Últimas

Com espírito empreendedor desde a infância, José Youssef driblou as adversidades e cresceu 170% ao longo de um ano com a Use Orgânico

O empresário sempre teve o sonho de morar no Brasil, veio da Síria para fazer a América; em dois anos seu e-commerce se tornou líder do segmento e foi contra o fluxo planejando loja física em plena pandemia.

Empreender é uma das formas de ter liberdade, seja para conduzir, seja para produzir novas ideias ou trabalhar com algo que se goste. Movido por essa paixão, José Youssef trabalha desde os 14 anos. Em 2017, fundou a Use Orgânico, loja virtual que também tem uma unidade física em São Paulo e foi capaz de crescer 170% ao longo de um ano. 

Sangue empreendedor

Descendente de sírio, a negociação faz parte do DNA de Youssef. Aos 5 anos criou seu primeiro ‘empreendimento’: vendia aos amigos do bairro as guloseimas que ganhava dos parentes. Começou a trabalhar aos 14 anos e sempre teve tino para a área comercial – desejava se realizar profissionalmente.

O empresário concluiu o ensino médio e se mudou para o Brasil, onde de início teve dificuldades pelo idioma, mas morar no país tropical sempre foi seu sonho, então não iria desistir tão fácil. 

Conquistando territórios

Oriundo de uma família com hábitos saudáveis de vida, o CEO da Use Orgânico associou seu interesse pela área comercial com a herança familiar. Vislumbrando isso, veio a ideia de criar o e-commerce de cosméticos naturais e orgânicos. 

Mas nem tudo são flores. Nesse setor de naturais, existe uma defasagem na regulamentação. Somando-se e a isso a logística é um desafio constante. A Use atende ao Brasil inteiro, mas, por se tratar de produtos naturais, há sazonalidade de matérias-primas. Os processos de fabricação respeitam o tempo das plantas, seu crescimento e sua colheita. Isso acaba gerando ruptura no estoque por um período. 

A colheita dos frutos vem sempre aliada à disciplina, fator fundamental para o empreendedor. Em menos de dois anos de fundação da empresa, a Use Orgânico se tornou líder do setor, com uma base de quase 100 mil clientes. Em meio a isso, Youssef tem como desafio conciliar a família, a administração da empresa e a vida pessoal. 

Orgânico além do nome

A Use se pauta nas estratégias ESG e tem um modelo de negócios sustentável com práticas fixas, como o Selo EuReciclo, de compensação de embalagens, o Projeto Returns, que recicla o lixo e transforma em adubo e combustível verde, o não uso de plástico, a doação de papelão e alumínio para trabalhadores urbanos, papéis oriundos da cana-de-açúcar, além da criteriosa curadoria de todos os produtos vendidos.

Youssef sabe que estamos em um cenário digitalizado e é preciso estar atento a todos os fatores externos e internos. Além do e-commerce, há uma loja física no centro de São Paulo, para atender os consumidores e proporcionar experiências. 

Criada em 2017, a Use Orgânico nasceu para ser o caminho confiável entre produtos naturais e orgânicos e o consumidor. Em 2020, a empresa cresceu 170% e, para este ano, pretende ampliar mais 72%. Outra novidade é a expansão para sua linha própria: o creme dental natural lançado há pouco já é um sucesso, e com projeção de novos produtos ainda para o primeiro semestre deste ano.

“Eu gosto de liberdade, e empreender é uma das formas de ter liberdade, seja para conduzir, seja para produzir novas ideias e, principalmente, para trabalhar com algo que faça o bem e promova saúde. Consegui somar o fato de minha família adotar hábitos saudáveis com minha veia pela área comercial e o sangue árabe de empreender e inovar. Assim fundei a Use Orgânico”, comemora José Youssef, CEO da Use Orgânico. 

 

Sobre a Use Orgânico

Criada em 2017, a Use Orgânico nasceu para ser o caminho confiável entre produtos naturais e orgânicos e o consumidor. Através de uma curadoria complexa, oferece mais de 2 mil produtos de 60 marcas, entre cosméticos, corpo e banho, maquiagem, gestante e bebê, mundo pet, aromaterapia, casa e ambiente. A Use Orgânico é referência no mercado por ser transparente na sua operação em todos os momentos. O cuidado se dá na seleção dos produtos, na verificação dos certificados e selos dos fabricantes, na gestão sustentável da empresa e no compartilhamento de conhecimento, para que todos os dias mais e mais pessoas possam fazer melhores escolhas, alicerçadas na educação e no autocuidado.

Nenhum comentário