Últimas

6 dicas para economizar água



Muita gente quer economizar água para reduzir o valor da conta no fim do mês, mas existe uma série de outros motivos para fazer isso.

Um deles é o fato de que é necessário garantir que todas as pessoas tenham acesso à água potável, embora este seja um dos maiores desafios do Brasil. Por ser um bem finito, ele já mostra que não vai durar muito tempo, por conta do uso desmedido.

O desperdício de água tira o acesso de outras pessoas, provoca mudanças climáticas e faz com que ela acabe faltando de repente, em residências e empresas. Todos precisam desse recurso natural, portanto, é nosso papel cuidar bem dele.

As contas de água e energia elétrica estão cada vez mais altas, mas a economia não visa apenas poupar o bolso dessas cobranças, e sim, para garantir várias atividades do cotidiano e até mesmo o desenvolvimento econômico do país.

A água está presente em nosso dia a dia, mas também nos processos industriais, na geração de energia, no cultivo de alimentos, na agropecuária e assim por diante.

Neste artigo, vamos explicar a importância de economizar água, os impactos que a falta desse bem traz para o meio ambiente e dar algumas dicas para fazer isso.

Importância de economizar água

De acordo com o relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), cerca de 48 milhões de brasileiros são afetados com estiagens ou secas.

A situação mais grave aconteceu no ano de 2016, quando 18 milhões de pessoas foram impactadas com eventos climáticos, que acabaram resultando em escassez hídrica, principalmente na região nordeste.

Só que cada vez mais pessoas e empresas precisam da água, seja para tomar banho ou para projetar paisagismo e jardinagem em condominios e outras atividades do cotidiano.

Isso aumentou em 80% o volume de água retirado nos últimos 20 anos, e até 2030, a tendência é aumentar mais 30%.

A evolução do uso está relacionada ao desenvolvimento econômico e à urbanização das cidades, mas as pessoas precisam se conscientizar sobre a importância de economizar água para não ficar sem ela.

Impactos do desperdício de água

A falta de economia leva ao desperdício, um dos maiores problemas relacionados aos recursos hídricos do planeta. A sociedade precisa analisar e compreender o problema, de modo a evitar essa situação em casa e dentro das empresas.

Em diferentes ambientes várias situações podem acontecer, e dentre as mais comuns do cotidiano estão:

  • Torneira mal fechada;

  • Banhos demorados;

  • Lavagem de calçadas;

  • Lavar o carro em excesso.

Dentro das empresas, outras situações levam ao desperdício, como a falta de conscientização por parte dos colaboradores. É papel da companhia orientar os funcionários para que eles compreendam a importância de seu papel.

Proprietários de imóveis, tanto pessoas quanto uma empresa de usinagem de peças de grande porte também devem se atentar à tubulação do imóvel, pois muito desperdício pode acontecer no transporte da água.

O desperdício é muito grande no Brasil, principalmente se compararmos com outros países. A taxa de desperdício por aqui é de 37%, enquanto a Alemanha desperdiça apenas 9% e o Japão cerca de 10%.

Alguns estados precisam tomar ainda mais cuidado com o desperdício, pois ele também provoca crises hídricas como as que alguns estados brasileiros estão vivenciando há um tempo.

A agricultura é a atividade que mais desperdiça água, chegando a 50% do total usado, tanto em vazamentos quanto com técnicas que utilizam a água mais do que o necessário, provocando sua perda por evaporação.

As práticas agrícolas precisam encontrar métodos de irrigação mais econômicos, de modo que não afete a produção de alimentos e produtos primários.

A indústria também é responsável por muito do desperdício que vemos no Brasil, pois mesmo que algumas fábricas apoiem o consumo consciente de água, sempre existe uma maneira de desperdiçar.

Para evitar essa situação, uma dica é investir em estratégias de uso sustentável, projetos de reutilização e tentar consumir sempre menos.

Um hospital veterinário cães e gatos, por exemplo, pode instalar um sistema de coleta de água da chuva para lavar áreas comuns, irrigar as plantas e até na descarga.

Em linhas gerais, é fundamental encontrar maneiras de evitar o desperdício, uma vez que ele gera impactos muito graves e negativos, como redução do abastecimento para a população, menor disponibilidade de água e crises hídricas constantes.

As pessoas não podem esperar que esse recurso se torne irreversivelmente escasso para se conscientizarem. É necessário começar a economizar agora.

Dicas para usar a água com sabedoria

Você já sabe que a água é um bem precioso e a fonte da existência de todo tipo de vida no planeta. Se ela acabar, tudo morre. Por isso, é fundamental investir em maneiras de economizar água, são elas:

1.    Reduzir o tempo no banho

Assim como uma auto peça deve investir em maneiras de economizar água no estabelecimento, as pessoas precisam fazer o mesmo em casa.

Passar um bom tempo debaixo do chuveiro, além de custar muito caro, desperdiça litros e litros de água. Para se ter uma ideia, um banho de 15 minutos representa 135 litros de água.

Porém, banhos de apenas 5 minutos gastam apenas 45 litros. Quanto maior a família, menos tempo no banho, portanto, todos precisam estar cientes da importância de agilizar nesse sentido.

O banho deve durar o tempo necessário para higienizar o corpo e quando estiver lavando os cabelos ou se ensaboando, desligue o chuveiro.

2.    Manter a torneira fechada

A torneira da pia da cozinha deve estar sempre fechada, enquanto estiver ensaboando a louça. Para economizar ainda mais, retire todos os restos de comida com um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas as peças de uma vez.

Só depois de ter ensaboado tudo, ligue a torneira novamente para enxaguar. Comece a lavar pelos utensílios menos engordurados, pois isso evita que a gordura se espalhe para outros objetos que serão lavados.

3.    Reaproveitar a água da máquina

Toda a economia de água feita de outras maneiras pode compensar a construção de uma piscina elevada de alvenaria, mas independentemente de qual seja o seu projeto, a máquina de lavar roupas precisa entrar na lista de economias.

Escolha um dia para lavar todas as peças e o ideal é usar a máquina cheia de roupas e com ciclos completos de lavagem. Se o seu equipamento estiver muito antigo, existem eletrodomésticos que ajudam a economizar 30% de água e energia.

A máquina de lavar usa muita água, mas a boa notícia é que ela pode ser reaproveitada, posto que contém resíduos de sabão, o que é perfeito para lavar pisos e quintal.

Pode ser usada para limpar divisória corporativa e o último enxágue, com aquela água que costuma ter amaciante, pode ser reservado para encher a máquina da próxima lavagem, uma vez que esta água é muito limpa.

Se quiser armazenar por uns dias a água que tirou da máquina, utilize um pouco de cloro para evitar que microorganismos se proliferem.

4.    Descarga com duplo acionamento

Nem sempre você vai precisar da mesma quantidade de água para dar a descarga, e justamente por isso existem sistemas que liberam a água da bacia sanitária, considerando a necessidade do usuário.

Acredite, uma descarga desperdiça muitos litros de água. Enquanto a água da máquina pode ser armazenada para lavagem de tapetes residenciais, a água da descarga simplesmente vai embora e é perdida.

A válvula de duplo acionamento pode ser instalada em uma descarga de parede ou em caixas acopladas. Mas sempre vai ser uma maneira de economizar esse recurso.

5.    Fechar bem a torneira

Nem todo mundo sabe, mas uma torneira vazando pode desperdiçar cerca de 40 litros de água por dia. Ao perceber esse problema, é fundamental providenciar o conserto o quanto antes.

O vazamento, além de ser prejudicial por desperdiçar este recurso natural, também traz muitos prejuízos para o bolso, pois a conta de água costuma ficar muito mais cara.

6.    Não lavar a calçada

Lavar a calçada pode provocar um gasto de 120 litros de água, tanto é que muitos estados multam pessoas que fazem isso.

Utilize uma vassoura para retirar o excesso de sujeira, como folhas, galhos de árvores, dentre outros. É o suficiente para manter sua calçada limpa e, quando chover, o restante poderá ser lavado pela água da chuva.

Agora, se não puder adiar, utilize a água da máquina de lavar para jogar na calçada e a água da chuva pode ser colocada em um regador de plástico para molhar as plantas.

Considerações finais

Economizar água é dever de todos, independentemente de ser uma pessoa ou uma empresa, pois a sociedade como um todo precisa desse recurso natural.

Neste artigo, você conheceu algumas dicas para fazer isso, e com certeza elas farão toda a diferença na conta de água e na proteção do planeta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Nenhum comentário