Últimas

A busca pela equidade de gênero no ambiente corporativo

Para aumentar a presença feminina nas empresas é preciso estratégia, engajamento e recursos

Um assunto cada vez mais debatido pela sociedade, mas ainda com muito a progredir, é a presença de mulheres em posições de destaque nos ambientes corporativos. Atualmente, um dos principais obstáculos encarados por elas é chegar a cargos de liderança. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, apenas 37,4% das posições gerenciais no Brasil eram ocupadas por mulheres no período da pesquisa.
 

Para aumentar a presença feminina nas empresas, em todos os níveis, é preciso estratégia, foco, engajamento e recursos. É o que Giovanna Dutra, COO da Trinus Co, a primeira landtech do mundo, acredita e fomenta no seu dia a dia como liderança dentro da companhia. “Para transformar o mercado é necessário que também haja inclusão. Sabemos que, apesar da maioria da população brasileira ser mulher, essa realidade não se reflete no mercado de trabalho. E sim, também fazemos parte desse contexto. Nosso quadro atualmente é composto por 54% de homens e 46% de mulheres. Admitimos que ainda temos muito a aprender, mas estamos comprometidos com a mudança”, reflete. 

Uma das atitudes da Trinus para equilibrar essa balança se reflete no processo seletivo. “Lançamos em março deste ano um banco de talentos exclusivo para mulheres. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a contratação feminina e fomentar a equidade. Na primeira semana, foram mais de 1200 inscrições”, diz Giovanna. De acordo com a previsão do Fórum Econômico Mundial, divulgada em março de 2021, se não realizarmos esse tipo de iniciativa para acelerar a diversidade dentro das empresas, levaremos mais de 136 anos para chegar à equidade de gênero no mundo.
 

Mas além de aumentar a presença de mulheres no setor corporativo, é preciso dar oportunidade para que elas cresçam e se desenvolvam, criando um ambiente inclusivo e seguro onde se sintam à vontade para expor suas opiniões - e para isso é preciso um mix de ações, ferramentas e, o mais importante: engajamento de todos. Na Trinus, existem iniciativas que envolvem todos os colaboradores e não apenas o público feminino. “Nossas ações internas já destacaram os desafios diários pelos quais passam as mulheres, além de destacar suas conquistas históricas. Rodas de conversa sobre livros também se tornaram uma realidade, e nesses momentos temos uma troca sobre situações que as mulheres enfrentam no espaço profissional”, comenta Dutra.
 

Mulheres na tecnologia

A presença de mulheres no mercado de tecnologia também vem crescendo ano a ano. É o que revela a pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que aponta que a participação feminina na área cresceu 60% nos últimos cinco anos, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil, em 2019. 
 

Além do compromisso de equidade na composição do quadro de contratação da companhia, a Trinus também tem voltado seu olhar ao incentivo da presença de mais mulheres na área da tecnologia. Ela foi patrocinadora do evento Startup Weekend Women, realizado no mês de março. Foram 54 horas de construção de ideias inovadoras, mentoria e troca, contando com a participação de várias colaboradoras da companhia. 
 

No mesmo mês, a Trinus também promoveu o Meetup Women in Tech, com apoio da Odisseia Lab, reunindo mulheres da área de tecnologia para uma roda de conversa na sua sede em Goiânia. “Durante muito tempo a mulher foi deixada de lado em profissões consideradas ‘masculinas’. Estamos aqui para provar que podemos ocupar todos os espaços - e com muita competência”, finaliza Giovanna Dutra.
 

Sobre a Trinus

Primeira landtech do mercado - um novo conceito de Companhia a partir da junção de três mercados já conhecidos: o financeiro (fintech), o imobiliário (proptech) e o legal (lawtech). Atua como uma plataforma tecnológica de serviços imobiliários e serviços financeiros, com a proposta de investir em construtoras e incorporadoras de menor porte e localizadas por todo o país. No último ano, as vendas da Trinus alcançaram a marca de mais de R$1 bilhão de reais em Valor Geral de Vendas (VGV) bruto. Com esse resultado, a Trinus já impactou mais de 38 mil famílias. 

Nenhum comentário