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Tembici fecha 2021 com aumento de 70% do lucro bruto e já prevê dobrar faturamento até o final do ano

Liderando o segmento de micromobilidade, a startup viu seu faturamento crescer 40% em relação ao ano anterior, reforçando a sustentabilidade de seu negócio

Tomás Martins (CEO) e Mauricio Villar (COO)

Líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, a Tembici apresenta nesta quinta-feira (17) os resultados financeiros de 2021. A startup faturou 40% a mais que em 2020, e pretende dobrar o valor em 2022. Além disso, a empresa encerrou o ano com um crescimento de 70% de lucro bruto e aumento de 9 p.p da margem bruta. O resultado é fruto de toda a estratégia de crescimento da companhia, investimento em tecnologia, ampliação do projeto de last mile e da combinação entre patrocínios e receita de usuários.

Acompanhando uma tendência de crescimento, a receita do B2C aumentou aproximadamente três vezes de janeiro de 2020 até o início de 2022, atingindo mais de  55% de participação na composição. Esse resultado decorre de diversas iniciativas e investimentos focados no entendimento das necessidades e comportamento dos usuários e a meta até o final de 2022 é chegar em até 70%. Do lado B2B a receita continua sendo muito importante para viabilizar economicamente a chegada em novas praças e também na implantação de novas tecnologias, como as bicicletas elétricas. O equilíbrio entre as duas frentes garante a escalabilidade do negócio de forma saudável e sustentável.

Quando se trata do uso do sistema, a empresa registrou um aumento de 25% de usuários em relação ao ano anterior. Desde 2021, uma das metas era dobrar de tamanho em dois anos, o que vem ocorrendo de forma estruturada. “A retomada das atividades, com mais pessoas pedalando, o aumento exponencial da cicloentrega, que cresceu 20 vezes durante a pandemia, associado à excelência operacional em custo fixo e variável, nos possibilitou ter um caixa operacional ainda melhor do que em 2020”, explica Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici. “Além disso, o sucesso da rodada Série C e emissões de dívidas inovadoras ESG permitiram que aumentássemos o investimento na empresa em quase 100%”, complementa.

No caminho da expansão, chegando ao seu quarto país, no último mês, a Tembici anunciou o investimento de R$53 milhões para implantar o sistema de bikes compartilhadas em Bogotá, capital da Colômbia. O projeto possui uma proposta inédita e contemplará 3.300 bicicletas, sendo 1.650 elétricas, e pelo menos 300 estações.

Parceria e ESG

Outra grande alavanca de todo esse crescimento, o projeto iFood Pedal, fruto da parceria com o iFood, registrou cerca de 2 milhões de pedidos entregues com bikes elétricas e bikes convencionais compartilhadas, evitando a emissão de 468 toneladas de CO2 na atmosfera - com mais de 15 mil entregadores cadastrados. O projeto é o primeiro serviço do mundo a oferecer aluguel de bicicletas exclusivo para entregadores. As empresas expandiram para Salvador, Brasília, Recife e Porto Alegre, além das atuais São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, serão disponibilizadas 2.500 bikes elétricas em todo o país até o final deste ano.

A empresa possui investimentos constantes relacionados à ESG, como a contribuição direta da bicicleta na redução de emissão de carbono; e projetos sociais, como o Doe 1 Viagem, que beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social de instituições, como a CUFA - Central Única de Favelas e o Nordesteusou. Em 2022, a Tembici também prevê  ampliar ainda mais sua governança em relação a essa agenda, com novas atividades alinhadas às tendências mundiais de investimentos mais sustentáveis.

 

Sobre a Tembici

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 60 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela  lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021) e destaque na categoria Mobilidade na lista “Melhores do ESG 2021”, da Exame, ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Em 2021, os fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma acelerada.

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