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Dia do Consumidor: Pesquisa revela que 68% dos entrevistados pretendem fazer primeiras compras de 2022 na data

Em Pinheiros, comércio aposta em ações diferentes para fidelizar clientes, integrando-os ao bairro e aos negócios

Uma pesquisa realizada pela Shopee revelou que 68% dos entrevistados pretendem fazer as primeiras compras de 2022 com as ofertas de 15 de março, o Dia do Consumidor. A data é importante impulsionadora do mercado, principalmente depois de restrições econômicas tão duras para o comércio nos períodos mais intensos da pandemia. Mas, em Pinheiros, a relação entre empreendedores e clientes tem ido além. 

O que acontece nas ruas do primeiro bairro paulistano é novo. Os comércios deixaram a competição de lado e se uniram em uma aliança que deu vida ao Coletivo Pinheiros, uma associação sem fins lucrativos que propõe ações colaborativas em busca de ressignificar a experiência de consumo.

Juntos, eles já conseguiram parceria para instalar câmeras de segurança em pontos estratégicos, implementaram práticas de logística reversa e coleta seletiva, atenderam às demandas de uma escola local e seguem atraindo os olhares do poder público, de empresas e pessoas para o bairro. 

“Pinheiros está mudando e as relações de consumo também. Ao mesmo tempo em que cresceu, criou novos obstáculos para os negócios locais. A entrada de grandes empreendimentos, a verticalização e as crises econômicas nos fazem despertar para a urgência de uma rede fortalecida que imprima o DNA do bairro e integre públicos”, explica Vanêssa Rochha Rêgo, presidente do Coletivo. 

O sentimento pode parecer abstrato, mas a realidade não é. Dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o varejo brasileiro fechou o ano com índices de vendas 2,3% menores que o período anterior à pandemia (fevereiro de 2020). A dificuldade em vender, no entanto, não é solucionada apenas na promoção dos negócios. 

“Estamos falando de um bairro de moradores e trabalhadores, marcas bem reconhecidas e negócios familiares. Por ser esse ambiente tão diverso, Pinheiros tornou-se mais exigente e consciente das formas de consumir. Não faz mais sentido querer apenas vender sem se preocupar com o entorno”, comenta Vanêssa. “Ao acolher as pessoas e a realidade do bairro, construímos relações de troca baseadas em confiança e conhecimento. O bairro se fortalece e o comércio também”, completa.

Sobre o Coletivo Pinheiros

Criado em março de 2018, o Coletivo Pinheiros é uma associação sem fins lucrativos, formada por comerciantes locais do tradicional bairro paulistano, que tem um formato pioneiro no desenvolvimento de ações de negócio colaborativas, inovadoras e sustentáveis. O grupo atua em um perímetro de 640 mil m² (da Avenida Pedroso de Morais até a Rua Henrique Schaumann e da Avenida Rebouças até a Rua Teodoro Sampaio), adotando práticas cidadãs integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS - ONU) a fim de ressignificar a experiência de consumo e convivência com responsabilidade e consciência, proporcionando a melhor maneira de viver a cidade de São Paulo e o bairro de Pinheiros.

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