Dia Internacional da Superdotação: conheça três características fundamentais das pessoas superdotadas
Fotos: Divulgação / MF Press Global
O
dia 10 de agosto é marcado pela celebração do Dia Mundial da Superdotação.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial
possui essa característica. Baseado nisso, a neuropsicóloga Dra Roselene
Espírito Santo Wagner junto com o PhD Neurocientista Dr. Fabiano de Abreu
Agrela mencionaram as três características fundamentais da superdotação.
Conforme
ela, a neurodiversidade aponta que a superdotação é o conceito usado para
classificar pessoas que apresentam um alto nível de inteligência em uma ou mais
áreas de interesse.
"Eu
cito que estas três características são fundamentais para a detectar a
superdotação: a capacidade acima da média (velocidade de processar informação e
encontrar soluções), criatividade (curiosidade de buscar informações diferentes
propondo soluções originais e inusitadas) e o comprometimento com a tarefa
(engajamento e persistência para concluir o que começa)", mencionou.
Ainda
conforme a especialista, que também é PhD em neurociência, crianças
superdotadas possuem também alguns traços marcantes e que podem ajudar na
identificação: rapidez na aprendizagem; facilidade para abstração, associações,
análise e síntese, generalizações; leitura voraz e vocabulário avançado;
flexibilidade de pensamento; produção criativa; capacidade de julgamento;
habilidade para resolver problemas com soluções próprias; memória e compreensão
incomuns das situações vividas; independência de pensamento; talentos
específicos, como esportes, música, artes, dança, informática; muita
curiosidade; senso crítico exacerbado; senso de humor desenvolvido;
comportamento cooperativo; sensibilidade e empatia ao se comunicar; habilidade no
trato com as pessoas; autoconsciência; liderança; interesse por assuntos novos
e por várias atividades ao mesmo tempo; concentração prolongada em atividades
de interesse; aborrecimento com a rotina; gosto por desafios e persistência e
adaptabilidade perante dificuldades inesperadas.
"Crianças
portadoras de superdotação e/ou altas habilidades, carregam o estigma de que
nascem sabendo tudo, nunca erram, não precisam de estímulo, tempo, empenho.
Isso não representa a realidade. Elas precisam sim de estímulo, investimento de
tempo e deificação aos estudos. De acordo com a Teoria das Inteligências
Múltiplas de Gardner (1994, 1999), a pessoa com altas habilidades (PAH)
apresenta um desempenho excepcional em uma ou mais áreas do potencial humano
como: inteligência espacial, corporal, musical, linguística, lógica,
interpessoal, Intrapessoal e naturalista", completou.
Dra
Leninha, como é mais conhecida, também informou que outras características
podem indicar alto potencial de que crianças possuam superdotação. "Capacidade
inicial de ler, aprender e compreender as coisas rapidamente, ficar
intensamente absorvido em tópicos de interesse, ao mesmo tempo em que fica
alheio aos eventos ao redor, observação aguçada, curiosidade e tendência a
fazer perguntas, desenvolvimento precoce de habilidades motoras (por exemplo,
equilíbrio, coordenação e movimento), capacidade de pensar abstratamente,
mostrando sinais de criatividade e inventividade, encontra alegria em descobrir
novos interesses ou apreender novos conceitos, uso inicial de vocabulário
avançado, retenção de variedade de informações, mostra independência, auto
suficiência e responsabilidade na realização de tarefas e capacidade de
visualizar situações de perspectivas variadas e explorar abordagens
alternativas", disse.
Ainda
conforme a especialista, a superdotação portanto é o potencial elevado em
qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual,
acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada
criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em
áreas de seu interesse, habilidades gerais ou específicas acima da média,
elevados níveis de comprometimento com a tarefa e também de criatividade. As
crianças superdotadas e talentosas são aquelas que possuem ou são capazes de
desenvolver estes conjuntos de traços e que os aplicam a qualquer área
potencialmente valiosa do desempenho humano.
"Se
você identificou essas características em seu filho(a), busque ajuda
profissional adequada, pois através de Testes Psicológicos e Neuropsicológicos
fidedignos, você poderá ter a confirmação e portanto encontrar a melhor maneira
de ajudar seu filho com o melhor método de estudo e direcionamento
multidisciplinar", alertou.
Sobre
Dra Roselene Espírito Santo Wagner
Também
conhecida como Dra. Leninha, Roselene Espírito Santo Wagner é PhD em Neurociências, Dra
em Psicologia, Mestre em Psicanálise e Neuropsicóloga especialista no
tratamento de diversos transtornos, além de ser habilitada para aplicação de
testes psicométricos reconhecidos mundialmente.
Dra. Leninha tem participação em diversos programas de rádio e televisão, assim como periódicos e revistas nacionais e internacionais.
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