Gestão de Pessoas: conheça o método do Google que as empresas brasileiras estão adotando
Modelo de objetivos e metas aplicado pelo
Google é adotado por diversas corporações. Quando o resultado buscado é para a
gestão de pessoas, adaptações para o home office se fazem necessárias para um
melhor êxito
Conhecida
principalmente por ser utilizada pelo Google, a metodologia OKR (Objectives and
Key Results) cada vez desperta mais o interesse de organizações de diversas
atividades econômicas e sociais. Em linhas gerais, ela consiste em definir
objetivos estratégicos e metas (resultados-chave) como alvos a serem
alcançados. Aplica-se, inclusive, na gestão de recursos humanos (RH), definindo
parâmetros de produtividade e de qualidade das entregas dos colaboradores.
Mas, com a pandemia de
Covid-19 e a necessidade do trabalho remoto, os gestores de RH se viram diante
de um desafio: com a distância, mensurar – de forma justa e eficiente
– metas de produtividade e de qualidade das entregas dos funcionários? Em
que a medição das metas e os objetivos estratégicos
precisaram de adaptação às mudanças impostas por uma conjuntura adversa num
contexto em que os gestores mantêm a distância física?
A administradora
Daniela Velez da startup Run2Biz, empresa que fornece soluções automatizadas e
de inteligência artificial com plataformas de comunicação e canais de
relacionamento entre as organizações e seus clientes, onde Velez, na condição de
gestora de pessoas, integra um grupo que reúne executivos de RH de empresas de
vários setores e de todos os portes.
Velez constata uma
preocupação recorrente no grupo: mais do que definir OKRs em gestão de pessoas,
a inquietação é assegurar um acompanhamento mais próximo e preciso do andamento
rumo à execução dos objetivos e metas estabelecidos. “Com a necessidade do
trabalho essencialmente remoto provocado pela pandemia e hoje um padrão adotado
na Run2Biz, tivemos que aprimorar a metodologia OKR, implementando novas formas
de avaliação de desempenho dos colaboradores em home office”, pontua a gestora.
Antes, é fundamental
compreender como se estrutura a metodologia OKR, observa Daniela Velez. Ela
explica: são duas instâncias de OKRs adotadas pela Run2Biz. Uma é a do OKR
estratégico, isto é, aquele objetivo macro, que inspira todos na empresa. Outra
instância é a dos OKRs táticos, constituídos de metas por áreas da empresa.
Importante: todas elas estabelecidas como meios para se cumprir o OKR
estratégico. Entre essas áreas, está a de recursos humanos.
“Amadurecemos, então, o
processo OKR, durante a pandemia, a fim de enfrentar o desafio de mensurar
qualidade e produtividade do trabalho remoto. Para este ano, estamos com uma
metodologia baseada no seguinte tripé: Empresa (OKR estratégico), Área (OKR
tático) e Colaboradores (Plano de ações individuais), que fundamentam uma
avaliação de desempenho de forma justa e eficiente do colaborador”, sublinha
Daniela.
Cofundador da Run2Biz,
Emauri Gaspar acrescenta que a mensuração da produtividade e da qualidade das
entregas dos funcionários – e mesmo da empresa, de um modo geral – só é
possível de se fazer a partir da análise de satisfação dos clientes externos e
internos (entre as áreas da empresa). Afinal, essa satisfação serve como baliza
para cada área compreender se de fato atua com qualidade.
“A medição de qualidade
só é possível escutando o cliente. Não há como ter qualidade sem ter atendido
ou superado as expectativas acordadas com o cliente. Internamente, você pode
medir a eficiência, mas a qualidade é uma medição relacionada à satisfação do
cliente”, compara Gaspar.
Gaspar salienta ainda a
importância da cultura OKR. Mais ainda, de estabelecer de forma clara e
adequada o OKR estratégico. “Um OKR estratégico deve inspirar toda a empresa
para o período de tempo a que se destina. A partir dele as áreas estabelecem os
OKRs táticos que somados resultam em pleno êxito do OKR estratégico. É como na
montagem de um quebra-cabeças. Cada peça tem a sua contribuição na construção
da imagem planejada”.
Ele exemplifica com o
caso da própria Run2Biz: “Definimos para 2022 atingir em janeiro de 2023 um
determinado volume de faturamento mensal recorrente. Este OKR norteia todas as
áreas em suas atribuições: volume de vendas para alcançar, infraestrutura
necessária, cronograma de entregas, pessoas envolvidas, treinamentos a
realizar..., todos direcionados a um sentido único.”
Sobre a Run2Biz: https://br.run2biz. com/
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