Especialista explica vantagens do uso de Apps para treinar colaboradores no ambiente do Metaverso
Tatiany Melecchi, fundadora da Consultoria
Transforma People & Performance, cita três aplicativos para proporcionar um
treinamento de forma imersiva
Embora a indústria
global em geral ainda esteja no estágio de aprendizado, planejamento e
desenvolvimento do Metaverso, essas tecnologias imersivas, juntamente com a
inteligência artificial (IA), já estão impactando notavelmente uma área de
negócios em particular: a de treinamento e desenvolvimento corporativo, que
será impactada de diversas formas.
Tatiany Melecchi, CEO
da Consultoria Transforma People & Performance, mestre em Marketing formada
pela Massey University, na Nova Zelândia, além de ser a primeira brasileira
certificada como Professional in Talent Development pela ATD (Association for
Talent and Development) nos Estados Unidos, explica que recentemente, a
Accenture comprou mais 60 mil headsets de realidade virtual (VR) para a área de
treinamento. “A empresa também anunciou o investimento na plataforma da
Talespin, uma startup que visa usar a XR (realidade estendida) para incentivar
as pessoas a aprenderem mais rápido, validarem suas habilidades e encontrarem
mobilidade ascendente na força de trabalho”, destaca.
A fundadora da Transforma People &
Performance comenta que em recente artigo publicado pelo site Fast Company,
o CEO da Fierce Conversations, Ed Beltran, revela que as experiências de
aprendizado no Metaverso representam uma inovação disruptiva que pode otimizar
significativamente o treinamento, o desenvolvimento e o aprendizado real. “Ele
reforça que cada vez mais as empresas estão migrando para ambientes de trabalho
remotos ou híbridos. Os executivos não apenas apreciam a necessidade, mas estão
adotando com muito entusiasmo novas abordagens para treinar, sustentar e
desenvolver suas equipes para se manterem ágeis e competitivos”, aponta.
Maior engajamento e
retenção da aprendizagem
O Metaverso oferece
métodos de engajamento novos e interativos em relação ao treinamento 3D,
Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Estendida (XR),
que permitem às pessoas aprenderem mais rápido, reterem melhor as informações e
realmente aproveitarem o processo.
Um estudo mostrou que
os colaboradores que treinaram em simulações de realidade virtual aprenderam
quatro vezes mais rápido se comparado aos alunos em sala de aula, e duas vezes
mais rápido que os e-Learners.
Além disso, em relação
à alocação de recursos, as aulas no Metaverso são mais curtas, com apenas 20
minutos. A modalidade digital convencional leva em torno de uma hora.
Gamificação
enriquecedora
Os benefícios da
aprendizagem gamificada são conhecidos há muitos anos. Ele torna o aprendizado
divertido e sem esforço, melhora a resolução de problemas, oferece feedback em
tempo real e aprimora a experiência geral de aprendizado. Com o Metaverso, a
gamificação ganha vida mais do que nunca, porque os usuários não estão apenas
jogando, mas sim totalmente dentro. “Combinando equipamentos VR/AR e as infinitas
possibilidades do Metaverso, os instrutores podem criar atividades baseadas em
jogos que os participantes podem concluir em ambientes totalmente realistas,
que se assemelham a um cenário da vida real”, aponta Tatiany Melecchi.
Oportunidade
de colocar a “mão na massa” de forma segura
O Metaverso oferece
abordagens imersivas e vivenciais que são mais atrativas para os funcionários e
também influenciam diretamente os resultados da aprendizagem e a performance
das companhias. Em vez de simplesmente ensinar teoria, as equipes obtêm uma
prática genuína com outros colegas. “Um bom exemplo é a MGM Resorts que se uniu
à Strivr para dar aos funcionários em potencial a chance de experimentar seus
empregos em VR antes de aceitar uma oferta de trabalho. Se alguém percebe que o
trabalho não é para eles, a MGM economiza tempo e recursos por não ter que
treinar e substituir alguém que não se adaptou a empresa”, revela a CEO
Transforma People & Performance.
E quais são os
aplicativos que a área de treinamento e desenvolvimento pode usar para entrar
no Mataverso hoje? Além de uma série de empresas, Tatiany explica que há
plataformas e produtos nesta área. Ela cita algumas opções que já foram
testadas, como:
1 - Horizon Woorkrooms
Horizon Workrooms é uma
das grandes apostas do Facebook, atualmente META. Essas salas de trabalho
imersivas permitem que as pessoas se reúnam para seus treinamentos na mesma
sala virtual, independentemente da distância física, mas de forma bem mais
interativa do que as plataformas digitais atuais. Ela funciona tanto na
realidade virtual quanto na web. E como é possível ingressar neste ambiente de
treinamento? Utilizando óculos de realidade virtual, o Meta Quest 2, que hoje
está sendo vendido pelo próprio website do Meta ou pela Amazon e custa em torno
de US$ 300 dólares.
Plataformas
disponíveis: Meta Quest 2.
2 – MeetinVR
O Meeting VR é uma
outra plataforma que oferece diversos espaços para trabalho e treinamento, nos
quais você e seu time podem colaborar, criar e interagir de forma imersiva. Há
salas disponíveis para discussões de casos um a um, salas para pequenas reuniões
de equipe, teleconferências maiores e até apresentações e palestras para toda a
empresa.
O desempenho parece um
pouco mais instável do que as visualizações do Horizon Workroom. Além disso, as
imagens dos avatares são apresentadas só dos ombros para cima e você tem acesso
à visão das mãos de cada participante. No entanto, ainda assim, segundo os
usuários, cumpre suas promessas de aumentar conexão e aprendizagem remota.
Os recursos básicos do
MeetinVR estão disponíveis gratuitamente e existem alguns planos pagos para 10
participantes por 35 Euros e outras opções de assinaturas para organizações
maiores.
Plataformas
disponíveis: Meta Quest 2, Meta Quest, Pico Neo 2, Pico Neo 3 Pro Oculus Rift e
SteamVR.
3 - NODA
Noda é um
espaço de realidade imersivo ideal para brainstorm em que você pode construir e
compartilhar modelos mentais 3D — mapas mentais, storyboards, diagramas de rede
ou fluxo, planos de projeto — para aumentar sua produtividade, compreensão e
conscientização.
Plataformas disponíveis
Meta Quest 2, Meta Quest, Oculus Rift, HTC Vive, Valve Index e Windows Mixed
Reality.
Por mais céticos que
algumas pessoas possam ser sobre esse novo universo, Tatiany explica que o
Metaverso é o próximo estágio da internet e já está aqui. “Essa ferramenta abre
as portas para novas possibilidades de capacitação e aprendizagem profissional.
E como bem disse Regina Nowlan, da Training Magazine, a razão pela qual o
treinamento e o desenvolvimento podem ser tão eficazes nesse ambiente é que o
aprendizado imersivo oferece ensino prático sem precisar sair do mundo
digital”, finaliza.
Sobre
Tatiany Melecchi
Tatiany Melecchi é
mestre em Marketing pela Massey University, Nova Zelândia, a primeira
brasileira certificada como Professional in Talent Development pela ATD
(Association for Talent and Development) nos EUA, Coach ACC pela ICF pela
International Coach Federation e Facilitadora Internacional Certificada pela
LTEN (Life Sciences Trainers & Educators Network) nos EUA e facilitadora
Internacional certificada em Neurociência da Gestão da Mudança pela 7th Mind,
Inc nos EUA.
Top performer em Vendas
na indústria farmacêutica no Brasil e Nova Zelândia, Tatiany Melecchi reúne
mais de 20 anos de experiência nas áreas de vendas, marketing e treinamento e
desenvolvimento de times comerciais em empresas globais com resultados expressivos
no Brasil, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Atualmente é autora da ATD Sales Enablement Community of Practice e CEO Fundadora da Consultoria Transforma People & Performance, onde dedica a sua carreira à pesquisa e desenvolvimento de metodologias e soluções inovadoras de aprendizagem. que visam facilitar a transferência do aprendizado para prática nas organizações e consequentemente maximizar a performance e resultados. Para mais informaçoes, acesse https://www.linkedin.com/in/tatianymelecchi/
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