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Conheça as principais mudanças na rotina após a pandemia


 

A pandemia de Covid-19 trouxe muitas mudanças para a nossa realidade e as pessoas tiveram que mudar a maneira como fazem as coisas, incluindo suas tarefas do dia a dia.


Embora os indivíduos sejam diferentes e tenham suas particularidades, várias mudanças impactaram a todos. Em todo o mundo, pessoas tiveram que se adaptar a equipamentos e tecnologias em casa e no trabalho.

Inclusive, o trabalho passou a ser em casa, e tudo isso acelerou a transformação tecnológica em pouco tempo.

Mesmo com o cenário se estabilizando e muitos países anunciando o fim da pandemia, o fato é que muitas mudanças dessa época vieram para ficar, e se você reparar, vai perceber que muitos recursos ainda se fazem presentes.

Tanto é que diversas empresas optaram por manter o home office, do mesmo modo que muitas pessoas optaram por continuar se exercitando em casa, os eventos online continuam crescendo, dentre outras mudanças notáveis.

As pessoas perceberam a necessidade de ter uma casa bem equipada para todas as suas atividades, tanto pessoais quanto profissionais, e isso continua acontecendo.

Neste artigo, vamos mostrar as principais mudanças na rotina durante a pandemia e como as empresas se adaptaram ao cenário.

Principais mudanças na rotina

A pandemia do coronavírus mudou a vida da humanidade para sempre, mas o mundo teve um pouco mais de facilidade para superá-la por conta da tecnologia e do avanço na medicina.

Mas, mesmo diante de tanta evolução, tivemos que nos adaptar de várias maneiras e muitas continuam presentes, mesmo em uma endemia. São elas:

Novas maneiras de se aproximar das pessoas

Devido ao isolamento social, tivemos mais tempo para cuidar da casa, por exemplo, fazendo uma limpeza de telhado de vidro, por outro lado, tivemos que nos afastar uns dos outros.

Os abraços e apertos de mão foram substituídos por chamadas de vídeo, na verdade, elas foram usadas para muitas necessidades, como:

  • Reuniões;

  • Exercícios físicos;

  • Consultas médicas;

  • Aulas online.

As pessoas também usaram esse recurso para falar com amigos e familiares e até para fazer happy hour e outras confraternizações. Um exemplo disso foi que, durante o Natal de 2020, muitas pessoas se reuniram por chamada de vídeo.

A tecnologia passou a ser usada constantemente, assim como a internet, e trouxe conforto e diversão em vários momentos. Só que para aproveitar tudo isso, as pessoas precisaram investir em equipamentos de qualidade.

Mais uso dos serviços de entrega

Outra grande mudança no comportamento das pessoas durante a pandemia foi a adoção massiva dos serviços de entrega, tanto de comida quanto de produtos em geral e até envio de documentos.

Se uma empresa de analise de vibração em equipamentos rotativos precisasse de um documento específico, bastava contratar um motoboy ou uma empresa especializada para buscar o que fosse necessário.

Essa facilidade veio para ficar e mesmo em um cenário pós-pandemia, as pessoas continuam contratando os serviços de entrega. Mas, devido ao aumento de indivíduos batendo na porta de casa, é necessário pensar na segurança.

Por conta disso, a compra de câmeras de segurança também aumentou muito, e existem vários modelos que se adaptam a diferentes arquiteturas e tecnologias.

Fechaduras eletrônicas e vídeo porteiros também entraram na lista de recursos consumidos durante a pandemia, com o propósito de controlar a entrada e saída de pessoas dos ambientes.

Exercícios em casa

Durante o isolamento social, as academias ficam fechadas, mas para não cair no sedentarismo, as pessoas optaram por fazer exercícios em casa e essa mudança de comportamento também veio para ficar.

Para se ter uma ideia, a busca por atividades físicas dentro de casa bateu recordes de pesquisa na internet no ano de 2020.

Muitos adquiriram equipamentos enquanto outros recorrem às aulas online, tanto gravadas quanto ao vivo.

Depois, quando o isolamento foi flexibilizado, muitas empresas mudaram o seu protocolo e inseriram a higienização de cadeiras de escritório e outros itens em sua rotina de limpeza.

A mesma coisa aconteceu nas academias, pois, atualmente, a maioria manteve a higienização de equipamentos com álcool, agendamento de horários, dentre outros cuidados.

Aumento dos serviços de streaming

Lives, filmes e séries passaram a fazer parte do dia a dia, por essa razão, plataformas de streaming ganharam força.

As pessoas passaram a assistir muitos filmes em casa, o que fez com que muitos adquirissem equipamentos para melhorar a experiência desses momentos.

A internet das coisas entrou em ação para climatizar o ambiente e alterar a iluminação para criar o clima perfeito de cinema.

Trabalho home office

Talvez a maior mudança durante a pandemia foi o trabalho home office, alguns profissionais, como aqueles que fazem Renovação clcb, precisam se deslocar até o local para trabalhar, mas para outros isso não é necessário.

As organizações tiveram que se adaptar de 1 dia para outro ao trabalho à distância e isso fez da internet algo ainda mais importante. Isso também fez com que as pessoas sentissem a necessidade de adquirir equipamentos mais potentes e profissionais.

Houve um aumento na contratação de pacotes de internet, compra de notebooks, celulares e outros aparelhos que melhoram a eficiência do home office.

As empresas passaram a fazer as reuniões por videochamada e adotaram outras ferramentas de trabalho para organizar o dia a dia.

Como as empresas se adaptaram à pandemia?

Muito além de implementar o teletrabalho, as empresas precisaram investir em outras estratégias para se adaptarem à pandemia. Dentre as principais ações estão:

Criar diferentes formas de existir

Antes da pandemia, os negócios físicos dependiam muito da presença do consumidor, como no caso de restaurantes e lojas em geral, mas todos eles criaram maneiras diferentes de existir.

Por exemplo, uma empresa de Piso ecológico drenante possibilitou que os clientes agendassem o serviço pela internet, para evitar a necessidade de deslocamento.

Muitos restaurantes sobreviveram com a entrega de comida, assim como muitas lojas passaram a vender, também, na internet.

Uso de estratégias digitais

As empresas que não estavam presentes no meio digital sofreram durante a época da pandemia, mas para a maioria, esse sofrimento durou apenas o início do isolamento social.

Por conta da quarentena, muitos consumidores começaram a comprar pela internet e a maioria gostou desse formato. De acordo com uma pesquisa realizada pela Capterra, 53% das pessoas afirmaram que adotaram definitivamente as compras online.

Para o período pós-pandemia, o que se espera é que o ritmo desse modelo de compra continue alto, assim sendo, para qualquer modelo de negócios, vale a pena adotar o digital, tanto para vender quanto para captar clientes.

Empresas de galvanoplastia banho de cobre e vários outros segmentos podem vender seus produtos e serviços insights próprios ou em marketplace, pois eles ajudam a aumentar a visibilidade na internet.

Estratégias para fidelizar o cliente

Muitas companhias tiveram dificuldades para vender durante a pandemia, seja por conta do fechamento de espaços ou então por causa da recessão econômica, assim sendo, também ficou mais difícil fidelizar os clientes.

Mas, isso forçou as organizações a adotarem estratégias de fidelização, depois um cliente fiel compra mais vezes, o que ajuda a aumentar a receita mensal e torná-la previsível.

Isso fez com que muitas organizações passassem a investir em estratégias como brindes inovadores para empresas, programas de recompensas, cashback, programas de ponto, dentre outros.

O modelo de assinaturas foi o que mais se destacou por ter sido menos afetado durante o período complicado da pandemia.

Produtos e bens por assinatura são mais cômodos e a cobrança é automática, o que facilita a vida do consumidor e da própria empresa.

Integração de lojas físicas e digitais

Muitas empresas perceberam a importância de ser omnichannel, ou seja, investir em canais online e físicos e integrá-los. Esse tipo de ação é muito vantajoso para os clientes que podem comprar na internet e retirar o produto no ponto de venda.

Eles também podem agendar um corte de cabelo masculino pelo perfil do cabeleireiro nas redes sociais e comparecer ao salão no horário marcado.

As possibilidades são muitas, inclusive comprar um produto na loja física e receber em casa. Mas, a principal característica da integração entre o físico e o digital é fazer com que o cliente perceba que ele fala com a mesma empresa em qualquer canal.

Em outras palavras, independentemente do meio de comunicação que o cliente recorra, vai falar com a mesma empresa e obter informações concretas e compatíveis entre si, sem precisar repetir sua necessidade várias vezes.

Considerações finais

Sendo assim, a pandemia trouxe muitas mudanças que vieram para ficar, mas todas elas facilitaram a nossa vida e proporcionaram muitos benefícios.

A tecnologia e a internet evoluem constantemente, portanto, podemos esperar mais novidades para as empresas e pessoas, que vão mudar cada vez mais nosso comportamento e hábitos de consumo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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