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8 dicas para se tornar um empreendedor


 

Abrir um negócio e se tornar um empreendedor é algo que exige dedicação para atingir o sucesso, considerando que o ato de empreender se torna um desafio principalmente para quem busca ter uma alternativa de renda.


Afinal, se destacar em um segmento mercadológico e com produtos ou serviços inovadores mostra-se necessário estabelecer estratégias que possam ajudar a obter destaque entre a concorrência, mesmo que já existam outros negócios de banho e tosa higiênica.

Com a ajuda da tecnologia e as mudanças trazidas por ela, com impacto tanto na sociedade como no ramo mercadológico, o empreendedorismo passa por transformações que requerem adaptações.

Surgimento e crescimento do empreendedorismo

Com origem por volta do século XVII na França, o termo “empreendedorismo” deriva da palavra entrepreneur, que tem o significado relacionado a cometer riscos ao iniciar algo novo.

Esse surgimento veio como uma forma de diferenciar um empreendedor do capitalista, um profissional que fornecia dinheiro e, com isso, passou a ser ligado à administração do ponto de vista econômico.

Ganhando forças nas diferentes áreas, desde a venda de um produto ou serviço, conserto de cortina rolo e até mesmo no aluguel de alguns produtos, o ato de empreender começou a ganhar força com o correr dos anos, principalmente no período da industrialização.

Aos poucos, o empreendedor passou a ganhar um papel importante na sociedade com as mudanças que seus novos negócios poderiam proporcionar aos consumidores, bem como uma oportunidade para expandir o mercado de trabalho.

Buscando sempre atender a uma necessidade de forma inovadora, o empreendedorismo ganhou notoriedade com o passar dos anos e um aumento de empreendedores passou a dobrar ano após ano.

Um dos motivos para o crescimento no número de empreendedores está relacionado ao fato de que a taxa de desemprego está subindo em larga escala, e como uma forma alternativa de fonte de renda, surgem os microempreendedores individuais (MEIs).

Como na pandemia, onde por conta das restrições sanitárias para não haver aglomeração, o número de negócios que se encerraram fez com que aumentasse o número de empreendedores que tentavam fontes de renda em um período de crise.

Outro fator que também contribui para o crescimento do número de empreendedores foi o fato de que não é necessário que um indivíduo seja funcionário para ter um emprego, mas sim, que ele possa ser dono do próprio negócio.

Ou seja, serviços como o envelopamento de carros personalizados não precisa ser feito somente em uma empresa especializada, mas uma pessoa com experiência e perfil empreendedor, com métodos inovadores, pode realizar esse tipo de serviço.

Qual é o perfil do empreendedor?

Com o avanço e a transformação no comércio após a Revolução Industrial, o papel do empreendedor passou a ser visto de maneira diferente do administrador e do investidor, funções que já existiam anteriormente.

Um empreendedor deve ter características que o ajude a conseguir obter sucesso no seu negócio, sendo algumas delas:

  • Versatilidade;

  • Positividade;

  • Visão a longo prazo;

  • Iniciativa;

  • Perseverança;

  • Criatividade;

  • Resiliência.

A versatilidade de um empreendedor está diretamente ligada ao seu processo de sempre se adaptar de acordo com o mercado, ou também com a necessidade dos clientes.

Assim, uma higienização de estofados automotivos, por exemplo, pode ser feita de maneira diferente para o gosto do cliente, como usar outro produto de fragrância diferenciada no veículo.

Um empreendedor deve se manter positivo em seus negócios, sendo considerado um visionário por enxergar algumas oportunidades como fonte de lucro, assim como manter a perseverança para os negócios, mesmo em épocas não tão propícias.

A criatividade também deve ser parte do perfil do empreendedor, que busca por novidades e melhorias das quais podem ser inseridas em seus negócios, assim como deve ter iniciativa de começar algo novo ou remodelar o que já existe.

Além disso, ser empreendedor é encontrar meios de sempre renovar e saber lidar com o mercado, desde as suas partes positivas até os seus impactos negativos. 

Dicas de como se tornar um bom empreendedor

Começar um negócio do zero pode ser algo desafiador, seja para vender produtos como câmara hiperbárica individual ou oferecer um serviço, uma vez que ainda assim há etapas e procedimentos do mercado que não podem ser ignorados.

Algumas práticas podem contribuir para que empreendedor se torne efetivamente bom em seu negócio, sendo elas:

1. Ser apaixonado pelo negócio

Ser um amante do negócio pelo qual está empreendendo é um dos primeiros passos para ser um bom empreendedor, porque essa motivação será a base para começar a trilhar um caminho de satisfação em ter o próprio negócio e gerar lucros.

2. Ativar o “modo vendedor”

Um empreendedor também deve ter o modo vendedor sempre ativado quando se trata do próprio negócio, afinal  por ser algo de início no mercado ou uma empresa pequena, quanto mais oferecer seus produtos e as pessoas descobrirem, mais sucesso obterá.

Até mesmo se for um negócio de aluguel de impressoras preço que está sempre na ponta da língua para apresentar aos consumidores, porque quanto mais se conhece o produto, melhor é para vendê-lo.

3. Construir parcerias

Além disso, é necessário saber construir parcerias, e boa parte desses elos estabelecidos no mercado de trabalho são feitos através de networking, que trata-se de uma rede de contatos ou conexões com outros profissionais do mesmo ramo ou de outros segmentos.

Como uma funerária para animais remoção, que pode fazer uma parceria com hospitais e veterinários particulares e afins.

Esse networking pode ser construído com a participação do empreendedor em eventos, viagens e por meio das divulgações que são feitas nos canais de mídia, tanto de massa quanto as virtuais.

4. Ter conhecimento de negócios concorrentes

Do mesmo modo que é importante criar elos dentro do mercado, também é importante estar atento ao andamento da concorrência, pois querendo ou não, há uma disputa nos diferentes segmentos mercadológicos.

Com outros empreendimentos, também é possível entender como funciona o fluxo de clientes, montar estratégias que preencham as lacunas e saber onde já houveram erros, como uma forma de evitá-los.

5. Buscar novidades

Buscar novidades e estar aberto a aceitá-las é importante, seja através do networking ou de pesquisas feitas pelo mercado, além do empreendedor poder contar também com cursos profissionalizantes para estar sempre atento às novidades sobre administração.

6. Estratégias de comunicação

Atualizar-se para as estratégias de comunicação e os novos meios para se conseguir consumidores também é essencial, visto que, com o aumento do público nas redes sociais, a tendência de ter planejamentos para atingi-los é cada vez mais comum.

Isso porque o usuário da internet é um indivíduo em busca de novidades ou querendo ter os seus desejos atendidos, como uma pessoa que está reformando a casa procura por profissionais que ofereçam serviços de raspar taco de madeira.

Seja um empreendimento de grande ou pequeno porte, as estratégias de comunicação devem ser adotadas por todas as empresas, afinal, assim é possível obter maior destaque.

Tanto por sites com conteúdos relevantes ao produto ou serviço, envio de newsletter com atualizações e mensagens especiais ao consumidor, ou mesmo as redes sociais e plataformas de vídeos para que possam ser criados materiais envolvendo o negócio.

7. Organização financeira

Um empreendedor também deve saber separar as finanças pessoais das finanças profissionais, uma vez que não devem ser misturados nem os lucros e nem os gastos.

O controle do fluxo de caixa é um fator importante que não deve ser ignorado ou deixado em segundo plano. Para se ter um maior monitoramento, planilhas ou softwares de gestão financeira se mostram um ótimo investimento para auxiliar neste departamento.

8. Valorizar o trabalho em equipe

O trabalho em equipe também deve ser valorizado pelo empreendedor, já que mesmo as empresas pequenas não conquistam grandes feitos de maneira solitária.

Por isso, criar meios para recompensar os funcionários é uma boa dica para que um empreendedor os incentive ainda mais no trabalho, parabenizando a cada meta alcançada e enxergando os erros como aprendizado. 

Considerações finais

Ganhando cada vez mais espaço devido às circunstâncias do mercado, a tendência do número de empreendedores crescer ainda mais nos próximos anos é ainda maior, em comparação a alguns anos atrás.

Se tornar um empreendedor pode ser um processo do qual, ao ser iniciado, se mostra desafiador, tanto por ganhar destaque em um mercado concorrido ou entre os consumidores, quanto por administrar o próprio negócio.

Contudo, contar com uma equipe e planejar bem cada parte necessária em um empreendimento, como o setor financeiro e o planejamento de comunicação, pode fazer uma grande diferença.

Por isso, seguindo algumas dicas essenciais, no final das contas, se tornar o dono do próprio negócio se torna algo satisfatório.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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