Últimas

Aprenda como construir um mapa dos sonhos em sua casa

 


Com o tempo, algumas pessoas percebem que a vida não é exatamente fácil, e que realizar algumas metas não será tão simples quanto imaginávamos. Para ajudar nesse sentido, o mapa dos sonhos tem se mostrado uma ferramenta incrível e insubstituível.


De fato, todos nós precisamos superar aquela velha imagem do sonhador, como alguém desligado da realidade e que nem sabe direito o que deseja, por ser algo muito vago. Na verdade, ter sonhos precisa ser algo tão claro quanto um objetivo ou meta.

Ou seja, é preciso ter planos e não exatamente sonhos vagos. Isso pode parecer um pouco cruel a princípio, como se fosse tirar o encanto da ideia de sonhar com uma vida melhor e com um amanhã que valha mais a pena ser vivido.

No entanto, esse processo de racionalização do sonho é algo bom, não ruim, além de ser uma ação que reforça a ideia, em vez de enfraquecê-la. Basta imaginar o exemplo de uma empresa que trabalha com cobertura de vidro para porta de entrada.

Certamente, se você tem o sonho de abrir um negócio que atua nesse segmento, ou em qualquer outro nicho igual, transversal ou completamente diferente, vai perceber que é preciso fazer vários esforços teóricos antes de pôr a mão na massa.

O principal deles, aliás, chama-se justamente Business Plan, ou seja, um Plano de Negócios. É claro que em nossas vidas pessoais não vamos lidar com tantas variáveis e tantos desafios quanto uma empresa pode chegar a lidar.

Contudo, nossas metas e expectativas pessoais também precisam de planejamento e, como dissemos acima, de racionalização. Aí é que surgem os mapas dos sonhos, como algo que você pode fazer em casa mesmo, à mão ou pelo computador.

Aliás, hoje já existem até mesmo softwares, programas e aplicativos que podem ajudar com isso, tornando o processo mais facilitado. Assim, você roda esses apps no próprio celular ou no tablet, e consegue levar o mapa para onde quiser, junto com você.

O interessante é ver seus sonhos como uma jornada, daí a ideia de mapa. Mais ou menos como se em cada estágio principal houvesse uma placa acm luminosa indicando o próximo passo, diminuindo e muito o risco de dar errado.

Com o tempo, começa a ficar muito claro que o maior inimigo dos nossos sonhos pessoais não são tanto as pessoas, a sociedade, o mundo ou qualquer entidade abstrata. Mas sim nós mesmos, que nos perdemos e nos deixamos perder.

Não que tenhamos culpa sobre isso, mas temos nossa parcela de cumplicidade. Ocorre que a correria do dia a dia e a pressão do imediato, como os boletos para pagar ao fim do mês, nos sufocam, e tiram o horizonte de médio e longo prazo.

Sendo que sem isso não é possível falar em metas, pois você estará sempre pensando apenas no curto prazo, e portanto atendendo demandas e necessidades que, muitas vezes, nem foi você quem criou, mas a circunstância ou outras pessoas.

Vale lembrar que esses sonhos podem ir desde abrir um negócio próprio até simplesmente aprender uma língua nova. Sendo que, sem um esforço em prol do apoio financeiro e da disposição de tempo para isso, nada será possível.

Por isso também já existem pessoas que dão conselhos nesse sentido, mais ou menos como uma consultoria como abrir pizzaria, só que com coordenadas e diretrizes para a vida pessoal, como um coaching ou até um psicólogo.

O fato é que, por trás do esforço de qualquer um desses profissionais, estaria agindo justamente o princípio da racionalização, organização e sistematização das suas energias vitais, exatamente como estamos colocando aqui.

Ou seja, seu poder de tomar posse da sua situação financeira e de sua própria agenda, de modo a começar a alocar seu tempo e seus recursos em algo de maior fôlego, em vez de fazer apenas o que os outros exigem de você, seja na família ou no trabalho.

Isso tudo já deixa bem claro qual é a importância de realmente aprender como construir um mapa dos sonhos em casa, conforme a proposta central deste texto, que encontramos já no seu título. O que também exige entrar em pontos teóricos e práticos, igualmente.

Assim, trazemos o subsídio conceitual, para não ficar apenas em abstrações. Ao mesmo tempo em que damos exemplos práticos e concretos, com dicas e conselhos que evitam ficar apenas na teoria e longe da ação mais direcionada.

Por isso aplicamos exemplos ilustrativos, como ao falar do esforço que um empresário pode fazer para empreender na área de sala de reunião moderna. Afinal, isso torna o assunto mais assimilável para todo tipo de pessoa, seja qual for seu perfil.

Desta maneira, se o seu interesse agora é realmente mergulhar de cabeça em dicas simples de autogestão e de organização dos seus sonhos, de modo a mudar sua vida daqui para frente, então basta continuar na leitura deste texto.

Mapa dos sonhos: do que se trata?

Pouca gente sabe, mas o ser humano é alguém eminentemente visual. Ou seja, que tem mais facilidade de realizar algo que possa ser visualizado.

Daí que ferramentas que passam as etapas de qualquer processo para o papel ou para a tela do computador tornam tudo muito mais fácil, justamente por ser mais tangível.

No fundo, realizar uma meta nada mais é do que materializar algo que havia sido idealizado. Portanto, desenhar um mapa com um passo a passo é um modo de avançar no primeiro estágio de materialização.

Esse é o fundamento do mapa dos sonhos. Assim como as placas de homenagem formatura materializam o mérito da pessoa que acabou de se formar, eles dão concretude para uma sequência de ações idealizadas ou planejadas.

Também há uma interpretação de que há um efeito psicológico em dar forma aos sonhos, no sentido de que só é possível fazer um mapa deles após nomeá-los.

Ou seja, você precisa dar nome às coisas, e isso já tem um efeito psicológico de mostrar que aquilo pode realmente sair da própria cabeça e ser colocado na ponta do lápis.

Basicamente, as frases principais que podem encabeçar um mapa dos sonhos são estas:

  • Quero um emprego melhor;

  • Preciso começar um relacionamento;

  • Quero melhores condições de vida;

  • Desejo muito viajar no fim do ano;

  • Quero trocar de carro ou moto;

  • Preciso de algum eletrodoméstico;

  • Desejo fazer um curso livre e aprender algo;

  • Sonho em ser uma pessoa melhor;

  • Pela saúde de algum amigo ou parente.

Enfim, são sonhos pessoais que costumam aparecer em todas as listas de expectativas de um ser humano, em qualquer local ou em qualquer tempo, por serem universais.

O que também deixa claro que nem todos eles precisam ser materiais, como podem pensar alguns. De fato, não é só a riqueza material que tem o potencial de realizar a vida de alguém, embora ela seja importante por várias razões.

Além de que muitos não se limitam apenas ao material, embora tenham origem nele. Como o sonho de contratar um frete de mudança para mudar de casa, o que é material, mas tem a ver com qualidade de vida e melhores condições para você e os seus.

Basta falarmos sobre a saúde de alguma pessoa querida ou nossa própria para chegar à importância dos relacionamentos amorosos, familiares e até de amizade, para vermos que o ser humano é muito mais complexo do que isso.

Escolhendo a base do mapa

Um passo fundamental, depois de tudo isso, é você decidir se o seu mapa dos sonhos vai ser feito em uma folha de caderno, em folha impressa ou digitalizado no computador.

Pode parecer uma insignificância, mas não é. A folha de caderno pode ser também uma agenda, o que funciona bem com quem já tem o costume de ser pontual e detalhar suas metas.

Porém, se você tem um perfil mais liberal e menos focado em métricas, não tem problema nenhum recorrer a uma folha A4, o que dá mais liberdade para se expressar.

Assim, cada vez que você pega a folha na mão, é como se abrisse a cortina blecaute para porta balcão da sala, deixando a luz entrar para iluminar suas ideias, e dar uma inspiração maior no sentido de seguir adiante com mais determinação.

Já a folha impressa é para quem prefere ver uma escrita do mapa dos sonhos mais perfeita, bem delineada e não sente a necessidade de fazer à mão livre.

O mesmo vale para os mapas digitalizados, feitos em aplicativos do celular ou computador, que são ideais para pessoas mais tecnológicas e super conectadas.

Tenha as datas claras

Por fim, seria imperdoável falar de mapa dos sonhos sem mencionar a importância de colocar metas claras, com datas limite para você se guiar.

Se o necessário é economizar dinheiro, crie uma coluna de quanto será poupado por mês, e de quantos meses precisará até o fim da meta. Assim, seja para jantar fora ou comprar um jogo americano atacado, você já saberá quanto pode gastar.

Se precisa de tempo livre, refaça todas suas obrigações e toda sua agenda, conseguindo o tempo de que precisa para se dedicar.

Considerações finais

Com isso, fica claro que o poder de criar datas e detalhar os meios de realização dos seus sonhos equivale ao poder de realizar esses mesmos sonhos.

Acima, contextualizamos o que é mapa dos sonhos e listamos as melhores dicas de como construir o seu próprio, de modo realmente promissor e efetivo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Nenhum comentário