Investimento em publicidade digital atingiu mais de R$ 30 bilhões em 2021, aponta estudo do IAB Brasil
Segundo o Digital AdSpend 2021, crescimento é
de 27% em relação a 2022; 15 dos 26 setores pesquisados correspondem a 94% da
soma direcionada à publicidade digital e três deles - serviços (26%), comércio
(24%) e financeiro (9%) - concentram mais da metade do montante investido no ano
passado
São Paulo, 30 de junho de 2022 – O IAB
Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no País,
lançou o Digital AdSpend
2021. Segundo o estudo, realizado em parceria com a Kantar IBOPE Media,
foram investidos R$ 30,2 bilhões em publicidade digital no último ano, um
aumento de 27% em relação ao ano anterior (R$ 23,7 bilhões em 2020). O
relatório completo foi apresentado em primeira mão aos participantes do AdTech & Branding 2022,
evento que reuniu nesta semana profissionais do mercado de publicidade digital
brasileiro e trouxe as principais tendências e questões da atualidade para o
setor.
O estudo também revela que mais da
metade do total do investimento publicitário no digital em 2021 se destinou às
plataformas de mídias sociais (54%) – o que se reflete também na participação
de dispositivos móveis, que representaram 76% do share de devices.
Em relação aos formatos, 37% dos investimentos foram direcionados a vídeos, 33%
a imagens (soma dos formatos display como banners, headers, gifs e etc) e 30% a
search (sites de
busca).
“Os dados do Digital AdSpend são uma
importante referência para orientar o planejamento, as mudanças e as inovações
dentro das empresas. Com a visão setorial que passamos a trazer desde 2020, o
relatório evoluiu, ficou ainda mais robusto e estratégico. Além disso, a partir
dos dados de 2021, começamos a construir uma base histórica para acompanhamento
da evolução e movimentação deste investimento entre formatos, dispositivos e
setores ano a ano”, diz Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
Rankings de setores
O Digital AdSpend 2021 aponta que 15 dos
26 setores pesquisados correspondem a 94% do total de investimento em
publicidade digital no ano passado. E dois destes setores – serviços (26%),
comércio (24%) – concentraram metade do investimento total do período
analisado. Negócios como financeiro (9%), telecomunicações (7%), eletrônicos
(6%) e mídia (5%) também se destacam em participação do aporte.
Somados, os demais setores – cultura,
lazer, esporte e turismo; imobiliário, higiene pessoal e beleza; alimentos;
vestuário e acessórios; bebidas; automotivo; farmacêutico; administração
pública e social; minas e energia; casa e decoração; construção e acabamento;
higiene doméstica; industrial; pet; agropecuária; brinquedos; escritório e
papelaria; jogos e apostas e multissetorial – representam 23% do total de
investimento em publicidade digital em 2021.
Crescimento do número de anunciantes
digitais
O estudo Digital AdSpend também revela
que entre 2020 e 2021 o número de anunciantes que passou a investir em canais
digitais cresceu 30%. Isto significa mais oportunidades de prospecção para
agências, publishers e plataformas. Além disso, o surgimento de anunciantes
traz ainda mais dinamismo com novos entrantes de diversos setores. O setor de
casa e decoração, por exemplo, teve 83% mais anunciantes em 2021 do que no ano
anterior. Este crescimento no número de anunciantes digitais também ocorreu nos
setores de bens e serviços industriais (79%), minas e energia (69%), construção
(59%), telecomunicações (53%), comércio (47%), escritório e papelaria (46%),
higiene e beleza (42%) e higiene doméstica (41%).
Alta participação do Digital
Em 2021, o Digital recebeu mais de 50% das verbas
totais de mídia de sete setores econômicos: vestuário e acessórios (74%);
eletrônicos e informática (74%); cultura, lazer, esporte e turismo (63%);
imobiliário (63%); serviços (56%); comércio (55%); e mídia (53%).
Top setores em investimento por formato
O estudo Digital AdSpend 2021 mostra que
os setores que mais investiram em search
(busca), em valores absolutos, foram comércio (R$ 4,2 bi), serviços
(R$ 1,7 bi), eletrônicos e informática (R$ 590 mi), financeiro (R$ 386 mi) e
turismo (R$ 339 mi). Estes cinco setores representam 66% do investimento em search.
Já em imagem, os setores que mais
fizeram aporte nesse formato, em valores absolutos, foram serviços (R$ 2,9 bi),
comércio (R$ 1,7 bi), financeiro (R$ 1,3 bi), telecomunicações (R$ 933 mi) e
mídia (R$ 808 mi). Juntos, estes cinco setores representam 83% do investimento
nos formatos de imagem.
Em vídeo, os top 5 em investimentos, em
valores absolutos, nesse formato, foram os setores de serviços (R$ 3,1 bi),
comércio (R$ 1,2 bi), financeiro (R$ 866 mi), telecomunicações (R$ 790 mi) e
eletrônicos e informática (R$ 555 mi) – juntos, estes setores representam 68%
do investimento no formato.
Metodologia
O Digital AdSpend traz uma visão
estratégica dos investimentos em mídia digital no País, considerando visões
setoriais e expectativas para os próximos períodos. O estudo considera
projeções e calibrações de CPM médio para estimar o investimento publicitário
nas plataformas não apresentadas na cobertura. São mais de 1.600 sites e
portais cobertos nos formatos banner, vídeo, desktop e mobile. Em search, o relatório
considera o maior e referência dos buscadores, o Google. Quanto às redes
sociais, os dados reportados consideram Facebook Mobile App, YouTube Desktop,
YouTube Mobile Browser e YouTube Mobile App.
A captura é realizada de forma híbrida, contando com um painel humano e por meio de robôs capazes de coletar campanhas diretas e programáticas que entram em todos os sites e portais da cobertura Kantar IBOPE Media, coletando os anúncios disponíveis. A publicidade de todos os meios é classificada e harmonizada de acordo com a taxonomia e estrutura de marcas da companhia referência no mercado, que permite uma visão holística e estratégica do mercado para análise multimeios. A versão completa do estudo Digital AdSpend 2021 pode ser acessada pelo link: https://iabbrasil.com.br/pesquisa-digital-adspend-2021/.
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