Rede de franquia aposta em customer success para crescimento de seus franqueados
“O franqueado é um dos principais pilares para
o sucesso da rede”, afirma Cássia Ban, CEO da SuperGeeks
Na contramão de diversos
setores econômicos, o mercado de franquias continua mostrando crescendo ao
longo dos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as
redes mantiveram seus planos de expansão e um crescimento de 8,8% em
faturamento no 1º trimestre de 2022, com uma receita de R$ 43,380 bilhões.
Entretanto, apenas por meio
de iniciativas concretas e apoio da franqueadora, o franqueado pode desenvolver
competências características de grandes líderes e ter uma rede de êxito.
Durante o período de pandemia, por exemplo, mas não somente nele, o trabalho
colaborativo foi bastante importante para manter o negócio lucrativo.
Um exemplo de franqueadora
de sucesso é a rede SuperGeeks, da Cássia Ban, CEO da marca, que afirma que o
franqueado é um dos principais pilares para o sucesso da rede. “Ele é quem se
comunica diretamente com o cliente e representa a marca. Dessa forma, é
importante que conheça os procedimentos e possa manter uma conversa constante
com a franqueadora”.
Cássia ressalva que, desde o
momento em que o franqueado é inserido na rede, ele tem acesso a uma base de
dados com procedimentos, orientações e ferramentas que podem auxiliá-lo no dia
a dia, até que faça o treinamento de gestão. “Há uma troca de informações muito
importante, permitindo com que ele se sinta parte da família SuperGeeks e
também acolhido, afinal, ele também tem muito a agregar no negócio”.
Além disso, semanalmente
eles desenvolvem um encontro virtual com a rede franqueada, com temas diversos
e relevantes para a atuação da unidade. “Quando necessário, também é possível
agendar treinamentos específicos individuais. Para nós, quanto mais treinada a
pessoa está, mais fácil será lidar com as demandas do dia a dia, bem como para
enfrentar situações desafiadoras”.
A rede também trabalha com o
método de “concentração de boas práticas”, que de acordo com a CEO da
SuperGeeks, “foi um método sugerido por um dos franqueados. Buscamos uma
política de cooperação entre as unidades. Isso cria uma força na rede e troca
de informações relevantes. Muitas vezes, algo simples demonstrado em um
treinamento pode causar grandes impactos, como a mudança de um atendimento ou a
forma de enviar um e-mail”, explica.
O último estudo da ABF mostrou
também que houve um avanço das operações no formato de franquias Home Based.
Enquanto em 2020, as franquias Home Based representavam 7,1% do total das
unidades das redes pesquisadas, no ano seguinte eram 10,3% e em 2022 subiram
para 14,8%.
Em 2021, o Desenvolvedor de
Software, Marcus Vinicius, de São José – Santa
Catarina, também decidiu virar um franqueado da SuperGeeks, entretanto,
na modalidade Home Based. “Com a SuperGeeks o
processo sempre foi muito claro a respeito das diversas dúvidas do modelo de
negócio que surgiram durante as conversas. Os principais diferencias da
SuperGeeks são os conteúdos e a metodologia, que torna temas bastantes
complexos de nível superior, fáceis de assimilar por crianças e adolescentes”,
enfatiza.
Cases assim, só vem provar
que, quanto melhor o produto e/ou serviço que uma empresa oferece, maiores são
as chances de lucrar com ele. E no mercado de franquias, o cliente pode virar
um grande parceiro de negócios.
Sobre a SuperGeeks
Fundada em 2014, a
SuperGeeks é a primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças
e adolescentes do Brasil. Seu objetivo é ensinar ciência da computação de
maneira divertida e criativa para crianças, estimulando a formação de
programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas
consumidores. Com mais de 4 mil alunos, a SuperGeeks leciona para crianças
entre 05 a 17 anos, a ciência da computação, e acredita que a programação é
essencial para o processo de aprendizagem.
Com mais de
40 unidades em operação no país, a marca conta com projeto de expansão também
para outros países, como Portugal, Estados Unidos, Japão e regiões de língua
espanhola. O
Investimento inicial é a partir de R$ 9 mil, com faturamento médio mensal (estimado)
a partir de R$ 20 mil.
Quer saber mais? Acesse: http://supergeeks.com.br
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