabilidade e membro do Conselho de Administração; Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa; Marcelo Furtado, ex-diretor executivo do Greenpeace Brasil e membro Comitê de Sustentabilidade, e Marcella Santos, membro do Comitê de Sustentabilidade -- está em Glasgow para acompanhar os eventos e as discussões promovidas pela COP-26.

 

Investimentos e metas

 

Em 2009, a Marfrig assumiu o compromisso público de combate ao desmatamento e, desde então, seu programa de sustentabilidade tem evoluído constantemente.

 

Em meados do ano passado, lançou o programa Marfrig Verde+, que busca tornar a sua cadeia produtiva mais sustentável e livre de desmatamento até 2030, incluindo todos os biomas nos quais a empresa atua -- em especial, Amazônia e Cerrado. Desenvolvido em parceria com a IDH - Iniciativa para o Comércio Sustentável, o projeto é baseado no princípio de produção-conservação-inclusão, e se apoia em três pilares: desenvolvimento de mecanismos financeiros, assistência técnica e adoção de tecnologias de monitoramento e rastreabilidade. O investimento do programa é de 500 milhões de reais até 2030.

 

“A sustentabilidade é um dos pilares fundamentais da Marfrig. Nossa estratégia está completamente ligada aos temas discutidos na COP-26, como o combate ao desmatamento e a redução das emissões de gases de efeito estufa. É por isso que estamos aqui: para mostrar que é isso possível e já vem sendo feito”, diz Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade e comunicação corporativa da Marfrig.

 

Em 2020, a empresa submeteu suas metas de redução de gases do efeito estufa à Science Based Target, iniciativa internacional formada pelo CDP (Carbon Disclosure Project), pelo Pacto Global das Nações Unidas, pelo WRI (World Resources Institute) e pela WWF (World Wide Fund for Nature).

 

Nos escopos 1 e 2, a meta é reduzir as emissões absolutas (tCO2e) em 68%, tendo 2019 como ano base. No escopo 3, que inclui as emissões de gás metano, a companhia se comprometeu a cortar a intensidade das emissões (tCO2e/cabeça) em 35% até 2035. A Marfrig também se comprometeu a aumentar a fonte anual de eletricidade renovável de 27%, em 2019, para 100% até 2030.

 

Pecuária de baixo carbono no Brasil

 

Uma das iniciativas apresentadas pela Marfrig durante a COP-26 é a pecuária de baixo carbono. Lançada no ano passado, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a linha de carnes Viva é produzida com a neutralização de GEEs. Todos os produtos se originam em fazendas certificadas, que criam gado em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta, ILPF).

 

Em 2022 será lançada uma extensão de portfólio com produtos Carne Baixo Carbono (CBC), já em desenvolvimento. Até agora, o programa envolveu investimento de cerca de 10 milhões de reais em pesquisa, certificação de propriedades, construção da marca, desenvolvimento dos padrões de corte, divulgação e pagamento de royalties.

 

SOBRE A MARFRIG

A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 79,7 bilhões de reais nos últimos 12 meses (3T21) capacidade diária de abate de mais de 31 800 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como uma capacidade de produção de 222 000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 30 000 colaboradores, distribuídos em 31 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Nenhum comentário