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Como criar sua estratégia de aprendizagem e desenvolvimento profissional

por Natalia Alvarado, People and Happiness Head da Tribal para México e Estados Unidos

Parte da atuação do profissional de Recursos Humanos é olhar para o crescimento profissional dos colaboradores. Mas, antes de implementar ferramentas e recursos de aprendizagem, é importante analisar as necessidades de sua empresa. Uma maneira simples de analisá-las é enviando uma pequena pesquisa para detectar as necessidades e descobrir em que as pessoas querem se concentrar. 

Na pesquisa, você pode incluir perguntas sobre como cada um enxerga suas habilidades e pontos de atenção. Uma dica é montar uma escala em que o nível 1 seria o ponto de melhoria, e, o 4, quando o colaborador já se sente experiente no tema. É recomendado ter em mente se, para a função exercida, existem necessidades ou certificações específicas que precisa adquirir, ou aprender a melhorar em suas atividades diárias, por exemplo. Quanto mais informações forem coletadas, mais fundamentos você terá para construir a estratégia.

‍E, para o plano funcionar de forma proveitosa, a equipe de finanças deve ser sua aliada. Depois de recolher toda a informação sobre as necessidades de formação, o próximo passo é construir um orçamento considerando os recursos necessários, consultores externos, plataformas de aprendizagem, livros, programas ou conferências para auxiliar o time. Para isso, é importante que você desenhe uma estratégia de retorno sobre o investimento, mapeando formas de avaliar todo o esforço do seu programa. 

Caso já esteja no processo de construção da sua estratégia, procure uma plataforma de aprendizagem - ou pela sigla em inglês Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem) - que se adapte às necessidades da sua empresa, antes de contratar uma plataforma com conteúdo de aprendizagem ilimitado. Muitas vezes, é mais difícil adotar um sistema formal e incentivar seu uso. 

Como líder, é fundamental lembrar que você é o guia neste processo e que seu objetivo é fornecer os recursos e elementos necessários para que sua equipe possa progredir. Nesse sentido, deve criar um percurso de desenvolvimento em que seus colaboradores sejam os donos do seu próprio desenvolvimento e aprendizagem. Para isso, é necessário criar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), em que eles possam ter sessões com o gestor para alinhar os objetivos profissionais e estabelecer os passos para alcançá-los. 

Com essa análise, é importante criar um formato no qual eles possam acompanhar as hard skills (contabilidade, Excel e AWS, por exemplo) e as soft skills (comunicação, liderança e empatia, por exemplo) que precisam desenvolver e o treinamento necessário para alcançá-las. 

Estudar não é uma obrigação do colaborador e ninguém gosta de se sentir obrigado a conseguir algo. Quando colocado dessa forma, qualquer tarefa deixa de ser algo prazeroso. Em vez disso, incentive o hábito do estudo em sua equipe. Você pode criar pequenas campanhas em que é possível bloquear um tempo nas agendas para se dedicar a um momento introspectivo de aprendizagem.

Treinamento e desenvolvimento são fundamentais em todas as organizações. Por isso, é essencial que todos os colaboradores se dediquem ao crescimento e desenvolvimento pessoal para que possam progredir em suas carreiras.

Sobre a Tribal Credit

A Tribal oferece soluções de crédito e pagamentos para startups e pequenas e médias empresas com foco em mercados emergentes. Com sede no Vale do Silício, tem operações na América Latina, África e no Oriente Médio. 

Em 2022, a Tribal anunciou sua chegada ao Brasil, depois da captação de US$60 milhões liderada pela SoftBank Latin America Fund com a participação da Coinbase Ventures, BECO Capital, QED Investors e Rising Tide. Além da rodada de investimentos na série B, outras ações foram aproveitadas para adicionar criptomoedas de alto valor e investidores estratégicos, entre eles: Circle Ventures, AGE Fund, Third Prime, Canas Capital e Acuity Ventures. 

Com três anos desde a sua fundação, hoje a Tribal conta com mais de 300 funcionários e clientes como Playmatch, Awari, Ben & Frank, Grupo Anderson e Mora Mora no Brasil, México, Chile, Peru e na Colômbia.

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