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Qual a importância do e-mail na era das redes sociais?



A internet revolucionou nossas vidas nos últimos anos, seja no sentido mais pessoal ou mais profissional, daí a necessidade de falar da importância do email, como uma das principais ferramentas do universo digital.

De fato, há várias pesquisas que demonstram como o e-mail continua sendo um dos principais pilares da internet. 

Como uma recente realizada pela e-commerce Brasil, que é uma instituição de referência na área, e mostrou dados bem bacanas.

Por exemplo, mais de 150 milhões de brasileiros têm e-mail, sendo que 80% confere sua caixa de entrada diariamente, e 45% dessas pessoas consultam mais de quatro vezes ao dia, mostrando uma tendência fortíssima em termos de interação.

Realmente, há outras plataformas da internet que também fazem muito sucesso, mas se pensarmos bem, após comprar algo como cosméticos orgânicos, para onde a pessoa corre depois de finalizar o pedido? Para o e-mail, onde chegam as confirmações.

Nesse sentido, ter um e-mail é mais ou menos como o RG ou CPF do mundo digital, pois sem ele há várias ações que uma pessoa não pode fazer, desde compras até acessos com login e senha na quase totalidade dos sites, que realmente pedem isso.

Por outro lado, é preciso reconhecer que uma das plataformas que mais concorrem com o e-mail são as redes sociais, que também revolucionaram nossos hábitos nos últimos anos, especialmente após o advento dos smartphones.

Afinal, esses celulares inteligentes permitem interagir pelas redes mesmo fora de casa. 

Assim, se um canal de vídeos postar alguma novidade sobre a área de nutricionista esportivo, a pessoa pode assistir imediatamente, com alto nível de engajamento.

Que tudo isso seja muito promissor, tanto para usuários quanto para as marcas que querem se promover, é algo indiscutível. 

O que precisa ficar claro é que as redes sociais não chegam a superar ou dispensar o e-mail marketing, que continua fundamental.

Por isso decidimos aprofundar este tema aqui, escrevendo este artigo detalhado sobre a importância do e-mail corporativo na era das redes sociais. 

Além de mostrar que cada um tem uma finalidade diferente, damos exemplos concretos sobre o assunto.

Assim, ao mostrar os motivos, benefícios e vantagens do recurso, damos o subsídio que qualquer empresário ou gestor precisa para poder colocar em prática no seu caso, sem cair em abstrações ou afirmações genéricas que não ajudariam em nada.

Ademais, um ponto bacana é que hoje o e-mail marketing ou corporativo evoluiu tanto, que já é possível aplicá-lo a qualquer segmento, tanto para quem está na área de serviços como centro médico especializado, quanto para vendas no varejo.

Portanto, se você quer entender de uma vez por todas como o e-mail continua sendo um pilar fundamental para as estratégias digitais de qualquer marca, desde que ela queira crescer e aumentar as suas vendas, basta seguir adiante na leitura.

Entenda a Internet 4.0

Quando vamos entender melhor a história da internet, nos deparamos com algumas surpresas, como o fato de que ela não é uma invenção norte-americana, como pensam muitos, mas sim europeia, por parte da França e da Suíça.

Trata-se do famoso CERN, que é a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. Outra curiosidade é que no começo, na Internet 1.0, os sites eram estáticos, não permitiam interatividade e além disso só havia e-mails, mas ainda limitados.

Depois a interatividade foi evoluindo, como por blogs, salas de bate-papo, e, enfim, as redes sociais. Hoje vivemos a era da Internet 4.0, da Conexão 5G, da Internet das Coisas e de toda uma proposta de interconexão e velocidades incríveis.

Tudo isso reforça o papel das mídias sociais, mas também o e-mail marketing. Por exemplo, uma empresa de exame periódico trabalhista pode disparar newsletters frequentes para seu banco de leads, mantendo contato estreito com a clientela.

Também há exemplos ainda mais modernos e disruptivos. Como o das geladeiras inteligentes, que já estão chegando ao mercado com alta tecnologia, que avisa o dono quando um item está acabando, o que pode ser feito por SMS ou por e-mail.

Sendo assim, não existe nenhuma tecnologia que exclua a necessidade do e-mail, por mais disruptiva e revolucionária que ela possa ser. 

Assim, ele tem essa função básica que se parece com a de um documento que toda pessoa precisa portar.

Neste sentido, a Internet 4.0 só traz novas possibilidades, de modo que quem souber usar a criatividade vai poder aplicar o e-mail marketing de modo promissor, transformando o que poderia parecer um obstáculo em interatividade, oportunidades e lucro.

Sobre a jornada da compra

Um dos pontos principais de qualquer estratégia de marketing digital é o da jornada da compra e do funil de vendas, que são as etapas pelas quais todo cliente precisa passar até se tornar um consumidor fidelizado e satisfeito.

Também assim, o inbound e o marketing de conteúdo são fundamentais para a execução dessa estratégia, já que são esses conteúdos educativos que vão fazendo o lead evoluir até estar pronto para passar o cartão de crédito e se tornar um comprador.

É interessante falar sobre essa jornada de compra, pois o e-mail marketing ou e-mail corporativo faz parte intrínseca dela, como algo insubstituível.

Para entender melhor, basta imaginar o dia a dia de uma empresa de coleta de resíduos que decidiu criar conteúdos e dispará-los para seus leads e contatos em potencial.

Além das redes sociais, que são importantes para atingir as pessoas e trazer gente nova, vai chegar uma hora que o conteúdo estará tão denso que o cliente precisará consumi-lo de outro modo, fazendo download de algo ou se dedicando a uma leitura maior.

É justamente aí que o e-mail faz sua parte, criando uma relação de maior qualidade com as pessoas. Basicamente, o e-mail pode servir para o disparo de:

  • Newsletters;

  • Conteúdos originais;

  • Áudios e vídeos;

  • E-books;

  • Infográficos;

  • Tabelas e slides.

Enfim, há vários passos importantes que podem ser conciliados com frentes tão imprescindíveis quanto o inbound marketing e as funções básicas do e-mail corporativo.

No caso de marcas que precisam educar seu público, como uma assessoria contábil, que vive tendo novidades por parte da Receita Federal e de órgãos competentes, essa facilidade de gerar conteúdo e disseminá-lo sem barreiras é fundamental.

Isso também já serve para mostrar como esse recurso vai muito além do que algumas pessoas imaginam atualmente, vencendo a ideia de que o e-mail foi superado.

Além de responder em cheio a pergunta sobre qual é a importância dele nos dias atuais. 

Afinal, alinhar-se com uma das estratégias mais poderosas do mundo (o marketing de conteúdo), é mais do que suficiente para voltar os esforços para isso.

A praticidade desse veículo

Outro motivo ou vantagem de utilizar o e-mail é que ele é extremamente prático para todos os lados envolvidos. 

Primeiramente, a própria empresa não tem grandes dificuldades no sentido de produzir conteúdo para ele.

Inclusive, muitos materiais podem nascer como newsletters e depois evoluírem para um estágio de artigo de blog, posts de redes sociais e até lives e podcasts. Assim, os criadores vão ganhando fluência com aquele tema.

Além disso, o e-mail é prático em termos de automatização. Uma empresa de toldo para área externa pode instalar um programa de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management) e fazer disparos em massa com poucos cliques.

Lembrando que é possível disseminar conteúdo sem risco de perda de qualidade. O mesmo não ocorre quando uma marca grava lives, podcasts ou workshops, que ocorrem ao vivo e não permitem edição, ao passo que o e-mail é fiel às ideias de quem o escreveu.

Ademais, a praticidade também atinge o público, no sentido de que qualquer pessoa pode ter uma conta de e-mail, pois ela não precisa pagar nada e pode acessar de modo intuitivo, diferentemente de plataformas que exigem mais conhecimento.

Credibilidade e segurança

Por fim, podemos falar de mais dois pontos essenciais, sendo o primeiro deles o da credibilidade no sentido de que há um fortalecimento da marca quando ela cria um e-mail profissional, que leva seu próprio nome no domínio.

Pode parecer que não, mas isso transmite uma noção de idoneidade, já que o e-mail também é um endereço eletrônico, mais ou mesmo como um modo de dizer que aquela empresa tem um registro oficial que torna ela mais presente.

O segundo ponto é a segurança, pois há muitos golpes de e-mails fraudulentos. Imagine, por exemplo, se você tem uma firma que faz aluguel mesa e cadeira para festas, então alguém começa a dar golpes nesse segmento.

Qual a melhor maneira de conter essas ações? Você precisa ter seu próprio e-mail para poder informar aos clientes, e ainda fazer disparos em massa comunicando as fraudes que tenham ocorrido. Isso vai mitigar bastante o alcance dos criminosos.

Considerações finais

Portanto, ter um e-mail corporativo é algo que impacta diretamente na realidade de uma empresa, podendo mexer com seu reforço de marca e com suas vendas.

As informações e dicas que trouxemos acima, vão no sentido de ajudar a entender qual é a importância dessa estratégia, bem como as boas práticas da área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.








 

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