Geração Z no mercado de trabalho e na sociedade: Quais as características e desafios desta geração
Geração Z no mercado de trabalho e na
sociedade: Quais as características e desafios desta geração.
Cláudia Araújo, diretora de
relacionamentos da ACMinas Jovem
O mundo, assim como as pessoas, está em
constante evolução. Conforme a geração em que nascemos e as mudanças
existentes no contexto político, social e econômico, as pessoas se comportam de
uma forma específica.
A geração Z está completando em
2022 os seus 27 anos. Esses jovens do meio da década de 90 fazem parte de uma
geração conectada e atualizada com as novidades que são lançadas na internet e
utilizam como “segunda tela” os seus smartphones como forma de interação com um
mundo globalizado e bastante comunicativo.
Os hábitos desta geração, em que a
tecnologia se torna central nas suas decisões, refletem nos processos de
aprendizagem e até nas escolhas profissionais. Os canais virtuais roubam a cena
como forma de levar às pessoas conhecimento, entretenimento e informação. A
forma que também se conectam com o trabalho está um pouco diferente, pois não
pensam em fazer carreira em uma só empresa, buscam por mudanças constantes e
querem que a qualidade de vida esteja aliada ao trabalho. Nas profissões mais
desejadas desta geração estão os influenciadores digitais, gamers profissionais
e nômades digitais.
O trabalho precisa fazer sentido e não
só “pagar as contas” como em épocas passadas. Os jovens se tornam pessoas mais
desapegadas e que buscam propósitos e realizações pessoais como forma de
trabalho. Mudança não é um desafio para eles, portanto não pensam duas vezes em
sair de um emprego que está ruim para buscar algo que lhes façam felizes.
Nesta geração o nível de insatisfação e
conflito são maiores, já que estão sendo protagonistas de mudanças de conceitos
estruturais.
É na geração z que os indivíduos estão
mais engajados com causas e ideologias políticas e também querem que sua
opinião e forma de ver a vida seja clara para todos, inclusive querem fazer
parte de empresas que representam os seus valores e conceitos. São uma geração
com bastante opinião e são mais transparentes com relações aos seus pais, já
que tabus como sexo, drogas e gênero já estão sendo discutidos em almoço de
famílias aos domingos.
É na geração Z que a busca por fazer as coisas conforme desejam dificilmente se sentirão entediados e por não querem viver em ambientes repletos de burocracia e mesmices. Eles estão buscando fazer a diferença e querem deixar a sua marca através da carreira e oportunidades que possam surgir ao longo dos anos.
Nenhum comentário