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Cerveja premium conquista espaço no mercado brasileiro

Setor da bebida está entre os que mais cresceu nos últimos 10 anos

Setor de cervejas premium está entre os que mais cresceu nos últimos 10 anos
Foto: Divulgação

Com o isolamento social imposto pela pandemia, o consumo de cerveja migrou dos bares para dentro das casas dos brasileiros. Segundo dados de empresas que monitoram esse mercado, a quantidade total de vendas atingiu um nível que não era visto há anos. Levantamento da Euromonitor, organização que analisa o mercado e percepções do consumidor, mostrou que o volume de vendas atingiu 13,3 bilhões de litros em 2020, perdendo apenas para 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo.

Além da quantidade, a quarentena também influenciou a qualidade de produção da bebida. Dentro do mercado de cerveja, um dos segmentos que mais se destaca em crescimento é o de cerveja premium. O faturamento das cervejas consideradas premium cresceu 85% entre 2015 e 2020, de acordo com a pesquisa.

Mas, qual a diferença entre a cerveja premium e uma cerveja comum? As classificadas como premium têm maior teor de malte de cevada e de lúpulo em sua composição. Já em sentido comercial, contam com níveis de preço um pouco superiores ao segmento intermediário e a apresentação da marca é mais sofisticada.

Dentro desse segmento está a Cervejaria Madalena, no mercado desde 2012, a marca prioriza a não adição de antioxidantes, estabilizantes de espuma, ou qualquer aditivo químico utilizado a fim de encurtar o tempo de produção. Localizada em Santo André, a empresa inaugurou formatos de drive-thru durante a pandemia para manter as vendas.

Para Nikolas Hesz, diretor de operações da marca, a Madalena é um exemplo de como o setor está se tornando cada vez mais tecnológico: a fabricação das cervejas na empresa de 6 mil metros é quase totalmente automatizada. 

“O aumento do consumo e o investimento em tecnologia refletiu na nossa produção. Em 2020, a Madalena tinha capacidade de fabricar até 120 mil litros por mês, agora essa média está em 200 mil, ou seja, é um crescimento de aproximadamente 66,6%”, afirma Hesz.

As estatísticas mostram que, seguindo a linha atual, o futuro desse segmento é promissor. De acordo com as pesquisas do mercado, a expectativa é de que o faturamento das cervejas premium cresça mais de 53,9% até 2025.

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