Como seria a sua vida, se os processos da sua empresa fossem estáveis e previsíveis?
por Edu Bezerra (*)
Edu Bezerra
Divulgação - Literare Books International
Posso afirmar que esta pergunta rondava
a cabeça da maioria dos clientes da Exection antes da contratação, por quê? É
um dos objetivos dos empreendedores e ou diretores de alcançarem o tão sonhado
processo organizacional estável e previsível.
Utopia? Imagine só você alcançar este
processo e parar no tempo? Ah! Agora que está estável e previsível, poderia
descansar um pouco, não! Pelo contrário, agora ficará ainda mais evidente os
pontos a melhorar, onde devemos aplicar novos padrões, novas tecnologias, onde
carece mais treinamento e certamente, você utilizará seu tempo para ações que
legitimamente agregarão valor para a organização.
Imagine só, aplicar melhorias no meio do
caos? Você enxergaria o que realmente está trazendo resultados e efeitos
positivos? Seria como se você estivesse tomando diversos antibióticos
diferentes para combater uma determinada doença e esperando ficar curado de
alguma forma, sem saber qual seria.
Portanto, seguir um método, para ao
menos buscar uma estabilização inicial, com o famoso: “vamos colocar a bola no
chão” e saber onde realmente estão e para onde irão, recomendo que você faça
isto, antes de partir para tomar quaisquer ações drásticas.
Claro que se é necessário tomar um
conjunto de ações para estancar determinadas situações como:
- Ver: Estou gastando mais do que
recebendo.
- Agir: Não precisa pensar duas
vezes em compreender o que é necessário e o que é adiável e ou supérfluo
para o momento;
- Ver: Estamos pagando errado os
nossos fornecedores.
- Agir: Já estanque ao perceber,
pare imediatamente;
- Ver: Identificamos uma
vulnerabilidade no sistema.
- Agir: Chame imediatamente os
responsáveis pela tecnologia;
- Ver: Senti um odor de queimado
em uma determinada máquina.
- Agir: Chame a equipe de
manutenção e avise quem está operando;
- Ver: Recebemos um valor incorreto
do nosso cliente.
- Agir: Converse com o cliente
no mesmo instante para depois não virar uma bola de neve
- Ver: Identifiquei uma praga na
lavoura
- Agir: Chame o agrônomo
responsável imediatamente
Estes tipos de situações acabo
caracterizando como “ver e agir”, ou seja, devemos fazer uma análise rápida
para tomada de ação imediata, ou seja, remediar e depois compreender as causas,
antes que seja tarde.
Agora, só tomem um cuidado com este tipo
de situação, algumas vezes teremos a impressão de que resolvemos, mas não!
Apenas estancamos para que o problema não se alastre e vire algo pior.
Assim que a poeira baixar, um pouco, já
utilize a metodologia do livro “Ouse
ter Sucesso” para que assegure que determinadas situações não
retornem.
Além disto, a metodologia para
impulsionar negócios com foco em processos parte de uma hipótese quer seja ela
algo que já está acontecendo ou até mesmo algo em potencial ou uma situação que
ronda a empresa ou área há um certo tempo.
Com isto, você partirá de um princípio e
ao longo da jornada poderá comprovar ou não se é um fato ou apenas refutá-la, o
que já seria por si só um ganho.
Sempre faço um paralelo com a nossa ida
ao médico, não é exatamente isto que os médicos fazem ao nos pedir diversos
exames? Para comprovar se algo que está sendo relatado, possui relação com
alguma doença e ao constatar, o médico prescreve o melhor tratamento?
E muitos tratamentos, não passam por
mudança de hábitos? Ou seja, você não muda o seu processo, a sua rotina?
Em nossas empresas é a mesma situação,
no entanto, utilizamos uma metodologia de gestão para nos guiar.
Com frequência recebo a seguinte
pergunta: “por onde começo?” Afinal de contas cada empresa deve estar em um
determinado momento não é mesmo?
Compartilho abaixo a forma que faço para
iniciar a melhoria de processos:
- Compreendo quais são os
produtos e ou serviços que ofereço para os meus clientes;
- Entrevisto os meus clientes
compreendendo as reais expectativas perante o que ofereço;
- Afinal de contas, eu tenho que
atender e superá-las não é mesmo? Parece simples e óbvio, mas deixo aqui
a provocação: “quando foi a última vez que você perguntou para o seu
cliente, qual é a expectativa dele perante o seu produto e ou serviço?”
- Neste momento compreendo se
tenho os indicadores e ou medições que comprovam que estou atendendo ou
não;
- E, Eureca! Muitas vezes já
descubro o meu ponto de partida, por não estar dentro do que os meus
clientes esperam.
Simples, não é mesmo? É com esta
simplicidade que explico no meu novo livro “Ouse
ter Sucesso”, como reuni diversas ferramentas práticas de gestão
que realmente deram certo em mais de 250 empresas e alcancei o sonho de
compartilhar com mais empresas este conhecimento para que você consiga alcançar
e superar as expectativas dos seus clientes externos e interno, com processos
cada vez mais estruturados e preparados para o crescimento, da empresa e
principalmente das pessoas.
(*) Edu Bezerra - Fundador da Exection Impulsionadora de Negócios, especialista em desenvolver a governança operacional nas organizações, focada em resultados e melhoria de processos, atua nesta área desde 1999. Colunista e mentor Endeavor. Escritor e palestrante. Já exerceu cargos executivos, trabalhou em consultorias como Falconi e TOTVS. Planejou e executou projetos de impulsão de negócios em mais de 200 empresas de diversos segmentos e tamanhos, possuindo destaques para: agronegócios, securitizadoras, fidcs, e-commerce, manufatura, energia, bancos, saúde, logística, tecnologia, comunicação e mídia, entretenimento, luxo, educação, turismo e automotivo. Graduado em engenharia de produção (FEI), CBA em Finanças (Insper), cursos de especializações em vendas Spin Selling®, estatística black belt (Falconi).
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