Últimas

Qual a importância de um site?

 


Hoje em dia, criar um site é um hábito muito comum para boa parte dos negócios, que encontram nessa página da internet um caminho para divulgar seus produtos, compartilhar informações com o seu público ou para criar conteúdo sobre os assuntos que gosta.

Tornando-se conhecido nos anos 90, mais precisamente em 6 de agosto de 1991, quando foi lançado na internet o primeiro site do mundo, logo a prática de investir nessa webpágina foi crescendo e tornando-se o que é atualmente: uma grande ferramenta da internet.

Podendo ser utilizado para qualquer objetivo, seja para falar sobre assuntos relacionados a vinhedos, como vinho doce suave, ou até para realizar importantes ações burocráticas, como a Declaração de Imposto de Renda, o site é um instrumento muito poderoso.

Isso porque tem um grande alcance, que pode ser acessado por pessoas de todos os lugares do mundo, caso a página não seja proibida na região em que foi pesquisada. Assim, é praticamente impossível não fazer o uso desse meio para atingir alguns objetivos.

Deste modo, quem deseja divulgar a sua empresa prestadora de serviços de limpeza pode investir na criação de uma página da web para manter-se mais próximo com o seu público, fortalecer o marketing, especialmente o digital, e criar autoridade na internet.

Há diversas explicações que mostram a importância de um site nos dias de hoje, mas antes de passar para este tópico, é preciso entender, primeiramente, o que realmente é um site e todo o seu contexto histórico, que é recente, mas já causou uma grande revolução mundial. 

Afinal, o que é e como montar um site?

Popularmente conhecido por meio da sigla WWW, um site nada mais é que uma página localizada dentro da internet, que possui os mais diversos dados sobre qualquer assunto. Estando dentro de um servidor, esse recurso possui variados tipos e características:

  • Blog;

  • Website;

  • Loja virtual;

  • Landing page.

Estes são apenas os principais gêneros dessa ferramenta, que vem sendo constantemente atualizada, ganhando novos mecanismos que são criados justamente para ajudar o indivíduo a colocar as suas ideias em prática e ainda facilitar a comunicação no meio digital.

Sendo encontrado no vasto mundo que é a internet, um site precisa ter um domínio, que é uma espécie de endereço, só que eletrônico, que é digitado pelo usuário no navegador para ser acessado e aproveitado, de acordo com os seus objetivos.

Vamos supor que um empreendimento de lavagem de tapetes residenciais resolveu criar um site para poder mostrar com mais facilidade para os seus clientes o antes e depois do serviço, suas novidades, condições especiais, colaboradores e outras informações.

Para acessar esse site, o empreendimento tem que contratar um domínio, que pode ser gratuito ou pago, para que finalmente possa colocar no ar o seu novo projeto e disponibilizar o link, na rede mundial de computadores, que pode ser www + nome da empresa + .com.br.

Entretanto, há diversos obstáculos que impedem o uso de um bom endereço para um site, e a forma de contratação da plataforma de domínio é uma delas, que requer um bom investimento para dar mais opções a quem está contratando.

Para entender melhor o que é um site, é preciso ir a fundo nos tipos disponíveis.

Blog

Inicialmente, entender o que é um blog pode parecer algo difícil, mas basta seguir a seguinte linha de pensamento.

Existe um site que mostra as principais informações de uma clínica dermatológica. Dentro desse site, há uma página em que há uma espécie de jornal.

Esse jornal pode ser definido como um blog, que é uma página repleta de conteúdo. No exemplo citado acima, é nesse espaço que a clínica poderá dar dicas, falar sobre os seus procedimentos, como criolipólise para papada, drenagem linfática e outros tratamentos.

Porém, também existe a opção de o blog ser uma página só, ou seja, o endereço acessado leva diretamente para esse meio que tem como principais características a atualização frequente e o compartilhamento de diversas informações, com textos, imagens e vídeos. 

Website 

Na maioria dos casos, é uma página, geralmente institucional, que possui dados de uma empresa, como e-mail para contato, história de fundação, serviços prestados, fotos, localização, objetivos, valores e outros quesitos. Mas não se resume apenas a isso.

Um website também tem a possibilidade de finalidade pessoal, contando a história ou dia a dia de uma pessoa, pode ser um meio para quem deseja divulgar o portfólio, um local em que é possível baixar dicas de bordado para tapete para sala grande ou com notícias.

Esse espaço pode ser tanta coisa, tem tantas características e objetivo que é possível até mesmo deixar a imaginação tomar conta.

Loja virtual 

Sendo um dos tipos de site mais consumidos e criados atualmente, a loja virtual, também conhecida como e-commerce, é aquela tradicional loja física que conhecemos, só que presente no mundo digital, dando ao consumidor a chance de comprar com um clique. 

Estando disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, a loja virtual possibilita ao cliente mais comodidade, otimização de tempo e, claro, praticidade, já que pode ser acessada em qualquer lugar. Basta ter um celular em mãos, smart TV ou computador.

Justamente por ter todas essas vantagens, que são tão atraentes, é que atualmente as empresas têm investido ainda mais em também trazer para o mundo digital a sua loja já presente no mundo físico.

Outro benefício desse tipo de empreendimento é que quem deseja empreender, mas ainda não tem orçamento suficiente para alugar um espaço, pode iniciar diretamente no mundo online, criando uma loja virtual, redes sociais e todo planejamento de divulgação.

Assim, quem deseja vender materiais voltados para a instalação elétrica estilo industrial, basta apenas investir em um bom programador, domínio e designer, criando uma loja virtual segura e fácil de ser acessada pelo consumidor. 

Landing page

Esse outro tipo de site também é muito procurado pelos empreendimentos, principalmente por aqueles que desejam captar novos consumidores, fortalecer o marketing digital e criar autoridade tanto no mundo digital quanto para alternativas tradicionais.

Consistindo em uma página com menos links e que tem como principal objetivo realizar a conversão do visitante em um futuro cliente, esse espaço trabalha muito o uso de CTAs, que são chamadas para ação, e formulários que recolhem os dados do visitante.

Para que o usuário preencha esse formulário com o seu nome, telefone, idade e e-mail, é indicado que a landing page ofereça algum benefício, como um e-book sobre o assunto que ele está pesquisando, que pode ser hidrojateamento de fachada ou emagrecimento.

É importante ressaltar que esse recurso foge do modelo de página tradicional e é uma das grandes ferramentas utilizadas pelo marketing digital, que consegue colocar em prática seus objetivos através desse tipo de site.

Vantagens e importância de ter um site 

Não há como negar que os sites são basicamente tudo aquilo que formam a internet e que estão presentes no dia a dia, seja na hora de fazer aquela busca para um trabalho de escola, para contratar um serviço de limpeza de piscina de vinil ou se entreter.

Um site é um grande meio de comunicação e informação, que atinge milhares de usuários todos os dias, promovendo temas, produtos, pessoas, lugares e ideias.

Por isso, investir na criação de uma página da web, principalmente quando é voltada para um empreendimento, é uma ótima forma de conquistar novos clientes e divulgar os produtos ou serviços de uma forma mais abrangente e até mesmo personalizada.

Além disso, essa ferramenta ainda possibilita uma maior taxa de conversão de vendas, posto que vai de encontro direto com o público-alvo do negócio, ganhando até mesmo a confiança do cliente, que encontra as informações que tanto deseja.

Mas a lista de benefícios não para por aí, além de que é preciso destacar que o papel de um site atualmente está diretamente relacionado com a formação de uma credibilidade que ultrapassa as paredes do mundo digital e atinge o mundo físico, criando autoridade.

Portanto, os empreendimentos que desejam expandir os seus negócios, conquistar uma maior cartela de clientes, fidelizar os consumidores já conquistados e ter melhores métricas de suas ações, não podem deixar de investir na criação de um site profissional. 

Considerações finais 

Não há como negar que uma página da web é repleta de vantagens que são difíceis de serem ignoradas. Assim, é importante que quem deseja colocar em prática essa iniciativa procure por bons profissionais para a criação de um site.

Afinal, é necessário entregar um bom domínio, um layout fácil de ser acessado pelo usuário e que expresse a marca ou o objetivo em todos os cantos da web.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Nenhum comentário