Dispositivos móveis somam 91% do tempo de conectividade no Brasil
• De
acordo com análise da Comscore, globalmente, o país só fica atrás da Indonésia
e da Índia. Percentual cresceu 6% de um ano a outro • Formato de vídeo se
destaca no consumo digital global. No Brasil, a média de horas mensais por
telespectador foi de 13,2 horas, em agosto deste ano
São
Paulo, janeiro de 2021 - A nova realidade desencadeou um
aumento mundial do número de internautas e da quantidade de horas que os
usuários passam consumindo todo tipo de conteúdo nas mais diversas plataformas.
O Brasil faz parte desse boom: 91% do tempo de navegação na Internet foi por
meio de dispositivos móveis.
Nesse
sentido, o Brasil cresceu 6% ano a ano, ficando atrás apenas da Indonésia (97%)
e da Índia (91%), na lista de países pesquisados pela Comscore em todo o mundo.
Em termos
de crescimento de audiência, o país apresentou aumento de 4%, assim como a
Colômbia. Esse crescimento é inferior ao de países como Peru (10%) e Argentina
(5%), mas superior ao de outros mercados importantes como Chile (3%) e México
(1%).
O
fenômeno faz parte de um contexto de alta conectividade na América Latina.
Segundo o mesmo relatório da Comscore, a região é a segunda com maior número de
minutos médios por visitante mensal (988), perdendo somente para os mercados
europeu e asiático, sendo superada apenas pela América do Norte (1635).
O detalhe
sobre o consumo específico revela que, embora tanto o consumo de notícias,
quanto o de comércio eletrónico e serviços financeiros mantiveram crescimento
constante de 2020. Por sua vez, o formato de vídeo está muito presente no
mercado em nível global, com 1,919 milhões de pessoas consumindo vídeos online,
a uma média 7,9 horas, em agosto deste ano.
No
Brasil, a média de horas mensais por telespectador no mesmo mês foi de 13,2
horas, respectivamente. Os dois principais grupos de idade que assistem a
vídeos são pessoas entre 15 a 24 anos e entre 25 a 34 anos.
A análise
da Comscore inclui dados sobre comunicação e arrecadação de fundos de ONGs e o
formato de vídeo é amplamente utilizado por ONGs por meio de múltiplas
plataformas como Instagram, YouTube e Tiktok. Organizações como UNICEF,
Greenpeace e Cáritas, entre outras, geram um grande número de menções nas redes
sociais. Isso aumenta quando o conteúdo está diretamente relacionado às suas
campanhas de arrecadação de fundos, sendo o Brasil e o México os dois países
onde isso mais acontece entre os usuários da faixa etária de 25 a 34 anos.
“Não há
dúvidas de que a pandemia de coronavírus impulsionou a aceleração digital e
estabeleceu um novo patamar de audiência em diversas categorias de
consumidores. O forte engajamento no consumo de vídeos, em especial, indica, em
parte, o comportamento digital dos internautas frente a essa nova realidade na
qual estamos todos inseridos”, conclui Alejandro Fosk, gerente geral da
Comscore na América Latina.
Sobre a
Comscore
A
Comscore (NASDAQ: SCOR) é uma parceira reconhecida para planejamento,
transações e avaliação de mídia em diferentes plataformas. Com uma cobertura de
dados que inclui TV digital, linear, over-the-top (OTT) e inteligência de
bilheteria de cinema com insights avançados de audiência, a Comscore permite
aos compradores e vendedores de mídia que quantifiquem o comportamento em
várias telas e, assim, tomem decisões de negócios com confiança. Líder
consagrada em medição de audiências digitais, set-top box bem como publicidade
em escala, a Comscore é uma fonte contratada que surge no mercado para medição
confiável de multiplataformas.
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