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5 passos para atrair mais clientes para o seu negócio



O mercado é cercado de mudanças que refletem diretamente na dinâmica das empresas, constantemente gestores, proprietários e empreendedores buscam por estratégias para atrair clientes, se adequando às mudanças.

É de interesse das empresas no geral contar com clientes em potencial e taxas de conversão crescentes, para o gestor comercial de uma empresa de aluguel de caminhão guindaste os últimos anos têm sido os mais desafiadores nos negócios.

A afirmação acima é verdadeira, isso ocorre porque com os avanços tecnológicos, o mercado deu um salto de crescimento. 

Com maior abertura para inovações e novas linhas de negócio, com certeza a disputa por clientes se torna mais acirrada.

Além disso, os negócios disputam pela atenção de seus clientes em potencial até mesmo na internet. Com a popularidade que o marketing digital recebeu recentemente, fica nítido a sua relevância para consolidar uma marca.

Por meio de sites, blogs e redes sociais, esse posicionamento é feito, cabe destacar que o marketing digital pode ser trabalhado em segmentos distintos, desde que sejam aplicadas as estratégias corretas.

Com o auxílio da internet, um prestador de serviço de encanador conseguiu atingir um público maior e consequentemente aumentar sua carteira de clientes.

Embora não seja a única ferramenta para alavancar a visibilidade e consequentemente atrair mais pessoas para o seu negócio, a internet está em pleno desenvolvimento no âmbito comercial e certamente deve receber a devida atenção e investimento.

A tecnologia e os negócios

É claro que se pararmos para analisar as formas de negociar ao longo dos anos as diferenças são gritantes.

Isso porque com o avanço nos estudos de marketing e negócios atrelados à aceleração digital, atualmente existem outras perspectivas de negociar.

O ramo do marketing é um bom exemplo que expressa tamanhas mudanças, se para anunciar os serviços de higienização de cadeiras estofadas uma empresa deveria investir altamente em panfletagem, cartazes e até mesmo em jornais e rádios locais.

Hoje em poucos cliques em aplicativos de edição, as empresas conseguem anunciar seus produtos e serviços e também conectarem-se com o público. 

Plataformas como o Instagram são uma forma de direcionar a comunicação com os indivíduos.

Cabe enfatizar que a velocidade no compartilhamento das informações é completamente diferente na internet, afinal com poucos cliques e acessos, as postagens podem rapidamente atingir um alto número de usuários espalhados por diferentes regiões.

Essa velocidade é benéfica pois permite que mais clientes em potencial sejam prospectados.

Todavia, é preciso estar atento quanto a qualidade dos dados compartilhados como também para não acabar prospectando pessoas fora do escopo desejado.

Devido a grande quantidade de pessoas presentes nas redes sociais, que são a ferramenta para aplicação de estratégias mais utilizadas, é complexo saber quem efetivamente irá contratar ou não o serviço de fachada de vidro glazing

Para evitar que as empresas percam tempo com um público fora do escopo almejado, é preciso ter em mente algumas características antes mesmo de iniciar a implementação de estratégias:

  • Entender o público-alvo;

  • Definir a linguagem ideal;

  • Produzir conteúdos relevantes;

  • Contar com interações humanizadas.

A partir de tais características mapeadas e definidas, é momento de aplicar as estratégias adequadas dentro e fora da internet para conseguir alavancar as taxas de conversão e construir uma carteira de clientes forte.

Marketing digital

Indo ao encontro da rápida definição do conceito do marketing tradicional, o marketing digital deve ser compreendido como um conjunto de ações voltadas para atrair a atenção de clientes em potencial acerca de produtos ou serviços oferecidos.

É uma estratégia completamente versátil, podendo ser aplicada para consultórios médicos que queiram maximizar os resultados fornecendo um maior volume de cirurgia de catarata bilateral e até mesmo para pequenos negócios locais. 

Apesar de tamanha versatilidade, na verdade sem a adoção das estratégias corretas, os resultados serão mínimos e quase nulos. 

As estratégias utilizadas dentro dessa modalidade de promoção podem ser aplicadas fora da internet também, o que enriquece a sua importância para as mudanças dentro do mundo dos negócios.

  1. Demonstre os seus diferenciais

A competitividade não é exclusividade de nenhum segmento e tampouco existe somente na internet, a realidade da maior parte dos empresários é aceitar que existirão fornecedores de serviços e marcas que apresentam soluções iguais e semelhantes. 

Estar sempre em uma briga por preços é desvantajoso, pois desvaloriza a verdadeira essência de um negócio, escondendo quais os verdadeiros motivos para a sua criação e impedindo que a missão, visão e valores sejam colocados em uma posição de destaque.

A forma mais assertiva de fazer frente à concorrência não é entrando na guerra por preços, ainda que entender a precificação dos concorrentes seja importante.

No entanto, mostrar a cultura empresarial aos clientes e consumidores irá gerar ainda mais resultados.

O ordenamento das relações humanas está embasado na troca de interesses, e para que o interesse de um cliente seja despertado acerca daquilo que está sendo oferecido, é preciso que ele entenda a qualidade e os impactos que aquela compra irá agregar na sua vida.

Conforme o famoso ditado que diz “venda seu peixe”, reforçar a autoridade de marca no mercado por intermédio da obtenção de vantagens competitivas e comparativas fará com que a concorrência seja ameaçada e a atenção de clientes seja conquistada.

  1. Produção de conteúdos relevantes

A produção de conteúdos é uma ação específica dentro das estratégias do marketing digital, na verdade o marketing de conteúdo como é o termo correto, deve ser compreendido como ótima forma de atrair e interagir. 

Mas, assim como toda comunicação, a que é feita dentro de ambientes digitais deve haver plena harmonia entre o interlocutor e receptor da mensagem, pois com a ausência disso os conteúdos serão criados em vão e não irão gerar resultados.

É momento de colocar em prática o mapeamento de público-alvo que foi feito previamente da aplicação das estratégias, isso porque esse estudo de público será responsável por conferir as coordenadas corretas. 

O responsável comercial de um fornecedor de lavador de gases caldeira contou com o apoio da equipe de marketing para realizar um estudo acerca do público na internet e em conjunto, esquematizaram um cronograma de conteúdos relevantes aos mesmos.

Essa ação foi fundamental para os resultados obtidos no contexto macro da empresa, isso porque um número maior de pessoas foi atingido, incrementando em prospecções exitosas e com certeza agregando nas taxas de conversão. 

  1. Esteja onde o seu público está

Este tópico sem dúvidas, pode ser aplicado dentro e fora do meio digital, porque contempla a presença física em eventos que possam ser relevantes para clientes e empresas, assim como diz respeito aos veículos de comunicação dentro das mídias digitais.

Para organizações que vêem vantagem em fazer presença física nos eventos, como forma de conter gastos, é recomendado avaliar os verdadeiros resultados que podem ser atingidos.

Embora o mercado esteja vivenciando uma virada de chave do mundo real para o mundo virtual, determinados clientes e empresas fazem muita questão de olhar nos olhos e apertar as mãos, algo que só é possível em reuniões presenciais e eventos.

Visando adequar-se às novas tendências, um negócio dedicado à fabricação e instalação de laje nervurada com isopor implementou a forma de contato híbrida, alternando entre eventos presenciais e a publicação de conteúdos nas mídias digitais.

Com o entendimento sobre o comportamento de seus clientes ideais, ficaram definidos os veículos de comunicação a serem utilizados pela equipe de marketing, que com certeza foram as redes sociais devido ao alto número de usuários.

  1. Conte com parcerias estratégicas

Parcerias são fundamentais para diversificar clientes já conquistados e que possuem boa referência no mercado, esse modelo de negócio existe na forma presencial e também pode ser aplicada ao contexto digital.

Para aumentar sua presença em uma região específica, além de investir estrategicamente em conteúdos para atingir um determinado público, uma empresa pode contar com a ajuda de marcas que são referência local para aumentar a sua visibilidade.

É preciso avaliar o posicionamento de uma empresa para evitar associar a imagem do seu negócio em polêmicas e situações vexatórias, no entanto, é fundamental que as equipes sejam treinadas também para o gerenciamento de possíveis crises.

  1. Atendimento humanizado como parte do sucesso

A maneira como somos tratados reflete diretamente no interesse ou não em adquirir um produto ou fechar o contrato com algum prestador de serviços, esse cenário também deve ser considerado quando estamos na posição de vendedores e não somente de clientes.

Para uma consultoria de arquitetura, responder todos os comentários e questionamentos feitos por um cliente por meio das redes sociais acerca do galpão industrial pré moldado foi benéfico e contribuiu para o fechamento de um novo projeto.

A recomendação de especialistas é que as marcas sempre personalizem o atendimento feito na internet e pessoalmente com os clientes, de modo que estes se sintam verdadeiramente ouvidos e entendidos. 

Além disso, interagir com comentários e responder as mensagens enviadas nas redes sociais de maneira personalizada fará todo o diferencial no posicionamento da marca através das mídias digitais.

Considerações finais

Sendo assim, o mercado passa por constantes mudanças e é preciso que as empresas que queiram sobreviver no médio e longo prazo, se adequem, desde que seja algo positivo para si, o marketing digital é uma dessas mudanças.

Por ser uma ferramenta versátil, as estratégias aplicadas no marketing digital podem ser aplicadas para diversos segmentos, e ainda fora da internet, exigindo que as estratégias sejam personalizadas e implementadas corretamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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