5 armadilhas de atendimento que podem atrapalhar o crescimento do seu negócio
Por Fábio Gonçalves, Principal Solutions Consulting na Zendesk
O atendimento ao cliente se tornou ainda
mais essencial para as marcas. Agora, mais do que nunca, os consumidores
baseiam nisso suas decisões de compra e escolhem ser fiéis àquelas empresas que
fornecem os melhores serviços em comparação com outras que não o veem como
prioridade.
Não importa se é uma empresa bem
estabelecida ou se está começando a escalar e crescer, uma equipe de
atendimento ao cliente bem estruturada pode ajudar a atrair novos negócios,
aumentar a retenção e expandir as vendas entre sua base de clientes existente.
Porém, de acordo com o relatório CX Trends 2022 da
Zendesk, existem armadilhas de atendimento comuns e que, sem as empresas
perceberem, impedem o crescimento dos seus negócios:
- Manter um serviço que não
encante.
68% dos entrevistados dizem que a
maioria das empresas tem muito espaço para melhorias no treinamento da sua
equipe de atendimento ao cliente. E não é só isso: 54% deles concordam que essa
não é uma prioridade para as organizações, mas sim uma atividade complementar
na estratégia global. E quando olhamos para o perfil dos clientes, os
millennials e a geração Z são os mais exigentes. Conectados e nativos digitais,
eles são mais críticos nas interações com as empresas. Ao mesmo tempo em que as
expectativas e comportamento dos clientes estão mudando, as empresas têm
buscado diferentes formas para evoluir com a mesma velocidade. E vale
considerar que os consumidores estão procurando por um atendimento prestativo e
empático, com suporte sempre disponível e experiências de conversa otimizadas,
não importa com quem estejam falando, seja um humano ou um bot. A eficiência do
atendimento pode tornar uma empresa relevante e conquistar clientes ou ser o
motivo pelo qual a concorrência se torna mais forte.
- Ter uma liderança que não
lidera pelo exemplo.
Outra constatação importante do
relatório diz respeito aos 73% dos entrevistados que afirmam que há uma relação
direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios, mas,
surpreendentemente, 40% afirmam que ele ainda não é uma prioridade para a
diretoria. Se os tomadores de decisão não estiverem plenamente conscientes de
sua importância como parte de sua estrutura estratégica mais ampla, as oportunidades
de mercado serão cada vez mais limitadas. Além disso, as consultas aos clientes
devem servir como uma ferramenta de feedback em tempo real, onde as áreas
problemáticas podem ser reveladas ou novas oportunidades identificadas.
- Não investir na qualificação da
equipe.
Não é segredo que os clientes estão
interagindo mais com as equipes de atendimento. Porém, os investimentos atuais
não são suficientes para sustentar uma equipe e operação de atendimento
eficientes. No ano passado, os pedidos de suporte - das questões técnicas até
dicas para encontrar um tamanho certo de determinado produto, aumentaram 14%,
um número que deve crescer significativamente nos próximos dois anos. Se as
equipes de suporte estiverem sobrecarregadas e mal preparadas, será
praticamente impossível para elas manter o nível e a qualidade das interações
com os clientes exigidas atualmente. Grande parte do problema está no fato de
que muitas empresas ainda veem o atendimento ao cliente como um centro de
custos, ao invés de utilizá-lo como uma ferramenta direta de geração de receita
e crescimento sustentado.
- Não valorizar os times de
atendimento.
É muito importante considerar todo o
papel desempenhado pela equipe, pois não estão apenas em contato com os
clientes quando as coisas dão errado, mas porque entram em cena em toda a
jornada do cliente, desde a descoberta do produto até a compra e além. De
acordo com o relatório, apenas 15% dos agentes estão extremamente satisfeitos
com sua atual carga de trabalho. Enquanto isso, apenas 20% relatam sentir o
mesmo sobre a qualidade do treinamento que recebem. Levando em conta todos os
fatores, menos de 30% se sentem capacitados para fazer bem seu trabalho, o que
indica que a equipe de atendimento precisa de mais treinamento, cargas de
trabalho gerenciáveis, melhores métricas de desempenho e oportunidades de
desenvolvimento mais claras.
- Manter ferramentas que
confundem os clientes.
Ter uma equipe de atendimento de alto
nível é fundamental, mas para isso, é preciso fornecer todas as ferramentas
possíveis a eles para manter uma boa comunicação. 71% dos consumidores dizem
que esperam que uma empresa compartilhe informações internamente para que não
tenham que repeti-las e é por isso que as empresas têm investido cada vez mais
na atualização e otimização de seus recursos. Segundo o levantamento, 26% das
empresas implementarão novos fluxos de trabalho e processos internos. Enquanto
isso, mais de 90% dos clientes afirmam que gastarão mais dinheiro com aquelas
empresas que oferecem a personalização e as experiências otimizadas que
esperam.
Como se vê, em todos os níveis da organização, a estratégia de atendimento ao cliente deve ser assumida como parte integrante da operação da empresa, e não como um custo operacional. Para isso, não basta mudar a abordagem somente no discurso, é preciso investir mais e melhor em ferramentas e treinamentos para acompanhar a evolução do mercado. Se as expectativas dos clientes estão mudando, não há razão para que as empresas não evoluam na mesma velocidade.
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