A minha equipe desaprendeu os processos presenciais, e agora?
por Edu Bezerra (*)
Recentemente fui a uma padaria e pedi
uma crepioca. A atendente olhou para mim como se tivesse falado um palavrão.
Repeti o pedido meio envergonhado, mas repeti. Ela continuou com um ponto de
interrogação estampado na face. Acabei apontando para o cardápio, percebi que
ela olhou para a figura que estava ao lado da palavra e anotou em um papel um
código.
Passaram-se então 45 minutos e, a cada
5, um atendente que estava do lado da primeira ficava me olhando ao longe, até
que eu não aguentei e fui conversar com ela novamente, com isto me pediu para
falar com a pessoa que estava controlando a chapa.
A pessoa olhou para mim e disse: “acabei
de receber o seu pedido e estou fazendo, me desculpe”.
Passaram-se mais 5 minutos e, enfim,
saiu a tal da crepioca. Neste ponto eu já estava quase desistindo, inclusive de
comer.
Terminou a saga? Claro que não. Segui
com o prato para pesar a crepioca, adivinha? A pessoa que estava controlando a
balança não sabia o código para lançar no sistema, saiu e foi perguntar para a
primeira atendente, que pegou o cardápio e entregou para ele.
Ao digitar, notou que a tara do prato
estava errada, porque deu um valor absurdo. Agora, como faz para modificar a
tara na balança?
Chamou uma outra pessoa para ensiná-lo.
Por um instante até esqueci o que iria
comer, observando as reações das pessoas, o processo desestruturado, o cliente
em segundo plano e pensei: “isto é mais comum do que as pessoas imaginam”
retomar um negócio, mesmo que menor, sem processos e procedimentos definidos e
o mais agravante, sem treinar a equipe.
Neste mesmo dia, fui me hospedar em um
hotel próximo da empresa do meu cliente e o que aconteceu?
Percebi que o atendente era novo, logo
me perguntou: “é a primeira vez que o senhor se hospeda conosco?”. Eu já me
hospedo há pelo menos 1 ano, mas sejamos tranquilos: “já sou hóspede”. Com isto
me perguntou o meu CPF, após dizê-lo, não encontrava o meu nome e disse que
teria que fazer um novo cadastro.
Me perguntou há quanto tempo que não
retorno e, ao falar, notei que ele franziu a sobrancelha, ou seja, não estava
compreendendo por que não encontrou o meu cadastro.
De repente, como um passe de mágica o
meu cadastro apareceu. “O senhor possui reserva em seu nome?”. Eu respondo com
a maior paciência do mundo: “sim possuo”. Imaginem só, eu havia acordado às 4h
da manhã, peguei estrada por seis horas seguidas, cheguei no meu cliente e
trabalhei no projeto até às 19h. Fui jantar na padaria mencionada acima e
estava por volta das 20h30 no hotel. Será que eu estava cansado?
O atendente não encontrava a minha
reserva. Por sorte, passou um outro rapaz que sempre me atendeu e me
cumprimentou: “como está sr. Eduardo? Posso ajudá-lo em algo? A sua reserva já
está aqui, bem como o número do seu quarto conforme solicitado”.
O primeiro atendente ficou sem saber o
que falar.
Independentemente do tamanho da sua
empresa, inconsistências como as que mencionei podem estar acontecendo
exatamente agora e não chegam até os seus ouvidos ou quando chegam a dimensão
do problema já deve estar tão grande que agora será muito mais custoso do que
ter pessoas bem treinadas, processos alinhados e tecnologia adotada para
facilitar a vida de todos.
No meu livro “Ouse ter Sucesso”
compartilho uma metodologia que adotei e continuamente adoto nas empresas,
melhorando a cada momento as ferramentas de gestão e formas de aplicabilidade
para que você se torne um impulsionador de negócios, evitando situações
similares no dia a dia da sua empresa ou da sua área ou departamento.
(*) Edu Bezerra - Fundador da Exection Impulsionadora de Negócios, especialista em desenvolver a governança operacional nas organizações, focada em resultados e melhoria de processos, atua nesta área desde 1999. Graduado em engenharia de produção (FEI), CBA em Finanças (Insper), cursos de especializações em vendas Spin Selling®, estatística black belt (Falconi). Colunista e mentor Endeavor. Palestrante. Exerceu cargos executivos, trabalhou em consultorias como Falconi e TOTVS. Planejou e executou projetos de impulsão de negócios em mais de 200 empresas de diversos segmentos e tamanhos, possuindo destaques para: agronegócios, securitizadoras, fidcs, e-commerce, manufatura, energia, bancos, saúde, logística, tecnologia, comunicação e mídia, entretenimento, luxo, educação, turismo e automotivo. Autor do livro “Ouse ter sucesso”, pela Literare Books International.
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