Você sabe o que é marca endossada?
A marca endossada faz parte de um sistema conhecido como arquitetura de marca. Inclusive, o mercado está cheio de negócios que pertencem a um mesmo segmento e que vendem os mesmos tipos de produtos e serviços.
Por conta disso, muitas empresas começaram a investir em branding e a montar sua arquitetura de marca, e seu perfil varia de acordo com aquilo que é oferecido dentro do portfólio de produtos da companhia.
Assim ele apresenta uma estrutura complexa, envolvendo desde marcas a linhas de produtos segmentadas. Por essa razão, qualquer pessoa que tenha um negócio precisa compreender o conceito de arquitetura de marca.
Mais do que isso, é preciso saber o que é uma marca endossada, pois esse tipo de empresa tem características diferentes das demais.
É dessa forma que a organização consegue criar seu diferencial e atrair um público específico, que realmente se interesse por aquilo que ela tem a oferecer. Grandes nomes do mercado investem na mesma prática.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é marca endossada, porque uma empresa deve adotar esta prática, além de mostrar os benefícios dessa estratégia.Portanto, confira!
O que é marca endossada?
Antes de entender o que é marca endossada, é importante compreender o conceito de arquitetura de marca. Trata-se do modo como uma companhia organiza sua estrutura, nomes de suas marcas e estabelece a relação entre elas.
Portanto, estamos falando de uma estrutura lógica e estratégia criada para o portfólio de produtos que uma companhia oferece aos consumidores.
Por exemplo, por meio da arquitetura de marca, um fabricante de bateria heliar 60 amperes estuda as melhores maneiras de criar uma sinergia entre seus produtos. Também é feito um desenho de cada uma para que possam se sustentar dentro do sistema.
A partir disso, é possível organizar as empresas indiferentes patamares da arquitetura de marca, que são:
Monolítico;
Submarca;
Casa de marcas;
Endosso.
No modelo monolítico, a influência da marca master é total, portanto, eles se diferenciam apenas com um descritivo ou em pequenos detalhes e cores.
Para os consumidores, o que importa é consumir aquilo que a marca master tem a oferecer, o que inclui sua proposta de valor, mesmo que os produtos sejam apresentados em um formato diferente.
Um fabricante de aparelhos celulares, por exemplo, acrescenta apenas algum descritivo ao seu produto, mantendo o nome da marca principal. O objetivo é sinalizar que, apesar de funcionar de maneira diferente, ainda está ligado à marca master.
Uma submarca é aquela que está dentro do universo da marca principal, mas ainda é vista como secundária, tem menor visibilidade, contudo, continua sendo maior do que a descrição do produto.
Uma empresa de coleta de lixo hospitalar pode ter suas submarcas e o papel delas é estender a atuação da marca master em locais onde ela não conseguiria alcançar sem confundir o público. Entretanto, a submarca deixa clara a sua origem.
O modelo casa de marcas diz respeito ao gerenciamento de soluções que não estão ligadas ou não remetem a uma marca master. Isso porque qualquer tipo de ligação poderia ser algo negativo ou simplesmente não faria diferença na decisão de compra.
Em vista disso, podemos dizer que uma casa de marcas é formada por empresas que oferecem mais de um segmento e gerenciam o espaço nas prateleiras dos supermercados para todos os seus produtos, sem que eles estejam associados ao seu nome.
É uma forma de evitar que o consumidor se sinta confuso na hora de escolher, e existem muitos exemplos de empresas grandes no mercado que escolhem a casa de marcas, como no caso dos fabricantes de produtos de higiene.
Por fim, há a marca endossada, o modelo dentro da arquitetura de marcas que pode ser adotado por qualquer tipo de empresa, como uma especializada em limpeza de estofados de carros.
Apesar de serem submarcas, são mais independentes e não precisam construir valor para a marca master. Também são companhias que se comunicam com os públicos mais variados dentro de seu próprio território.
Entretanto, de maneira discreta, a marca master se faz presente, tendo como objetivo manter a consistência entre seus produtos e alavancar a marca endossada quando ela ainda está começando a atuar dentro de seu mercado.
O endosso pode ocorrer de três formas, sendo assinatura, elemento do nome ou presença da marca master de maneira visual, como no caso de um selo na embalagem.
Por que adotar a marca endossada?
Se um fabricante de lona pvc transparente tem uma marca confiável no mercado e se transformou em referência e líder em seu segmento, tudo o que vier dele será visto como a melhor opção, além de que o produto se tornará mais valioso.
Podemos usar como exemplo uma marca de refrigerantes dominante em seu mercado. Seu produto principal carrega o nome da empresa, mas por outro lado, ela também fabrica outros itens.
Esses produtos não carregam o nome da marca, mas, geralmente, o consumidor sabe que eles são feitos por uma mesma empresa e confia na qualidade dessas mercadorias.
Além disso, as marcas criadas a partir da marca master são reconhecidas também como as melhores opções em seus segmentos.
A exemplo do fabricante de refrigerantes, ele também possui a melhor marca de chás e sucos. Outros refrigerantes fabricados por ele, mas que receberam uma nova marca, também predominam em seu segmento.
O que queremos dizer é que, para qualquer empresa, como um fabricante de pão congelado, vale a pena endossar a marca porque ela vai usufruir de bons investimentos em comunicação e ter suas vendas promovidas.
Tudo isso acontece porque estará atrelada à popularidade da marca mãe, o que facilita o lançamento de novos produtos. No entanto, é necessário receber um grande investimento da marca principal para gerar credibilidade.
Benefícios de uma marca endossada
Alguns empreendedores acreditam que seu negócio é muito pequeno para aproveitar os benefícios da arquitetura de marca e, principalmente, para se tornar uma marca endossada.
Mas é importante dizer que esse processo não acontece apenas com multinacionais. Pequenos negócios também podem aproveitar seus benefícios, aumentar o desempenho e até mesmo organizar melhor suas ofertas.
Ao endossar sua marca, uma pequena oficina martelinho de ouro por indução, por exemplo, começa a segmentar suas mensagens e serviços, para que o público-alvo reconheça que o negócio oferece exatamente aquilo que eles estão procurando.
Outra vantagem é a facilidade em reduzir os custos com marketing, visto que quando marcas e submarcas trabalham juntas e de maneira lógica, todos os investimentos em divulgação e comunicação são mais eficientes.
Quando as oportunidades de promoção se cruzam, o marketing se torna mais eficaz. Além disso, o endosso é uma forma de esclarecer o posicionamento, nomeação e mensagem do negócio.
Nada é tão capaz de aumentar a eficácia do posicionamento de uma companhia quanto à clareza. Uma articulação clara entre as submarcas e suas mensagens para os clientes é uma forma de melhorar seu próprio desempenho.
Outra vantagem é que uma fábrica de persiana para janela de banheiro consegue aumentar sua flexibilidade e expandir futuramente seus produtos e serviços.
O endosso cria um cenário que ajuda a adicionar novos produtos ao mercado, ao mesmo tempo em que a marca principal cresce. A partir disso, ela se torna uma entidade modular, que introduz novas soluções de submarcas com facilidade.
Não podemos deixar de mencionar que o endosso também é uma forma de reforçar a confiança, uma vez que as empresas que trabalham dessa forma estão pensando em seu próprio crescimento.
As marcas do futuro atraem investidores e talentos, fazendo com que sejam cada vez mais fortes no mercado em que atuam.
Independentemente do tamanho de uma empresa, desde uma pequena loja de roupas até um grande fabricante de kit gnv 6 geração, sua existência é sempre muito complexa.
Apenas quando diferentes componentes de uma marca são esclarecidos, definidos e compreendidos, eles conseguem trabalhar juntos e buscar um objetivo em comum.
A partir disso, a organização consegue conscientizar melhor os consumidores em relação às suas ofertas e ainda facilita o processo de venda cruzada.
O endosso mostra para os consumidores quais são os propósitos e valores da marca, sem falar no fato de que um cliente que compra de uma submarca, facilmente comprará da marca principal.
Por fim, uma marca endossada tem total confiança em sua matriz e por isso também tem mais facilidade em atrair atenção em seu mercado.
Considerações finais
Uma marca endossada é sempre uma marca de sucesso, pois está relacionada com empresas que já dominam o seu segmento.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e todas as vantagens de endossar uma empresa para qualquer negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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