Mercado Livre anuncia resultados do terceiro trimestre de 2021
Receita líquida foi de US$ 1,9 bilhão,
alta de 72,9% ano contra ano
Mercado Pago processou US$ 20,9 bilhões,
crescimento de 59,0%
Volume de vendas na plataforma alcançou
US$ 7,3 bilhões, alta de 29,7% na comparação anual
São Paulo, 04 de novembro de 2021 - O Mercado
Livre (Nasdaq: MELI) — empresa líder em tecnologia para o e-commerce
e serviços financeiros da América Latina — divulgou hoje seus resultados
financeiros referentes ao terceiro trimestre de 2021, finalizado em 30 de
setembro.
"Tanto quando destacar nossos novos
recordes em volume bruto de mercadorias, de pagamentos e tamanho da carteira de
crédito, celebramos o avanço do impacto socioeconômico do Mercado Livre na
América Latina. Neste trimestre, por meio de um estudo da Euromonitor, soubemos
que 900 mil famílias têm em nossa plataforma sua principal fonte de renda, o
que exemplifica o potencial do nosso negócio como motor para a democratização
do comércio e inclusão financeira. Paralelamente, vemos o engajamento e a
satisfação do usuário tendo melhorando novamente para os serviços de comércio e
fintech, o que é particularmente encorajador, dada a expansão da base de
usuários que impulsionamos no ano passado", afirma Stelleo Tolda,
co-fundador e presidente de Commerce do Mercado Livre.
Destaques gerais de negócios:
- A base de usuários únicos
ativos durante o trimestre aumentou 3,4% em comparação com o mesmo período
de 2020, atingindo 78,7 milhões;
- O volume de vendas (GMV) foi de
US$ 7,3 bilhões, representando um crescimento ano a ano de 23,9% em dólar
e de 29,7% em moeda constante — 74,1% desse valor provém de transações
feitas em dispositivos móveis;
- Foram vendidos 259,8 milhões de
itens, o que significa um crescimento ano a ano de 26,3% na América
Latina;
- O Brasil é o destaque
da região com crescimento de 28% em GMV e 138 milhões de itens vendidos no
período, patamares superiores ao período pré-pandemia;
- O marketplace oferece cada vez
mais marcas reconhecidas em categorias como moda, beleza, eletrônicos e
artigos em geral, não apenas por meio dos nossos vendedores, mas também
por meio do desenvolvimento do nosso sortimento primário (1P). Destaque
para o Brasil,
que neste trimestre passou a abrigar novas lojas oficiais de marcas como
Apple, Nike, Enjoei, Nivea e PlayStation;
- 335,1 milhões de anúncios foram
registrados em nossa plataforma;
- Com Mercado Envios, 247,8
milhões de itens foram enviados, aumento de 32,1% em relação ao mesmo
período do ano anterior;
- Os avanços na execução e
velocidade da rede gerenciada do Mercado Livre estão transformando a
experiência de comércio em toda América Latina — envios via rede
gerenciada atingiram 86,4% da operação, acima dos 64,1% registrados no
mesmo trimestre de 2020, sendo mais de 37% via fulfillment. No Brasil, foram
inaugurados dois novos centros de distribuição, no terceiro trimestre,
quando a empresa converteu ainda dois centros de distribuição existentes
em centros administrados pelo Mercado Livre;
- Os envios mais rápidos também
estão ocorrendo por meio da rede de cross-docking, que representa mais de
40% dos envios na região. No Brasil,
a aquisição da Kangu, parceira da rede de envios do Mercado Livre na
região, diferenciou ainda mais a operação no país, além de México e
Colômbia, onde a Kangu também opera.
Destaques do trimestre para o Mercado
Pago:
- O volume total de pagamentos (TPV)
via Mercado Pago atingiu US$ 20,9 bilhões, crescimento de 43,9%, em dólar,
e de 59,0% em moeda constante. Já o valor total transacionado (TPN) no
período cresceu 54,7%, ano contra ano, atingindo 865,7 milhões no segundo
trimestre;
- O volume total de pagamentos
via Mercado Pago fora da plataforma do Mercado Livre atingiu US$ 13,4
bilhões, crescimento de 59,0% em dólar e de 78,8% em moeda constante. Já o
número de transações de pagamento atingiu 697,4 milhões, crescimento de
67,3% na mesma comparação anual;
- O volume total de pagamentos
processados pode ser dividido entre o volume total de cobranças
processadas e o volume total de transações de contas digitais. O primeiro
inclui cobranças na plataforma do Mercado Livre, cobranças online e
cobranças processadas por meio das maquininhas de cartão Point e
dispositivos QR, que totalizaram US$ 15,4 bilhões, crescendo 45,5%, ano
contra ano, em moeda constante;
- Por sua vez, o volume de
transações por meio da carteira virtual, que inclui ainda transferências
entre usuários do Mercado Pago, transações de cartão de crédito, débito e
pré-pago, cresceu 101,1% na América Latina, na comparação anual,
totalizando US$ 5,5 bilhões em moeda constante;
- A carteira do Mercado Crédito
superou os US$ 1,1 bilhão, volume quase quatro vezes maior quando
comparado ao terceiro trimestre de 2020;
Resultados financeiros do trimestre:
- A receita líquida do segundo
trimestre foi de US$ 1,9 bilhão, aumento ano a ano de 66,5%, em dólar, e
de 72,9% em moeda constante — no Brasil,
as receitas cresceram 69% em uma base cambial neutra;
- A operação no Brasil representa
57% da receita líquida total da companhia, tendo alcançado US$ 1,06
bilhão, crescimento de 74%, em dólar, e de 69% em real, ano contra ano;
- A receita líquida do negócio de
e-commerce
aumentou 69,0% em dólar, na comparação anual, atingindo US$ 1,2 bilhão.
Enquanto a receita líquida da sua fintech
cresceu 61,7% em dólar, ano contra ano, chegando a US$ 632,8 milhões;
- Durante o trimestre, nossa
subsidiária argentina recebeu aprovação para participar do regime
promocional de economia baseado no conhecimento. Os benefícios fiscais
concedidos sob este regime promocional são retroativos a janeiro de 2020 e
também se aplicarão aos nossos resultados futuros. Mais detalhes estão
incluídos em nosso Formulário 10-Q, disponível a partir de 05 de novembro
de 2021 no portal de
Relações com Investidores;
- O lucro bruto foi de US$ 806,6
milhões, aumento de 43,4% contra 43,0% no mesmo trimestre do ano anterior;
- O trimestre encerrou com um
lucro, antes de impostos, de US$ 126,1 milhões, crescimento de 139,5% em
relação aos US$ 52,7 milhões apurados durante o terceiro trimestre de
2020;
- O lucro líquido foi de US$ 95,2
milhões, resultando em lucro líquido de US$ 1,92 por ação.
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em
tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que
oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar,
anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma
de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas
de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços),
Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América
Latina, o mercadolivre.com tem 78,7
milhões de usuários ativos, sendo mais de 17 milhões de vendedores, incluindo
grandes marcas, alcançando 30 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais
de 31,6 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de
tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito.
Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10
melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no
país, e dentre as 4 melhores da América Latina.
Nenhum comentário