Geração Z: Jovens estão mudando a lógica de pesquisa na internet
Geração Z: Jovens estão mudando a lógica de
pesquisa na internet
Rafael Dantas, superintendente da Câmara
Americana de Comércio de Belo Horizonte
As redes sociais cresceram bastante ao
longo dos últimos anos e revelaram, tanto para um usuário comum quanto para as
empresas, possibilidades de transformação por meio de vídeos e fotos jocosos e
formas de criar negócios e possibilidades que antes eram bastantes limitados.
Exemplo disso foi o surgimento e o crescimento exponencial do Google, que
começou como um motor de buscas e hoje abrange uma série de negócios relativos
à internet, como o YouTube e o Google Maps, até a fabricação experimental de
carros autônomos.
A chegada da chamada “geração Z'', que
compreende o grupo de pessoas nascidas a partir de 1995 e que cresceram junto
com a popularização da internet, coincidiu com o advento e posterior
popularização das redes sociais. Foram essas ferramentas que melhor
estabeleceram a conexão entre as pessoas e as empresas contribuindo, assim,
para que a globalização avançasse a uma velocidade estonteante.
O reinado do Google, no entanto, parece
estar com os dias contados, principalmente no que diz respeito ao YouTube, sua
principal rede social. Graças à Geração Z, o TikTok, fenômeno chinês de
reprodução de vídeos curtos, deve ultrapassar o pioneiro YouTube em número de
acessos até 2024, segundo reconheceu recentemente o vice-presidente sênior do
Google, Prabhakar Raghavan.
Essa mudança na liderança das redes
sociais de vídeo é corroborada pela TechCrunch, blog que cobre as comunidades
de startups de tecnologia do Vale do Silício. Pesquisa feita pelo blog apontou
que 40% dos jovens preferem fazer suas pesquisas ou tirar dúvidas no TikTok ou
no Instagram, de propriedade da Meta, também dona do Facebook e do Whatsapp, em
razão da dinâmica e da agilidade.
A ascensão do TikTok e do Instagram está
muito ligada ao fenômeno da explosão do uso de smartphones nas últimas décadas.
Atualmente, o planeta possui cerca de 3,85 bilhões de aparelhos celulares em
uso,
de acordo com a empresa de pesquisa e
consultoria de mercado norte-americana, Strategy Analytics. A pesquisa, feita
em junho de 2021, revelou que a base de usuários de smartphones cresceu
dramaticamente: de 30 mil “pioneiros” em 1994 para cerca de 1 bilhão em 2012, e
quase 4 bilhões na atualidade.
Desde o início dos anos 90, os celulares têm aumentado nossas conexões e nos aproximado cada vez mais. A revolução deflagrada pelo Iphone fez com que as redes sociais desempenhassem um papel de onipresença em praticamente todo o mundo, influenciando gerações, ampliando as comunicações e trazendo mais modernidade e oportunidades ao mundo dos negócios. E, neste sentido, a Geração Z tem desempenhado um papel fundamental, revolucionando nossas interações como nunca antes e conectando o mundo cada vez mais.
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