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Lucro bruto ajustado do TC cresce 10% e chega a quase R$ 16 milhões no 2º tri de 2022

Com foco em mudar a história do mercado financeiro do Brasil, companhia reporta resultados promissores e investimentos focados em consolidar-se como uma plataforma one-stop-shop para todos os investidores

Divulgação/TC

São Paulo, 10 de agosto de 2022 – O TC, plataforma de educação financeira, análise de dados e inteligência do mercado de capitais, anuncia os seus resultados relativos ao segundo trimestre de 2022 (2T22). No período, a empresa reportou receita líquida de R$ 23,8 milhões, alta de 2,4% se comparado ao mesmo período de 2021 (2T21). O lucro bruto ajustado apresentou crescimento de 10% ante o primeiro trimestre de 2022 (1T22), totalizando R$ 15,8 milhões, assim como a margem bruta ajustada (66,3%), que apontou alta de 9,9 pontos percentuais (p.p.). Já o número de usuários cadastrados também apresentou evolução, chegando a 693 mil ao final de junho de 2022, valor 38% superior em relação ao 2T21.

Em julho de 2022, a empresa comemorou um ano do seu IPO. Segundo Pedro Albuquerque, CEO do TC, o feito só reforçou o propósito de mudar a história do mercado financeiro do país. “Continuamos com essa mesma vibração, alçando novos patamares por meio de um ecossistema cada vez mais completo e com a nossa comunidade no centro de tudo. Além disso, seguimos trabalhando com a diversificação dos nossos produtos para expandir o segmento B2B, ampliando os caminhos para um sólido crescimento”, celebra.

No 2T22, o TC apresentou resultado financeiro de R$ 11,1 milhões, revertendo prejuízo de R$ 9,4 milhões no 1T22. O resultado positivo se deu principalmente pela marcação a mercado dos derivativos, em conjunto com rendimentos sobre o caixa aplicado. A receita recorrente total da companhia atingiu R$ 24,8 milhões no 2T22, alta de 5,8% na comparação com o mesmo período de 2021.

Tratando-se das receitas advindas de clientes institucionais (B2B), houve um crescimento de 4,9% no período, representando, assim, 26,3% da receita total recorrente. O desempenho do segmento B2B da empresa segue cada vez mais representativo no que diz respeito à composição da receita bruta, em R$ 26,6 milhões. No 2T22, as receitas provenientes de clientes institucionais somavam 29% da composição total, um crescimento de 25,0 p.p. em um ano.

O 2T22 trouxe algumas novidades à plataforma, como a possibilidade de execução de ordens de criptos in app, já disponível para todos os usuários por meio da parceria com o Mercado Bitcoin. Também houve o lançamento da ferramenta Quant, uma inteligência capaz de rastrear automaticamente as oportunidades da bolsa com base em padrões identificados em modelos matemáticos e estatísticos observados nos dados do mercado. Em fase de testes, há o copy trading, pelo qual o usuário pode replicar uma negociação com base em uma ideia de investimento compartilhada na plataforma; e o programa de recompensas para contribuidores, a fim de incentivar maior engajamento dos usuários na plataforma, produzindo mais conteúdos e cada vez mais qualificados.

O CEO do TC aponta que a empresa segue trabalhando em muitas frentes em paralelo para se tornar cada vez mais sólida. “É importante ressaltar que prezamos por um crescimento saudável e, por isso, seguimos firmes com a nossa disciplina de custos e despesas para tornar a nossa rentabilidade operacional cada vez mais eficiente, cujos efeitos já começaram a ser vistos neste trimestre”, explica.

Investimento com propósito

No âmbito do B2B, a Prisma (antiga RIWeb) anunciou, em maio, sua nova identidade e posicionamento em relação ao seu foco de atuação, que foi ampliado para muito além do desenvolvimento de websites de relações com investidores, mas prestando serviços de consultoria estratégica para operações de RI.

Em junho, a companhia assinou o contrato para a aquisição de 100% da Dibran DTVM Ltda., uma das mais conceituadas e tradicionais distribuidoras de títulos e valores mobiliários (DTVM) independentes do mercado. A aquisição segue em provação no Banco Central,  mas o passo dado foi importante para o desenvolvimento da TC Investimentos, projeto anunciado no fim de abril.

No mês de julho, houve a assinatura de um acordo vinculante para aquisição de participação na Galícia Educação, investimento que visa fortalecer o segmento educacional do TC, ampliando a sua oferta de conteúdos e explorando novos nichos de educação, como cursos profissionalizantes, certificações, graduações e MBAs.

Também em julho, a subsidiária TC Gestão (TC MFO - Multi Family Office) recebeu da CVM autorização para prestar os serviços de Administrador de Carteira de Valores Mobiliários. Com isso, o TC passa a atuar com a gestão de recursos de terceiros independente com foco em investidores de alta renda.

Seguindo a linha de negócios e com foco em continuar ampliando ainda mais a sua oferta de produtos, a empresa anunciou nesta semana um acordo para aquisição direta de cotas da Pandhora Investimentos, gestora de fundos multiestratégia quantitativos que atua com gestão ativa mais acessível, com fundos de aplicação mínima entre R$ 500 a R$ 1.000.

Também nesta semana, a companhia divulgou a constituição da TC Advisory, que atuará com assessoria e consultoria de mercado de capitais, incluindo M&As e demais operações para captação de recursos. O nascimento dessa subsidiária integral se deu por conta da grande procura advinda de empresas (sejam elas listadas ou de capital fechado que desejam entrar no mercado) de serem assistidas nessas operações.

Todos os investimentos do TC são diretamente voltados a oferecer uma plataforma one-stop-shop para todos os investidores, além de serviços que ajudem efetivamente o dia a dia de seus clientes. “Um ecossistema ímpar, integrado, conectando e democratizando todo o mercado de capitais. Estou convicto de que estamos preparados para decolar em breve, sobretudo quando o mercado retornar, como todo ciclo, à sua fase favorável para investimentos na bolsa e em criptoativos”, completa Albuquerque.

 

VIDEOCONFERÊNCIA DE RESULTADOS DO TC – 2T22

Data: 11/08 (quinta-feira)

Horário: 11h

Transmissão: pelo site de RI e pela TC Station (versão web e aplicativo do TC)

Apresentação: Pedro Albuquerque (CEO) e Pedro Machado (Diretor de RI e M&A)

 

Sobre o TC:

O TC é uma das plataformas mais inovadoras e tecnológicas de educação financeira, análise de dados e inteligência de mercado do Brasil. Com aproximadamente 700 mil membros cadastrados, o TC tem a missão de democratizar o acesso a informações do mercado de capitais, conectando e promovendo networking entre milhares de investidores brasileiros. Além de oferecer um produto com conteúdo e serviços de qualidade, o TC está criando a mais moderna plataforma de análise fundamentalista para pessoas físicas. O aplicativo TC pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play. Para mais informações, acesse www.tc.com.br.

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