Últimas

Revolução no-code: por que estar atento à tecnologia sem programação

Alexandre Trevisa/Crédito Guilherme Gargioni

Nas últimas décadas, a Tecnologia da Informação (TI) é vista como o caminho certeiro para uma carreira de sucesso. Apontada pela Gartner, uma forte tendência global hoje é a tecnologia no-code — plataformas de desenvolvimento sem códigos, como a uMov.me.

“Plataformas no-code para criação de aplicativos  permitem que profissionais não especialistas e não programadores sejam capazes de construir soluções próprias em tecnologia. Isso é muito significativo, considerando que desenvolvedores são cada vez mais difíceis de serem encontrados no mercado”, explica Alexandre Trevisan, fundador e CEO da uMov.me, empresa gaúcha voltada à criação de aplicativos B2B.

Até 2025, serão criados no Brasil mais de 797 mil postos de trabalho nessa área, segundo estudo da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). A pesquisa ainda afirma que serão formados 267 mil profissionais — ou seja, o déficit será de 530 mil vagas abertas sem contratação. 

A falta de mão de obra especializada é uma das principais dificuldades das empresas ao buscar profissionais de TI. Nesse contexto, a tecnologia no-code surge como uma solução. Como diz Trevisan, essa tendência “possibilita que todos nós sejamos desenvolvedores, cada um com uma linguagem diferente e uma forma de ver o mundo”, diz Trevisan.

A Gartner, consultoria de referência no segmento, prevê que 67% dos softwares sejam livres de códigos até 2024. O mercado low-code global, que inclui plataformas no-code aos critérios da Gartner, foi impulsionado pela pandemia da COVID-19, que validou as principais vantagens - mobilidade, customização, automação de fluxos, entre outras.

Plataformas no-code não substituem o trabalho humano, mas o transformam. O CHO da uMov.me, Daniel Wildt, explica:

“No-code não é o fim das pessoas que trabalham com tecnologia. Sou desenvolvedor há 24 anos e vou continuar buscando soluções no-code para acelerar o que eu faço e permitir um ganho de tempo”.

Wildt complementa que “a tecnologia é um meio para acelerar o potencial humano dentro de uma empresa. O grande desafio do mundo no-code é o quanto conseguimos habilitar pessoas não programadoras para que possam resolver seus problemas usando a tecnologia”.

Adotar a metodologia no-code permite que uma empresa desenvolva soluções tecnológicas para facilitar processos internos ou dos seus clientes sem precisar de mão de obra especializada. Assim, ela ganha mais autonomia e eficiência.

Sobre a uMov.me

A uMov.me é líder nacional na criação de aplicativos customizados para empresas.

A plataforma no-code uMov.me permite a criação de soluções B2B para digitalização de processos, automação e gestão de equipes em campo nos mais diferentes segmentos e áreas de negócios. Também disponibiliza funcionalidades especializadas para logística, trade marketing, força de vendas e ordem de serviço.

Já foram criados mais de 33 mil aplicativos nos últimos 10 anos para milhares de empresas, como o Grupo Dimed, Lojas Lebes, Santa Clara, Cini Refrigerantes, entre outras.

Movida por um espírito colaborativo, a uMov.me desenvolveu uma série de projetos em parcerias com outras empresas. É o caso da +praTI, plataforma que estimula a capacitação na tecnologia da informação, e a Next Log, pesquisa setorial sobre as transportadoras brasileiras.

Outra iniciativa é a uMov.me Arena, uma inovação social em rede inspirada na economia do conhecimento, projetada para oferecer espaço físico e digital gratuito à sua disposição para o compartilhamento de experiências.

Nenhum comentário