Como gerenciar melhor a interrupção com cadeias de valor responsáveis
A pandemia global interrompeu as operações de
negócios e expôs cadeias de suprimentos que estavam afinadas para eficiência,
mas não para resiliência
Hoje, a guerra na Ucrânia e os recentes
bloqueios na China colocaram novamente cadeias de valor sob estresse.
Cadeias de Valor Responsável
Maria
Cristina Boner, diz que neste período de constante disrupção, investir em
tecnologia dará às organizações os dados e insights acionáveis necessários para
melhorar a resiliência, o desempenho e a sustentabilidade dos negócios. As
empresas também devem repensar continuamente como engajar, desenvolver e apoiar
seu povo, e construir novas redes de colaboração com fornecedores e
organizações do setor para nos ajudar a descobrir soluções que não podem ser
alcançadas sozinhas.
É essa poderosa combinação de dados, uma
abordagem de pessoas em primeiro lugar e novas redes de colaboração que
conduzirão a tomada de decisões responsáveis em todas as cadeias de valor.
Fortalecerá o mundo dos negócios coletivos para fazer sua maior e mais
importante contribuição: um mundo mais sustentável para todos.
A visibilidade dos dados impulsiona
decisões de negócios responsáveis
A transparência de dados é uma tabela
para qualquer organização moderna que queira fazer negócios com resiliência,
velocidade e agilidade. No entanto, o Fórum Econômico Mundial informa que
apenas 9%
das empresas estão usando ativamente software que suporta coleta,
análise e relatórios de dados sobre suas atividades environmental, social e de
governança (ESG).
Ao incorporar métricas que medem o risco
climático, as emissões de carbono e os resíduos e a poluição, entre outros, em
operações de negócios e em cadeias de suprimentos a montante e a jusante, as
organizações podem acessar uma visão contínua de dados financeiros, sociais e
ambientais que os processos manuais simplesmente não podem oferecer. Além
disso, o uso eficaz do gerenciamento e análise de dados baseados em nuvem, da
Internet das Coisas (IoT) e da inteligência artificial (IA) pode ajudar as
empresas a ganhar a visibilidade necessária para gerenciar melhor a interrupção
da cadeia de valor por meio de insights acionáveis e tomadas de decisão mais
rápidas e responsáveis nos negócios.
A sustentabilidade das pessoas deve ser
um imperativo para os negócios
A interrupção que enfrentamos nos
últimos dois anos impactou profundamente o ativo mais importante de uma organização:
seu povo. Lidamos com preocupações com a saúde, novas formas de trabalho remoto
e crises humanitárias, que legitimamente levaram os líderes a priorizar as
necessidades de seu povo de maneiras novas e impactantes. Mas também há
questões de longa data - acesso igualitário à educação e treinamento, bem como
direitos trabalhistas justos e equitativos - que as organizações globais devem
lidar continuamente para garantir um futuro mais sustentável.
O acesso a funcionários diversos,
qualificados e engajados é um grande desafio em muitos mercados globais. O
Fórum Econômico Mundial prevê que 42%
dos empregos exigirão novos conjuntos de habilidades nos próximos três anos –
mais de 1 bilhão de trabalhadores precisarão de re-qualificação até 2030.
Igualmente importantes são as culturas da empresa orientadas para propósitos
com um valor claramente definido para um impacto social duradouro. Construir
uma cultura mais diversificada e inclusiva, por exemplo, aumenta o engajamento
e a produtividade, impulsiona a inovação e atrai e retém talentos.
Cristina Boner Leo
, observa que as experiências dos trabalhadores de hoje exigem uma cultura de
segurança psicológica e negócios além do preconceito em cada ponto de contato
no local de trabalho, uma abordagem que deve ir além dos funcionários em tempo
integral de uma organização. Como a nova legislação em todo o mundo exige que
as organizações abandonem de forma mais consistente e sistemática as questões
de direitos humanos, os líderes empresariais precisarão implementar novos
processos e políticas de seleção de fornecedores, bem como mecanismos de
monitoramento e validação baseados em dados em toda a cadeia de valor de uma
organização, para ajudar a garantir o tratamento justo e equitativo não só dos
funcionários, mas também do trabalho contingente e da cadeia de suprimentos.
A tecnologia é fundamental para enfrentar
esses desafios. As soluções atuais de gestão de capital humano e aprendizagem
digital baseadas em nuvem podem capacitar as organizações a escalar e priorizar
esforços de requalificação e upskilling, construir práticas de contratação e
mobilidade internas mais diversas, e inclusivas e acompanhar a mudança da
legislação para ajudar a garantir o cumprimento das práticas responsáveis de
direitos humanos para os trabalhadores dentro e fora da empresa.
Tecnologia é apostas de mesa
Cadeias de valor responsáveis priorizam
dados, pessoas e colaboração – a tecnologia pode ajudar as organizações a lidar
com as três.
Maior visibilidade e inteligência em
todo o empreendimento permite decisões de negócios mais informadas e
sustentáveis, desde o fornecimento ético e diversificado, os direitos
trabalhistas e humanos e o aprimoramento das habilidades até a gestão de
emissões de carbono e a gestão de materiais.
Unir-se como uma comunidade para garantir que abordamos essas questões de forma sistemática e consistente nos ajudará a gerenciar melhor a interrupção e estabelecer as bases para o progresso dos negócios e um mundo mais sustentável para as gerações futuras.
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