Últimas

Vela adquire Contmatic Phoenix

- Com market share de 70% do mercado contábil no estado de São Paulo, Contmatic Phoenix oferece tecnologia para mais de 100 mil usuários, entre as 30 mil empresas clientes dos setores contábil e empresarial

- Aquisição propiciará aumento de investimentos, potencializará o plano de expansão da companhia no mercado, bem como a oferta de novos produtos e serviços

- A Vela faz parte do grupo Constellation Software Inc., que conta com mais de 700 empresas no portfólio, valor de mercado de U$ 35 bilhões e faturamento anual de U$ 4 bilhões

A Contmatic Phoenix, companhia brasileira especializada no desenvolvimento de softwares contábeis, administrativos e de gestão (ERP), acaba de ser adquirida pela Vela - líder no mercado de aquisições, gerenciamento e desenvolvimento de empresas de softwares. O objetivo da venda é ampliar os investimentos e potencializar o projeto de crescimento no mercado, além da oferta de novos produtos e serviços da companhia.

Com 35 anos de experiência no segmento contábil, a Contmatic Phoenix opera, principalmente, na região sudeste e conta com um market share de 70% do mercado no estado de São Paulo, tendo como clientes mais de 15 mil, dos 20 mil escritórios registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Além disso, a companhia detém cadeira cativa entre as cinco maiores empresas desenvolvedoras de softwares contábeis do Brasil. Com 450 colaboradores, a Contmatic Phoenix oferece tecnologia para mais de 100 mil usuários, entre as 30 mil empresas clientes, dos setores contábil e empresarial.

De acordo com o fundador da empresa, Sérgio Contente, a aquisição foi possibilitada, especialmente, pela proposta de continuidade e expansão do projeto e autonomia da empresa com relação às tomadas de decisão. “Tivemos diversas propostas nos últimos anos e nunca pensei nesta possibilidade pois a continuidade do projeto elaborado e desenvolvido pela Contmatic é, e sempre foi, minha prioridade. No entanto, a proposta da Vela, que nos forneceu total autonomia e independência, certamente contribuirá para a empresa alçar voos ainda maiores. Nossa equipe e o nosso comprometimento com a melhoria do dia a dia dos clientes continuam os mesmos e isso é um dos motivos pelos quais tomamos essa decisão”, afirma Contente. Com a aquisição, o fundador deixa o cargo de CEO e assume papel de conselheiro da companhia. Otimista, o executivo garante que continuará auxiliando nas demandas dos clientes e no suporte às tomadas de decisão.

A partir da opção do fundador de deixar o principal cargo da Contmatic Phoenix, a empresa passa a contar, agora, com Luiz Kurihara como novo CEO. O executivo era, até então, CFO da Aurum, empresa adquirida pela Vela, em 2019. Kurihara exerceu, também, o papel de CEO da companhia entre os anos de 2012 e 2015.

O grande objetivo neste momento, segundo Kurihara, é garantir a permanência da cultura da empresa e projetar o crescimento e expansão em novos mercados. “A Contmatic é uma empresa muito bem estruturada culturalmente e nós queremos manter isto em vigor. Atualmente, a empresa é líder de mercado contábil no estado de São Paulo e nosso grande propósito é manter a excelência e qualidade, difundir os produtos e serviços da companhia e atingir outros mercados, adquirindo abrangência nacional, tanto para o setor contábil, quanto para o empresarial”, explica o CEO.

Investimentos recentes da Vela no Brasil e na América Latina

A Vela é uma empresa do grupo Constellation Software Inc., avaliado, atualmente, em U$ 35 bilhões, com faturamento anual de U$ 4 bilhões e que realiza a aquisição de empresas de software de diversos nichos específicos ao redor do mundo. Hoje, a Constellation Software Inc. conta com mais de 700 empresas de software em seu portfólio.

Com perfil diferente de outras investidoras, a Vela tem como modelo de negócio a aquisição de 100% da participação societária das empresas, garantindo a perpetuidade do negócio. Entretanto, a companhia mantém, na maioria das vezes, a independência das empresas adquiridas, bem como a equipe de gestão, caso esteja alinhado à decisão dos gestores.

Para Paulo Felipe Martins, CEO da Vela LatAm, a aquisição da Contmatic Phoenix é o primeiro passo para que a companhia invista ainda mais na vertical contábil no mercado brasileiro. “Agora que temos a Contmatic dentro do portfólio, o objetivo é adquirir outras empresas deste mercado, bem como adjacentes, que possam nos auxiliar a consolidarmos nossa vertical. Isto inclui, também, empresas menores que possam complementar o portfólio da Contmatic, ofertando aos clientes produtos e serviços que a empresa não oferece atualmente”, explica o executivo.

A Vela Latam iniciou os investimentos em território brasileiro em 2019, com a aquisição da Aurum. Desde então, a empresa adquiriu também a Kurier, Escriba e AnSata. Na América Latina, a companhia conta com aquisições como Infocorp (Uruguai) e Rayen Salud (Chile). A divisão projeta, ainda, a compra de mais três empresas até abril e investimentos ainda maiores para o segundo semestre.

Sobre a Contmatic

Fundada em 1987, a Contmatic especializou-se no desenvolvimento de softwares contábeis, administrativos e de gestão (ERP). Proporciona soluções avançadas nas áreas Contábil, Fiscal e Trabalhista. Também investe alto no atendimento ao cliente com a preocupação de servir sempre com o máximo de agilidade e eficiência. Oferece um leque de serviços gratuitos idealizados para desenvolver e capacitar profissionalmente os usuários. Atualmente, detém cadeira cativa entre as cinco maiores empresas desenvolvedoras de softwares do Brasil.

Sobre a Vela

Empresa de software global com atuação em diversas verticais. Como parte do grupo Constellation, a Vela adquire empresas de forma perpétua com o intuito de construir soluções especializadas e cada vez mais sofisticadas de software. As empresas do grupo Vela são líderes em seus respectivos setores, com foco primordial no atendimento ao cliente. A missão da companhia é fazer com que suas empresas aprimorem suas operações e tenham crescimento, tanto orgânico quanto via aquisição de outras empresas para fortalecerem suas posições no mercado em que atuam.

Nenhum comentário