Zappts lança primeira solução Open Insurance do Brasil
Produto é desenvolvido para que as seguradoras
possam se adequar à fase 2 do Open Insurance, etapa de consentimento de dados
dos clientes
A Zappts, empresa de
tecnologia que busca desenvolver soluções digitais para grandes marcas, anuncia
a primeira solução Open Insurance do Brasil. O lançamento é tido como o
primeiro passo para que as seguradoras consigam se adaptar ao processo de
transição exigido pela nova regulamentação, de forma rápida e segura, e estejam
prontas para atender os seus clientes dentro do prazo estabelecido.
O produto Open Insurance da
Zappts é focado na jornada de experiência digital do usuário para que as
seguradoras possam coletar o consentimento dos clientes quanto ao
compartilhamento de dados. Ou seja, é um produto que, a partir da experiência e
jornada digital, feita através de um aplicativo web responsivo e customizável,
permite o encurtamento da jornada de adequação das seguradoras no Open
Insurance.
Rafael Tiba, CEO da Zappts,
explica que produto foi desenvolvido especialmente para atender o normativo N°
415/2021 da Susep CNSP, que trata exclusivamente do Open Insurance: “Estudamos
o normativo e experiências do Open Banking para trazer uma solução que permite
que toda a jornada de consentimento de compartilhamento de dados seja feita de
maneira legal, proporcionando ao usuário final uma experiência simples e fácil
de usar”, comenta.
A chegada do Open Insurance
promete transformar o mercado de seguros no Brasil. Dividida em três fases, o
setor já começou a se adequar às mudanças presentes e futuras, sendo a
principal mudança contida no novo Sistema de Seguros Aberto, que permite aos
consumidores a possibilidade de compartilharem suas informações com diferentes
empresas autorizadas pela Susep.
A partir do lançamento, o
usuário final pode, a qualquer momento, editar de maneira simples quais são os
dados compartilhados com as seguradoras, trazendo assim praticidade e
transparência na relação seguro-segurado.
Além disso, a solução da
Zappts também está 100% alinhada às novas demandas propostas na Lei Geral de
Proteção de Dados (LGPD) e no Manual de Identidade Visual desenvolvido pela
SUSEP, órgão regulador do setor de seguros.
“Largada” com o primeiro
produto Open Insurance do Brasil
Até o momento, a Zappts é a
única empresa do país a se manifestar com um produto pronto para esse tema.
Qualquer seguradora já pode verificá-lo, inclusive, solicitar o seu uso
imediato.
Rafael Tiba reconhece que,
provavelmente, outras empresas possam desenvolver produtos similares nos
próximos meses, porém acredita que a Zappts possui uma equipe qualificada para
tratar do assunto: “Devemos observar outros players apresentando soluções muito
próximas a nossa, até porque somos os primeiros a lançar isso no mercado, é
natural, mas dificilmente terão todo o know-how do setor que nós temos e os
desafios do open insurance que aprendemos a como superar”, ressalta.
O produto segue, desde o
princípio, as diretrizes de usabilidade que garantem que os clientes das
seguradoras tenham uma boa experiência na plataforma, assim como as seguradoras
consigam rapidamente se adequar à legislação .
Construção e investimentos
no produto Open Insurance
A motivação da Zappts ao
criar o seu próprio produto Open Insurance foi propiciar aos clientes, uma
solução prática e de rápida implementação da legislação, de modo que eles
pudessem cumprir os prazos da regulamentação, garantindo que seus usuários
tivessem a melhor experiência digital com o compartilhamento de dados.
Rafael Tiba comenta que, por
conta da empresa ter em seu portfólio clientes do setor de seguros, e
precisarem constantemente estudar sobre os “opens” (banking, insurance, health,
etc) foi possível desenvolver o produto Open Insurance em pouco tempo.
Segundo o CEO, o
desenvolvimento do produto Open Insurance foi feito em quatro etapas:
- Estudo do tema (pesquisas
nacionais e internacionais, alinhamentos atrelados reuniões com a SUSEP
para desenvolver o produto mais adequado;
- Mapeamento da jornada do
usuário no sistema “open”;
- Desenho da solução da
experiência do usuário;
- Desenvolvimento e testes do
produto, feito em apenas dois meses.
Fases do Open Insurance
I - Open Data
A primeira fase, que teve
início em 15 de dezembro de 2021 e se estende até 30 de junho de 2022, inicia o
compartilhamento de dados públicos das seguradoras, como canais de atendimento
e produtos disponíveis para seus clientes.
II - Compartilhamento de dados
pessoais
A segunda fase, que tem
início em setembro deste ano e vai até junho de 2023, consiste no
compartilhamento de dados pessoais por parte dos clientes, como: cadastro de
usuários, movimentação dos clientes em relação ao produto e os registros de dispositivos
eletrônicos.
III - Serviços
Por fim, a terceira fase que
terá início em dezembro de 2022 e será finalizada em junho de 2023, tornará
efetivados os serviços do Open Insurance, como acesso às modificações
necessárias, resgate, portabilidade, aviso de sinistro, entre outros.
Sobre a
Zappts
Há 7 anos no mercado, a Zappts realiza a aceleração digital de grandes marcas como a Porto Seguro, Getnet, BTG Pactual, Cateno, Ambev, Multilaser, Ultragaz, C&A e Burguer King, entre outras. Com foco no desenvolvimento de software, especialmente em Front-end, UX Design, Quality Assurance e Gestão de Ambientes Cloud atua no planejamento, gestão e operação de serviços de desenvolvimento de soluções digitais corporativas, gestão de ambientes e transferência de conhecimento por meio da tecnologia da informação. Referência na criação de experiências digitais para os usuários, além de desenvolver soluções inovadoras e rápidas, a empresa atua em modelo 100% remoto, com equipes distribuídas em mais de 18 estados do Brasil. Saiba mais em: https://www.zappts.com.br/
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