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O que são empresas ativistas?


 

A luta contra alguns preconceitos tem se expandido para diversas áreas da sociedade, e uma delas é a que abrange as empresas ativistas.

Diversos eventos contra o preconceito se tornaram eventos corporativos, porque as empresas estão cada vez mais buscando se inteirar das causas sociais.

Para quem ainda não sabe o que é isso, e o que motiva as empresas a assumirem uma postura mais ativista em questões sociais, o porque está na importância de possuir essa postura em seus negócios. 

Definição de empresas ativistas 

Ativismo em sua essência são atos que visam transformar o estado atual da sociedade, dito como insatisfatório e desigual, em um estado desejado da sociedade, onde todos são respeitados e possuem equidade de direitos. 

Existem várias formas de ser uma empresa ativista, incluindo:

  • A demonstração de apoio a causas sociais;

  • O boicote a marcas preconceituosas; 

  • Realizações de campanhas para gerar a mudança da opinião pública;

  • Criação de políticas empresariais de inclusão; 

  • Doações de cesta básica completa a instituições de caridade. 

Por exemplo, antigamente ser abertamente homossexual era muito difícil na maioria dos países ocidentais. 

Os homossexuais eram abertamente discriminados, enfrentavam muita violência e eram até mesmo considerados portadores de uma doença mental. 

Por meio de décadas de ativismo e trabalho árduo de vários movimentos de direitos homossexuais, a percepção pública dos direitos dessas pessoas mudou e hoje é notável a melhora em diversos aspectos.

Como o aumento da representatividade, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e várias outras conquistas que dá para escrever em uma lousa para restaurantes.

Ainda existe muito trabalho para ser realizado, pois ainda existem muitos preconceitos, mas é um fato que a situação está melhor que anteriormente e do que países do oriente.  

Se for realizada uma comparação, nota-se que a percepção pública sobre os gays mudou significativamente. Isto significa que, em algum momento, deve ter havido um ponto de viragem.

Neste ponto, os pontos de vista sobre os direitos dos gays que antes eram ignorados, de repente estavam se tornando parte das idéias mais estabelecidas na sociedade e pareciam estar no lado vencedor da história.

O que ajudou isso foram os movimentos sociais, que atualmente buscam consumir de empresas conscientes. 

Preocupadas com o meio ambiente e com o combate ao preconceito, como uma transferência de veículo blindado, focado em proteger seu passageiro. 

Tipos de empresas ativistas 

A maior parte das empresas apoiam causas sociais que já possuem destaque, como o dos direitos LGBTS, contra o racismo e a favor da preservação do meio ambiente. 

Essa aliança com esse tipo de causa gera resultados positivos na venda, atingindo um nicho mais específico. 

Por exemplo, há pessoas que não compram produtos ou contratam serviços que poluem o meio ambiente, apoiando apenas empresas sustentáveis. 

Sendo assim, algumas empresas de reforma de piscina, que buscam sempre utilizar produtos ecológicos e poluir menos a água. 

Porém, a também às empresas que apoiam às causas devido a verdadeiramente seus ideias, sem visar atingir um nicho e gerar lucro. 

Esse é o caso de empresas ativistas em países onde há grandes pressões sociais ou ditaduras. 

Parece muito importante fazer esta distinção orientada para o valor versus a vitória, pois o primeiro grupo, em geral, têm um risco muito maior envolvido com suas ações, pois não há um amplo apoio da sociedade para sua missão.

Além dessa classificação, uma empresa pode ser ativista do meio ambiente e/ou das causas sociais, como combate ao racismo, às diferenças de classes, em favor dos direitos dos LGBTS, entre outros. 

Vantagens em se tornar uma empresa ativista

De acordo com pesquisas, diversos trabalhadores  consideram os compromissos sociais e ambientais de uma empresa antes de decidir onde trabalhar.

Como empresa, é extremamente importante ser capaz de atrair e reter os melhores funcionários, para que quando você investir na confecção de uniformes da sua marca, eles tenham orgulho de vesti-lo.

O ativismo corporativo é visto como uma forma de alcançar isto. Enquanto lutam por uma causa social, a maioria das empresas se certifica de estar no centro das atenções e isto as ajuda a convencer as pessoas de que sua empresa é ótima para se trabalhar. 

Se bem executado, isto tem muito valor financeiro para uma empresa e, em parte, é a razão para o aumento do ativismo corporativo.

Outra grande vantagem é simplesmente a venda, especialmente, para empresas que fazem produtos de consumo, é valioso quando as pessoas estão divulgando gratuitamente sua marca por causa de uma mensagem ativista realizada pela empresa. 

Por exemplo, durante as datas comemorativas pró direitos dos LGBTS, normalmente diversas marcas estampam bandeiras nos festivais e doam brindes e alimentos, apenas para ter a imagem da marca vinculada a esses eventos.

Entretanto, é necessário que os valores dos executivos estejam alinhados com o que faz sentido nos negócios e, portanto, a postura ativista poderá ser escolhida.

Por exemplo, se uma empresa é geradora de uma grande quantidade de resíduos, não faz sentido ela defender as causas ambientais. 

Primeiramente, é necessário mudar a postura da empresa, através de ações que justifiquem esse ativismo. 

As pessoas, de forma geral, devem estar atentas a essas atitudes, como um sistema de monitoramento residencial.

Uma ação válida, são as empresas que buscam combater o racismo e a desigualdade de gênero. Além de patrocinarem movimentos a favor da causa, realizam ações afirmativas. 

De acordo com pesquisas, diversas pessoas compraram um produto porque uma empresa defendeu um assunto com o qual se preocupavam. 

As pessoas estão dispostas a gastar mais com um produto se este for proveniente de uma marca sustentável. 

Sendo assim, de forma geral o ativismo corporativo aumenta as vendas e favorece a reputação de uma empresa.

Portanto, o ativismo corporativo, parece fazer sentido comercial em muitos casos, particularmente se sua empresa depende de uma marca forte. 

Como escolher a causa social para defender?

Para responder essa pergunta é necessário fazer um estudo sobre quais as vantagens e desvantagens de defender aquela causa que se está cogitando, pois, é necessário coerência mas ações empresariais. 

Esse ativismo precisa agregar ao seu empreendimento, não causando danos financeiros muito grandes. 

Portanto, é necessário planejamento e muita estratégia, como na construção de um quarto planejado.

Vale ressaltar que abraçar uma causa gera resultados positivos e negativos, ou seja, sempre terá alguém que deixará de comprar com a sua marca devido às causas sociais em que você está engajado. 

Entretanto, o número de pessoas influenciadas positivamente a respeito desse assunto é geralmente muito maior, tornando os resultados negativos insignificantes. 

Depender das causas sociais e ambientais populares é uma posição de baixo risco porque a posição está em grande parte em sintonia com as idéias da maior parte da sociedade e, portanto, faz sentido para a empresa. 

Você, como empreendedor, pode implantar a visão ativista de outras pessoas que tiveram que fazer o trabalho duro, enquanto se beneficia da atenção positiva como empresa.

Ao mesmo tempo, está sendo construído as linhas entre as boas empresas e as empresas que estão destruindo ativamente o mundo. 

Uma grande tendência parece ser que as empresas com má reputação devido a suas ações anteriores tentam melhorar sua reputação fazendo o bem em outros campos não relacionados, ou seja, se envolvendo em causas sociais. 

Conclusão 

Sendo assim, como visto no decorrer do texto, sabe-se que é necessário permanecer muito crítico em relação a estas empresas.

Além de analisar bem as causas que defendem e sempre ter em mente o quadro geral do que uma empresa faz a uma sociedade.

Invista o seu dinheiro em empresas que estão preocupadas em continuar melhorando o mundo. 

Isso traz um peso a menos em ações capitalistas, que visam apenas a lucratividade, portanto, pense nesses pequenos detalhes até mesmo nas ações comuns do cotidiano.

Por exemplo, se você for produzir uma Conexão para esgoto, busque por produtos provindos de empresas sustentáveis, que produzem objetos reciclados e que poluem menos o meio ambiente. 

Contrate garçons de empresas que defendam causas sociais e inclua em seu time vários tipos de funcionários, tanto negros, mulheres e participantes da comunidade LGBT.

Além disso, é importante perceber que a razão pela qual as empresas estão se tornando mais ativistas em primeiro lugar, é porque os consumidores e funcionários estão começando a refletir suas crenças e ações ao comprar produtos e escolher um empregador. 

Isto significa que temos a classe trabalhando cada vez mais influenciando as grandes empresas, trazendo resultados positivos para a sociedade de forma geral. 

Isso significa que com esta influência, agora também há o dever de começar a olhar ainda mais criticamente para os vários ativistas corporativos, escolhendo consumir de empresas cada vez mais conscientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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