Trabalhadores preferem continuar em home office para driblar as altas dos combustíveis
Pesquisa mostra que mais de 50% dos brasileiros
preferem continuar trabalhando de casa e economizar o dinheiro gasto com
combustível
Se a pandemia da Covid-19 levou muitas empresas a colocarem seus
colaboradores em home office, acelerando uma tendência que já vinha tomando
corpo no mundo corporativo, com as flexibilizações, muitos trabalhadores
tiveram a opção de voltar para trabalhar onsite
(na própria empresa), retomando uma rotina mais “normal”.
Porém, um outro fator inesperado acabou influenciando a decisão:
a alta dos combustíveis. Não é novidade que no último ano o preço da gasolina e
do álcool dispararam nos postos de gasolina, chegando à casa dos R$8,00/litro,
e isso fez com que muitos funcionários postergassem a volta aos escritórios e
continuassem no home office. Segundo uma pesquisa da OnePoll, em parceria com a
Citrix Systems, 54% dos colaboradores preferem ficar trabalhando de casa para
evitar os altos gastos com combustível. Nos Estados Unidos, o número chega a
ser maior, com 57%.
“As empresas e os trabalhadores aprenderam nos últimos anos como
tornar o home office eficaz e funcional, já que não havia outra solução e, no
fim das contas, viu-se que não era um bicho de sete cabeças. Com essa mudança
de cultura, começou-se a pesar na balança vários outros custos-benefícios, e
com os preços exorbitantes da gasolina, a economia em trabalhar de casa é
representativa”, diz Daniela Velez, gerente de Recursos Humanos na Run2biz,
empresa de tecnologia da informação (TI) que desenvolve soluções para gestão de
serviços e hiperautomação e que recentemente obteve certificação GPTW (Great
Place To Work), com altíssimo nível de satisfação de seus colaboradores.
Daniela Velez
Daniela conta que, na
Run2biz, 95% dos funcionários trabalham remotamente, o que já coloca a empresa
dentro da nova realidade. Além de economizar o dinheiro do combustível,
corta-se a necessidade de enfrentar o trânsito todo dia, o que torna o período
mais produtivo e reduz o nível de estresse dos funcionários.
Como a empresa já tinha
se reestruturado durante a pandemia, e entendeu que mais importante do que
obrigar os funcionários a estarem dentro do escritório é manter a satisfação e
motivação deles, a Run2biz continuou apostando nessa estratégia e notou que a
produtividade na verdade aumentou.
E essa filosofia segue
a premissa da própria empresa, que busca, com seus serviços, tornar os
processos de gestão de empresas de TI mais simples e eficientes, atacando os
problemas, ao invés de criar rotinas engessadas que comprometam também a
produtividade de seus clientes.
“Mostrar que nos
preocupamos com nossa equipe é uma forma de mantê-la engajada nos trabalhos.
Com organização e planejamento, conseguimos alcançar bons resultados e aí todos
ganham com uma rotina mais leve e mais interessante, além da economia nas
despesas com transporte e combustível”, reforça a gerente de Recursos Humanos.
Saiba mais
A Run2biz tem como propósito, ao aplicar tecnologia para tornar processos mais eficientes, facilitar a gestão de serviços para empresas que querem sobreviver à evolução do mercado. Clique aqui e conheça o 4Biz Service Management – a plataforma de ESM & ITSM desenvolvida pela Run2biz.
Nenhum comentário