Últimas

INFLAÇÃO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO DEVE CRESCER 0,27% EM JUNHO EM COMPARAÇÃO A MAIO, ENQUANTO O ACUMULADO DO SEMESTRE MANTEVE ESTABILIDADE

E-Flation, Índice de Inflação na Internet, mostra alta de preços em 21 categorias analisadas, lideradas por notebooks, panelas elétricas, bicicletas e lavadora de roupas

 

São Paulo, 8 de julho de 2022 – O Índice de Inflação na Internet (E-Flation), que mede a variação de preços dos produtos comprados virtualmente, deve crescer 0,27% em junho, de acordo com pesquisa realizada pelo IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo. No acumulado dos últimos seis meses, o índice deve manter estabilidade. O indicador ajuda na identificação do poder de compra do consumidor no ambiente digital, além de indicar tendências e cenários de mercado.

 

“Apesar das alterações bastante significativas mês a mês nos últimos seis exercícios, os preços na internet ficaram praticamente estáveis no acumulado do semestre, ou seja, uma variação positiva de apenas 0,8%. No mesmo período, apenas como referência, pois se trata de uma outra cesta de bens, o IPCA cresceu 5,5%”, analisa Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

 

Enquanto nos meses de janeiro e fevereiro, o E-Flation cresceu acima do IPCA, alcançando alta de 1,72% e 2,71% ante 0,54% e 1,1%, respectivamente, nos meses de março, abril e maio registrou queda de 0,57%, 1,3% e 1,92% contra alta do IPCA de 1,62%, 1,6% e 0,47% nos mesmos períodos.

 

Em junho, as maiores altas foram nos preços de notebooks, com aumento de 6,54%; panelas elétricas, com 2,92%; bicicletas, com 2,76%; e lavadora de roupas, com 2,61%. Os itens que apresentaram menor variação de preço foram TVs, com queda de 3,58%; geladeiras, com baixa de 3,17%; fones de ouvidos, com 2,75%; e micro-ondas, com 1,63%. A única categoria a se manter estável no mês foi a de calçados. O IBEVAR coletou informações de preços dos produtos mais vendidos no ambiente digital em 35 categorias.

 

O E-Flation de junho mostrou uma mudança de cenário em comparação ao mês anterior, quando o índice registrou queda de 1,92%.

 

Confira a variação em todas as categorias analisadas:

 

·         Notebooks: 6,54%

·         Panela elétrica: 2,92%

·         Bicicletas: 2,76%

·         Lavadora de roupas: 2,61%

·         Tabletes: 2,59%

·         Guarda-roupas: 2,41%

·         Ar condicionado: 2,12%

·          Drones: 1,81%

·         Cafeteira elétrica: 1,54%

·         Bicicleta ergométrica: 1,47

·         Camisetas: 1,28%

·         Tênis: 1,17%

·         Chuteiras: 1,11%

·         Camisa de time: 1,7%

·         Sofás: 1,1%

·         Ventiladores: 0,72%

·         Consoles de vídeo games: 0,64%

·         Fogões: 0,63%

·         Impressoras: 0,60%

·         Jogos PS4: 0,21%

·         Impressoras: 0,06%

·         Celulares: 0,02%

·         Calçados: 0,0%

·         Computador: -0,089%

·         Jogos X-box One: -0,13%

·         Cama: -0,30%

·         Jogos Nintendo: -0,43%

·         Jogos X-box 360: -0,58%

·         Aspirador de pó: -0,83%

·         Home Theater: -0,86%

·         Botas: -1,53%

·         Esteira Ergométrica: -1,54%

·         Micro-ondas: -1,63%

·         Fone de ouvido: -2,75%

·         Geladeira: -3,17%

·         Tvs: -3,58

 

Para a realização do E-Flation é utilizado um conjunto relevante de produtos comercializados recorrentemente na internet. Os dados são capturados na rede e analisados com base em algoritmos especialmente construídos para essa finalidade e disponíveis na V+, plataforma de dados quantitativos do Varejo.

 

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.

Nenhum comentário