Últimas

Dicas para aliviar os sintomas durante a menopausa

Caracterizada pelo declínio natural da produção de hormônios femininos, a menopausa pode interferir diretamente na qualidade de vida da mulher

Créditos: iStock

A menopausa vem acompanhada de diversos sintomas, além da ausência de menstruação, sendo eles excesso de calor, secura vaginal, dores nas articulações, distúrbios do sono, ressecamento da pele e queda de cabelo. Devido à combinação dos sintomas, algumas mulheres podem desenvolver ansiedade e até depressão.

Apesar disso, as manifestações da menopausa podem ser combatidas facilmente quando em conjunto com a mudança de alguns hábitos. Apresentamos algumas dicas que podem ajudar no alívio desses sintomas:

1.Praticar atividades físicas

Praticar atividade física é extremamente importante durante a menopausa, devido a liberação de endorfina na corrente sanguínea. A endorfina é capaz de fornecer sensação de bem-estar físico e emocional.

2. Alimentar-se bem

Uma alimentação balanceada também ajuda na redução de sintomas da menopausa, sendo recomendado o consumo regular de alimentos como soja e inhame, que possuem estrogênios naturais em sua composição.

3. Tomar bastante água

Para evitar o ressecamento da pele e dos cabelos, ligadas também à aparição de manchas e queda de cabelos, é necessário ingerir bastante água. O líquido vai atuar na hidratação de todo o corpo.

4. Tomar chá de camomila

O chá de camomila tem como principal função diminuir as alterações de humor provenientes da menopausa. Após a ingestão do chá, a mulher é capaz de sentir-se mais calma e relaxada.

5. Reduzir o consumo de café

O café deve ser reduzido por aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, contribuindo para o aumento dos sintomas. Além disso, a bebida possui substâncias que podem reduzir os hormônios calmantes.

6. Procurar um auxílio médico

Por último e com certeza o mais importante, é manter o acompanhamento do seu ginecologista de confiança. Exames podem ajudar a identificar o nível de hormônios e vitaminas do corpo, e em casos de déficit, o médico pode solicitar recuperação suplementar.

Um dos tratamentos naturais mais utilizados para esse período é o fitoterápico produzido a partir de uma raiz nativa do Peru. É comum as pessoas terem dúvidas sobre para que serve a maca peruana, ela ajuda a aliviar os sintomas da menopausa através da reposição de vitamina C, fornecendo mais energia às mulheres nesta fase da vida.

Outro fitoterápico bastante recomendado, é a isoflavona de soja. Ela atua repondo os hormônios que deixam de ser produzidos pelo corpo durante a menopausa. O consumo deste é recomendado nos primeiros meses, até que o corpo se acostume com a inatividade dos ovários.

Nenhum comentário