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Como criar um branding de qualidade para a sua marca


 

O branding trata-se de estratégias de marca de uma empresa, criadas com o objetivo de fazer com que ela seja mais desejada e vista de maneira positiva pelos clientes e consumidores em geral.


Sua criação envolve o propósito, valores, e tem entidade e posicionamento da companhia, e isso é fundamental porque as empresas precisam pensar em cada passo que dão.

As estratégias de marketing podem reverberar em todo o país, sabendo disso, boa parte de seus concorrentes já estão investindo em ações coerentes e relevantes para impactar a audiência.

Todo esse trabalho envolve uma gestão de marca, conhecida como branding, e vem sendo trabalhada por companhias do mundo. Se você parar para pensar em algumas marcas famosas, vai se lembrar de suas frases.

Contudo, essa ação não serve apenas para as grandes marcas, muito pelo contrário: ela pode e deve ser trabalhada pelos negócios pequenos.

Esse processo é bastante complexo, não traz resultados imediatamente, porém, seus frutos são duradouros. Só que, para colocá-lo em prática, é necessário compreendê-lo.

Neste artigo, vamos explicar o que é branding e quais são os benefícios que traz para as empresas. Confira!

Entenda o conceito de branding

Branding nada mais é do que a forma como as estratégias de marketing de uma marca são geridas. É necessário fazer um planejamento de longo prazo e criar o gerenciamento dos elementos da identidade visual.

É dessa forma que conseguimos potencializar a percepção da marca e torná-la mais positiva na mente dos clientes.

Com uma boa estratégia de branding, uma empresa de rede de proteção equiplex consegue fazer com que todos os seus stakeholders entenda o seu posicionamento, portanto, vai construir uma imagem positiva para:

  • Fornecedores;

  • Parceiros;

  • Investidores;

  • Clientes;

  • Colaboradores.

Ao longo do tempo, a companhia melhora sua reputação e cresce de maneira sustentável. Em vista disso, é correto afirmar que o branding é uma forma de fazer a organização crescer, considerando o modo como a marca é percebida.

Para compreender a importância do branding, é necessário entender o conceito de marca, pois não se trata apenas do logotipo de uma empresa, seu nome ou identidade visual.

Na verdade, uma marca é um conjunto de sentimentos e experiências que as pessoas vivenciam ao adquirir seus produtos e serviços.

Geralmente, isso acontece de maneira individual, ou seja, cada pessoa enxerga e compreende a marca de uma maneira, no entanto, a expectativa é baseada em contextos econômicos, culturais e sociais dos indivíduos.

Uma clínica de bronzeamento artificial fita isolante também precisa considerar as experiências que as pessoas vivenciam com ela, e tudo isso faz com que desenvolver uma boa estratégia de branding seja essencial.

É assim que o seu negócio vai se diferenciar da concorrência, criar uma marca única e entregar experiências positivas, desde o primeiro contato do cliente com a marca. Afinal, é ela que diferencia uma empresa de sucesso das demais.

A marca precisa transmitir seu valor, seu propósito e guiar suas ações de maneira positiva, desde a concepção de seus produtos e serviços até o contato direto com o cliente.

Quando esse trabalho é bem realizado, o consumidor começa a enxergar a corporação como líder do mercado em que atua. Com base nisso, começamos a entender as vantagens do branding para as empresas.

Vantagens do branding

Investir em branding traz uma série de benefícios para os negócios, e dentre as que mais se destacam, estão:

1 - Diferenciação de outras marcas

Os negócios orientados pelo branding sabem que, para se diferenciar, não podem se basear em aspectos copiáveis. Essas companhias conseguem ir além da superficialidade e entregam benefícios intangíveis e emocionais.

Pense em quanto as empresas conseguem captar o seu emocional, muito além de entregarem uma solução inovadora.

No caso de uma empresa de limpeza de colchão, por exemplo, ela consegue construir uma personalidade genuína e autêntica, que nenhum outro concorrente consegue copiar.

2 - Se conectar ao consumidor

Estabelecer a personalidade de uma marca é oferecer experiências relevantes para os consumidores. As marcas mais fortes são aquelas que possuem personalidades únicas e que conseguem influenciar a decisão de compra dos consumidores por diferentes motivos.

São companhias que sabem que os consumidores confiam e se identificam com companhias que conseguem expressar sua maneira de ser.

O consumidor moderno assumiu um papel diferente nos dias atuais, pois ele tem mais poder e seleciona as marcas com base em suas experiências. Mais do que preço baixo e produto de qualidade, quer estabelecer uma relação de confiança com as organizações.

Ao se matricular em uma escola que oferece curso NR 10 presencial, o indivíduo quer que a instituição melhore a sua vida de maneira pessoal. Isso faz com que crie conexão emocional e construa relacionamento genuíno com a corporação.

3 - Melhorar o engajamento dos colaboradores

Não se pode negligenciar o papel do público interno para o sucesso da empresa. Os colaboradores representam o negócio perante o cliente, ou seja, são a personificação da marca.

Por exemplo, se você entra em uma loja de roupas e é mal atendido, vai culpar a empresa e não o colaborador. O branding ajuda a construir uma cultura organizacional alinhada e capaz de engajar os colaboradores com o propósito da empresa.

4 - Mostra a essência do negócio

O gestor precisa compreender a essência da marca para tomar decisões assertivas e coerentes. Ele será capaz de determinar o segmento do negócio e encontrar caminhos e estratégias para levá-lo ao sucesso.

Tudo isso é feito de maneira coerente, ou seja, considerando os aspectos da organização, seus valores e propósitos.

5 - Oferece visão holística

A marca não deve estar presente apenas em uma estante expositora para loja, aliás, ela também está muito além das estratégias de comunicação e marketing.

Todos os setores da companhia são responsáveis pela gestão da marca, mas quando isso acontece, é possível ter uma visão global do negócio e assim criar estratégias coerentes.

O gestor considera o tipo de produto que oferece, o preço que deve ser cobrado, o tipo de profissional que precisa contratar e a experiência que querem entregar para os consumidores.

Dicas para o branding do seu negócio

Para aproveitar todos os benefícios que o branding é capaz de trazer, é necessário saber criá-lo para o seu negócio. Algumas dicas são:

Definir a identidade da marca

Algo que todas as marcas de sucesso têm em comum é o fato de que elas definem bem seus valores e missão, visto que elas direcionam o modo como pensam e agem.

Hoje em dia, vemos muitas organizações, como um fabricante de faca campeira churrasco, preocupadas com o meio ambiente, por isso desenvolvem estratégias que ajudam a preservar os recursos naturais.

Consumidores que também se preocupam com este tema procuram adquirir produtos e serviços de empresas com esse foco.

Isso quer dizer que, para definir a identidade da marca, é necessário saber quais são seus valores e posicionamento, para então orientar a equipe para esses propósitos.

Criar conteúdos ricos

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais importantes e deve ser trabalhado para atender às exigências do público, tendo em vista que o consumidor moderno está cada vez mais informado.

Ele busca entender as soluções que consome e quer conhecer diferentes possibilidades. Para oferecer todas as informações, uma empresa de cobertura de eventos fotografia investe em blog e site institucional.

São conteúdos condizentes com o branding da marca e faz com que a empresa se torne uma referência naquilo que faz.

Estar presente nas redes sociais

Atualmente, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha pelo menos um perfil nas redes sociais e as empresas sabem disso, ao mesmo tempo em que também tem conhecimento que os usuários passam boa parte do tempo nessas plataformas.

Por conta disso, elas se tornaram excelentes canais que fortalecem o relacionamento com o consumidor, permitem conhecer melhor os clientes e ajudam a entender as necessidades da audiência.

Até mesmo o atendimento ao cliente evoluiu, pois uma empresa de banner com foto pode usar o Messenger no Facebook para falar com os seus clientes sobre vários assuntos relacionados aos seus produtos.

Valorizar a experiência do cliente

A empresa precisa valorizar as experiências internas e externas de seus clientes, visto que todo tipo de interação gera uma experiência, como conteúdos no blog, anúncios nas redes sociais ou o atendimento no ponto de venda.

Peça feedback sobre todo e qualquer contato que o cliente tiver com a sua marca, pois essas informações vão ajudar a modelar a imagem da empresa e melhorar o relacionamento dela com os consumidores.

Considerações finais

O branding é fundamental para fazer o negócio crescer e conquistar uma posição privilegiada no mercado em que atua.

Por meio das estratégias que mostramos ao longo deste conteúdo, é possível trabalhar o branding do seu negócio e fortalecer a marca para os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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