Dia do Consumidor: Pesquisa revela que 68% dos entrevistados pretendem fazer primeiras compras de 2022 na data
Em Pinheiros, comércio aposta em ações
diferentes para fidelizar clientes, integrando-os ao bairro e aos negócios
Uma pesquisa realizada pela Shopee
revelou que 68% dos entrevistados pretendem fazer as primeiras compras de 2022
com as ofertas de 15 de março, o Dia do Consumidor. A data é importante
impulsionadora do mercado, principalmente depois de restrições econômicas tão
duras para o comércio nos períodos mais intensos da pandemia. Mas, em
Pinheiros, a relação entre empreendedores e clientes tem ido além.
O que acontece nas ruas do primeiro
bairro paulistano é novo. Os comércios deixaram a competição de lado e se
uniram em uma aliança que deu vida ao Coletivo Pinheiros, uma associação sem
fins lucrativos que propõe ações colaborativas em busca de ressignificar a
experiência de consumo.
Juntos, eles já conseguiram parceria
para instalar câmeras de segurança em pontos estratégicos, implementaram
práticas de logística reversa e coleta seletiva, atenderam às demandas de uma
escola local e seguem atraindo os olhares do poder público, de empresas e
pessoas para o bairro.
“Pinheiros está mudando e as relações de
consumo também. Ao mesmo tempo em que cresceu, criou novos obstáculos para os
negócios locais. A entrada de grandes empreendimentos, a verticalização e as
crises econômicas nos fazem despertar para a urgência de uma rede fortalecida
que imprima o DNA do bairro e integre públicos”, explica Vanêssa Rochha Rêgo,
presidente do Coletivo.
O sentimento pode parecer abstrato, mas
a realidade não é. Dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) mostraram que o varejo brasileiro fechou o ano com índices
de vendas 2,3% menores que o período anterior à pandemia (fevereiro de 2020). A
dificuldade em vender, no entanto, não é solucionada apenas na promoção dos
negócios.
“Estamos falando de um bairro de
moradores e trabalhadores, marcas bem reconhecidas e negócios familiares. Por
ser esse ambiente tão diverso, Pinheiros tornou-se mais exigente e consciente
das formas de consumir. Não faz mais sentido querer apenas vender sem se
preocupar com o entorno”, comenta Vanêssa. “Ao acolher as pessoas e a realidade
do bairro, construímos relações de troca baseadas em confiança e conhecimento.
O bairro se fortalece e o comércio também”, completa.
Sobre o Coletivo Pinheiros
Criado em março de 2018, o Coletivo Pinheiros é uma associação sem fins lucrativos, formada por comerciantes locais do tradicional bairro paulistano, que tem um formato pioneiro no desenvolvimento de ações de negócio colaborativas, inovadoras e sustentáveis. O grupo atua em um perímetro de 640 mil m² (da Avenida Pedroso de Morais até a Rua Henrique Schaumann e da Avenida Rebouças até a Rua Teodoro Sampaio), adotando práticas cidadãs integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS - ONU) a fim de ressignificar a experiência de consumo e convivência com responsabilidade e consciência, proporcionando a melhor maneira de viver a cidade de São Paulo e o bairro de Pinheiros.
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