Últimas

Como engajar estudantes e promover aprendizagem em profundidade no contexto pós-pandêmico?

A pandemia aprofundou os inúmeros problemas educacionais e superá-los exige muito estudo e conhecimento. E a pesquisa educacional aponta os caminhos.

Para debater Como engajar estudantes e promover aprendizagem em profundidade no contexto pós-pandêmico?, o Instituto Singularidades, em parceria com o escritório brasileiro do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard, promoverá um seminário internacional grátis nos próximos dias 28, 29, 30 e 31 de março, das 16h às 17h, em encontros síncronos com tradução simultânea e intérpretes de Libras.

As inscrições vão até 27 de março em https:/institutosingularidades.edu.br/

Haverá certificado de participação emitido pelo Instituto Singularidades ao término do seminário.

O seminário promoverá a discussão acerca de pesquisas recentes que apoiem educadores, gestores e famílias no enfrentamento das consequências da pandemia na educação pública e privada. Serão apresentados quatro painéis com pesquisadores brasileiros e da Universidade de Harvard, que vão propor ações para a formação de professores, as práticas em sala de aula, o engajamento das famílias e os sistemas educacionais.

Confira os painéis e os participantes.

É possível acompanhar os painéis separadamente.

28 de março, às 16h30

Construindo uma escola mais humana: os problemas aprofundados pela pandemia e como enfrentá-los

A pandemia de Covid-19 tornou visíveis e aprofundou problemas educacionais de longa data: dificuldades de aprendizagem entre as populações mais vulneráveis, evasão, fatores extraescolares que impactam a aprendizagem dos alunos, entre outros problemas severos. O painel discutirá como os sistemas educacionais podem enfrentar essas questões a partir de uma perspectiva de humanização das escolas.

Jal Mehta - Professor da Faculdade de Educação de Harvard e pesquisador de reformas educacionais, com uma extensa produção acadêmica sobre como melhorar a educação norte-americana, com foco na profissionalização docente.

Alexandre Schneider - Presidente do Instituto Singularidades. É doutorando em políticas públicas e governo pela FGV. Ex-Secretário de Educação de São Paulo.

 

29 de março, às 16h30

Planejando formações continuadas que fortaleçam as práticas docentes no contexto pós-pandêmico

Na linha de frente do enfrentamento dos problemas educacionais aprofundados pela pandemia estão professoras e professores que, ao longo dos últimos dois anos, têm se desdobrado para atender às necessidades de seus estudantes. O painel debaterá como a formação continuada é um caminho para apoiar os docentes na elaboração e implementação de estratégias de aprendizagem que assegurem a aprendizagem de todos.

Kathleen Lynch - Professora da Escola de Educação da Universidade de Connecticut. Doutora em Educação pela Universidade de Harvard. Sua pesquisa tem como foco políticas educacionais que fortaleçam as aprendizagens de estudantes em situação de vulnerabilidade, particularmente na área de Ciências, Matemática e Tecnologias (STEM).

Bárbara Born - Coordenadora de pesquisa do Instituto Singularidades, é doutoranda em Educação pela Escola de Educação da Universidade de Stanford. É mestre em Educação pela USP, bacharel e licenciada em história pela PUC-SP.

 

30 de março, às 16h30

Apoiando o letramento e a aprendizagem nas diferentes áreas disclinares nos anos iniciais do ensino fundamental

Os resultados de pesquisas sobre as aprendizagens das crianças e jovens durante a pandemia têm se revelado estarrecedores: os níveis de letramento e alfabetização retroagiram a níveis que há anos não eram vistos. Diante desse quadro, torna-se ainda mais importante discutir estratégias de letramento e alfabetização que estejam presentes não apenas nas disciplinas ligadas ao ensino de linguagem, mas também em outras áreas disciplinares, que podem apoiar essas aprendizagens.

Paola Uccelli - Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. É doutora em Desenvolvimento Humano e Psicologia pela Universidade de Harvard e graduada em Linguística pela PUC-Peru.

Beatriz Cardoso - Fundadora e presidente do Laboratório de Educação, onde divide a coordenação geral dos projetos. É doutora em Educação pela USP. Participa de fóruns internacionais, como o Skoll World Forum on Social Entrepreneurship, e think-tanks organizados pela Universidade de Harvard.

 

31 de março, às 16h30

Como famílias e escolas podem trabalhar juntas para apoiar adolescentes em um mundo pós-pandêmico

Os adolescentes e jovens foram particularmente afetados pelo contexto de pandemia. A necessidade de compor renda em lares cujos pais sofreram efeitos econômicos da pandemia, a perda de laços com os pares da escola e o enfrentamento dos inúmeros problemas emocionais causados pelo isolamento são apenas alguns dos problemas vivenciados por eles. Reengajar as juventudes na escola e apoiá-los emocionalmente é uma tarefa difícil e necessária e será abordada no painel.

Nancy Hill - Professora na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Michigan. Sua pesquisa tem como foco o desenvolvimento juvenil e questões de parentalidade.

Hanna Danza - Professora de pós-graduação do Instituto Singularidades. É doutora e mestre em Psicologia da Educação pela USP. Sua pesquisa tem como foco principal a temática de cursos de projetos de vida para jovens e como esse tipo de formação pode influenciar o desejo de mudança entre eles.

Nenhum comentário