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Varejo: aumento da produtividade e desempenho dos negócios com automação alimentada por IA

A transformação digital avançou de tal maneira que, em alguns setores da economia, como o comércio, as organizações tiveram um crescimento equivalente a 10 anos em menos de 365 dias. Sem dúvida, isso aumenta a lacuna entre as empresas e gera maior pressão para que o varejo e o segmento de bens de consumo atendam às expectativas crescentes dos clientes, operem de forma eficiente e garantam a continuidade de toda a cadeia de suprimentos.

 

O IBM Institute for Business Value espera que a automação baseada em IA gerará bilhões de dólares em valor de negócios em 2022. Além disso, 37% dos CIOs entrevistados citaram a automação como a principal oportunidade de gerar impacto positivo em suas empresas, pois permitirá agilizar diversas interações entre as pessoas, processos e aplicações. A automação usa as aplicações de tecnologia para realizar tarefas repetitivas a fim de liberar os funcionários para trabalharem em atividades estratégicas e de maior valor.


No setor de varejo, alguns dos processos mais automatizados são tarefas como a coleta de dados para a tomada de decisões da cadeia de produção, o controle do estado do inventário e o processo de devoluções simples de clientes, entre outros. Como parte do aprendizado de trabalho com clientes da América Latina, a IBM destaca os cinco benefícios da automação que geram maior impacto no setor de varejo da região:

 

  • Maior compromisso com o cliente: a automação permite que as tarefas centradas no cliente, como o processamento de devoluções, as atualizações de pedidos e o atendimento ao cliente, sejam realizadas em tempo real, de maneira rápida, com menos erros e sob demanda. Dessa forma, quando os clientes apresentam necessidades mais complexas, os funcionários podem dedicar mais tempo em oferecer soluções de maior valor agregado, proporcionando uma experiência ainda melhor aos consumidores, que, inclusive, estão dispostos a gastar 16% a mais por isso. 
     
  • Resposta rápida diante dos desafios: as ineficiências ou os pontos de conflito das operações podem ser identificados rapidamente para aplicar processos automatizados e melhorar o desempenho. Além de proporcionar maior visibilidade e controle das operações, a automação inteligente usa dados para recomendar ações autocorretivas com machine learning e IA.
     
  • Automação das principais operações: os recursos básicos de automação, como a gestão de decisões e os serviços de conteúdo, a geração de fluxos de trabalho corretos e o processamento de documentos permitem atender às necessidades do negócio quando aplicados nas áreas mais importantes da operação, de forma rápida e eficaz.
     
  • Aumento da produtividade e redução de custos: a automação ajuda as empresas a tornarem seus processos mais eficientes e rápidos, o que permite tomar melhores decisões de investimento e antecipar ações diante de desafios. Essa eficiência pode ajudar a reduzir custos, pois a organização não sofrerá mais perdas devido a erros de planejamento ou de compras que, por exemplo, interromperam a produção ou deixaram as lojas sem estoque de produtos ou serviços.
     
  • Maior acesso a informações e conhecimento para a tomada de decisões: a IA pode proporcionar grande visibilidade sobre os processos, por meio da coleta de dados que serão usados como informações importantes, como identificar possíveis clientes com base em seu comportamento de compra e criar previsões de vendas. O principal objetivo disso é promover uma melhor tomada de decisões e com mais informações.

Essas organizações enfrentam o desafio de coordenar toda a cadeia de valor, que inclui processos complexos e diversificados, como o planejamento das lojas, a previsão de vendas e a gestão de inventários, reduzindo o tempo para que os funcionários possam se dedicar às tarefas de maior valor. A automação pode ser o principal meio de alcançar a produtividade estratégica e a melhorar o desempenho dos negócios.

 

Para aproveitar esses benefícios e todo o potencial da automação, as empresas devem usar um software de automação de eficiência comprovada e implementar as melhores práticas para criar fluxos de trabalho mais inteligentes. A IBM fornece uma visão única para recursos de automação baseados em IA, como o IBM Watson AIOps for Cloud Pak for Data, uma solução integrada, criada para qualquer nuvem híbrida, projetada para automatizar o trabalho e acelerar o crescimento dos negócios. Eles permitem que as equipes prevejam, comuniquem e resolvam eventos de TI antes que se tornem problemas sérios para a organização, por meio da análise de dados estruturados e não estruturados de aplicativos e componentes de infraestrutura de seu ambiente de TI, para analisar e relatar problemas à sua equipe de operações à medida que eles surgem.

 

Independentemente de implementar em um pequeno negócio varejista ou em uma grande empresa, a automação é uma excelente maneira de usar uma tecnologia inteligente para agilizar as operações, melhorar o desempenho e ampliar a vantagem competitiva das empresas. 

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