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Conheça algumas ferramentas de merchandising!

 


Merchandising nada mais é do que uma técnica de marketing que tem como objetivo apresentar um produto e passar informações sobre eles nos pontos de vendas.

Muitos empreendedores e gestores com certeza já ouviram falar sobre essa ferramenta, e é muito importante compreendê-la para saber aplicar ao negócio.

Quando vamos ao supermercado e vemos uma degustação de um novo produto, estamos diante de uma campanha de merchandising.

Em certos períodos do ano, como Páscoa e São João, também vemos alguns produtos em destaque nas prateleiras dos pontos de vendas. Isto também é um exemplo de merchandising, e é muito importante compreendê-lo.

Apesar de ser constituído por estratégias muito comuns, alguns gestores e empreendedores aplicam o conceito de maneira errada. Só que para ter sucesso, é necessário conhecer essa prática a fundo.

Ela está relacionada com a comoditização e a massificação das mercadorias, tendo em vista se os produtos, serviços, pontos de venda e atendimento são assuntos muito similares nos dias de hoje.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é merchandising, por que usar esse recurso e mostrar as ferramentas que devem ser consideradas. 

Entenda o conceito de merchandising

Merchandising é uma ferramenta importante e serve para apresentar produtos e serviços e falar um pouco mais sobre eles nos pontos de venda. 

O objetivo dessa prática é fazer com que eles aumentem sua rotatividade e não fiquem parados no estoque.

Trata-se de um recurso que ajuda a reduzir os custos, tendo em vista que o armazenamento gera gastos extras, que podem ser reduzidos quando os produtos começam a circular com facilidade.

Mas, quando uma marca de pão de queijo recheado congelado investe em merchandising, seu objetivo é atrair os clientes que visitam os pontos de venda e despertar o interesse deles por seus produtos.

Para que essa estratégia tenha sucesso, é necessário conhecer o comportamento dos consumidores, no que diz respeito às suas preferências, desejos e necessidades.

Reunir essas informações faz com que eles comprem, inclusive quando não precisam da solução.

Por que investir em merchandising?

Existem muitas razões para investir nessa estratégia. Uma delas é que é capaz de transformar o ponto de venda em um local onde a marca pode se relacionar com o público.

Uma das coisas mais importantes hoje em dia é criar experiências positivas para o cliente, nesse sentido, a companhia precisa fortalecer sua presença de marca para que o consumidor se lembre de suas qualidades e do valor que ela oferece.

Existem várias maneiras de criar experiências, como no caso da indústria alimentícia, que faz campanhas de degustação. 

Esse tipo de estratégia cria um sentimento de gratidão no cliente, por isso é importante que a pessoa que oferece o produto seja bem treinada.

Outra vantagem dessa prática é que ela destaca a mercadoria no ponto de venda. 

A empresa vai ambientar a loja de maneira harmoniosa, com a intenção de formar um espaço agradável, que chame a atenção do consumidor e ofereça visibilidade à marca.

Uma empresa de monitoramento 24 horas residencial possui muitos concorrentes, mas as marcas que disputam espaço em prateleiras de supermercados e lojas de varejo têm uma concorrência ainda maior.

Para o cliente, chega a ser difícil saberem quem prestar atenção, por isso, é fundamental se destacar.

As estratégias de merchandising também são uma maneira de aumentar as vendas e o lucro do negócio, pois quanto mais pessoas se sentem atraídas por ele, maiores serão as vendas e consequentemente os lucros.

Tais práticas devem ser encaradas como investimentos e não como gastos, uma vez que os resultados são imediatos e de longo prazo.

O merchandising também é um excelente caminho para criar a identidade da empresa, visto que construir uma imagem é imprescindível para que o consumidor tenha uma boa impressão e compre mais de uma vez.

Assim como uma empresa terceirizada de serviços gerais, as companhias precisam trabalhar com estratégias de fidelização, pois mais do que conquistar clientes, é necessário fidelizar aqueles que você já tem.

Se o consumidor está satisfeito com sua experiência, com certeza vai voltar para comprar mais vezes e indicar o negócio para outras pessoas.

Por fim, durante períodos difíceis, é necessário reduzir os custos, mas alguns investimentos ajudam a alavancar as vendas. 

O merchandising é um deles porque pode contribuir e mudar de maneira positiva os rumos do negócio.

Basta ser criativo e executar as ideias de maneiras diferentes para que o produto obtenha o resultado necessário.

Só que para obter todos os benefícios do merchandising, o fabricante de produtos para serviço de limpeza precisa conhecer as melhores ferramentas.

Melhores ferramentas de merchandising

Para aumentar as vendas é muito importante contar com uma boa estratégia de merchandising, caso contrário, a marca corre o risco de perder o consumidor para seus concorrentes.

Uma das maneiras de fazer isso é por meio do planejamento nos materiais certos, pois eles atraem a atenção do comprador dentro das lojas. E as ferramentas mais importantes são:

Display reciclado

Além de destacar a marca, o display reciclado cuida do planeta, pois é construído totalmente com material reciclado, sendo muito sustentável.

Por meio dele, a companhia garante a visibilidade de seus produtos, sem que suas ações gerem problemas para o meio ambiente. Também é uma opção mais leve e que oferece durabilidade e excelente custo benefício.

Display de chão

Essa ferramenta também é conhecida como expositor, sendo ideal para destacar produtos em promoção e aumentar a visibilidade do produto no ponto de venda.

Possui um visual atraente, que incentiva o consumo e aumenta a disponibilidade dos produtos, uma vez que é um ponto extra para disponibilizá-los.

Ilha

Uma confecção de camiseta uniforme feminino pode optar por uma ilha para expor suas mercadorias em feiras, eventos e lojas.

Nos supermercados, ela costuma ficar no meio do corredor e garante que os produtos sejam percebidos pelos consumidores.

Além de oferecer mais destaque para a mercadoria, a ilha pode ser utilizada de maneira estratégica, por exemplo, expondo vinhos no corredor de massas artesanais.

Ponta de gôndola

As marcas também podem posicionar prateleiras com seu logotipo na ponta dos corredores, para ambientar a loja e expandir uma campanha.

Esse recurso aumenta a visibilidade do produto e a ponta da gôndola é sempre um local de destaque para a companhia, valorizando-a de várias maneiras.

Costuma ser usada em campanhas de lançamento de novos produtos, para destacar promoções, dentre outras ações do tipo.

Clipstrip

O clipstrip é uma tira que exibe produtos de maior saída no ponto de venda, como materiais usados para instalar sinalizações rodoviárias.

Uma das melhores maneiras de usar esse recurso é cruzar o produto que será exposto no clipstrip com outras mercadorias complementares. Para a loja, é uma maneira de fazer vendas que se complementam.

Display de balcão

O display de balcão expõe os produtos de modo que eles fiquem tentadores para os consumidores. Costumam ser preenchidos com mercadorias de baixo custo, Bing próximos ao caixa.

As pessoas que estão na fila, aguardando sua vez, sempre acabam olhando para esses produtos e levando alguma coisa. 

O display pode ser feito com cortes em MDF e sustenta muito bem produtos como:

  • Balas;

  • Gomas de mascar;

  • Barras de chocolate;

  • Biscoitos;

  • Salgadinhos.

Entretanto, isso não impede que outros tipos de produtos sejam expostos nesse display. Por exemplo, em uma farmácia, ele pode ser preenchido com medicamentos.

Cantoneira de gôndola

Esta peça é bem pequena e costuma ser reta ou dobrada em L, sendo disponível junto aos produtos no ponto de vendas.

O objetivo da faixa de gôndola é atrair a atenção dos consumidores para os produtos expostos, diferenciando a marca de seus concorrentes.

Por essa razão, pode ser considerada como uma extensão do produto dentro da loja, ou seja, ao invés de um pacote de biscoitos ficar na prateleira da mesma forma que seus concorrentes, esta régua expõe melhor o nome da marca.

Quando o consumidor nota esse destaque, automaticamente confere mais credibilidade ao produto e se convence da compra.

Conclusão

Assim como as sinalizações semafóricas chamam a atenção dos motoristas para o que está acontecendo no trânsito, as ferramentas de merchandising chamam a atenção dos consumidores para os produtos dentro dos pontos de venda.

Toda marca precisa conhecer sobre essa estratégia, pois ela faz toda a diferença para destacar produtos e serviços entre seus concorrentes.

Além de usar as melhores ferramentas para destacar as mercadorias, é muito importante ser criativo e explorar o melhor de cada uma delas.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o conceito de merchandising e quais são os melhores recursos para colocá-lo em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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