Últimas

Geração Z no mercado de trabalho e na sociedade: Quais as características e desafios desta geração

Geração Z no mercado de trabalho e na sociedade: Quais as características e desafios desta geração.

Cláudia Araújo, diretora de relacionamentos da ACMinas Jovem

O mundo, assim como as pessoas, está em constante evolução.  Conforme a geração em que nascemos e as mudanças existentes no contexto político, social e econômico, as pessoas se comportam de uma forma específica.

 A geração Z está completando em 2022 os seus 27 anos. Esses jovens do meio da década de 90 fazem parte de uma geração conectada e atualizada com as novidades que são lançadas na internet e utilizam como “segunda tela” os seus smartphones como forma de interação com um mundo globalizado e bastante comunicativo.

Os hábitos desta geração, em que a tecnologia se torna central nas suas decisões, refletem nos processos de aprendizagem e até nas escolhas profissionais. Os canais virtuais roubam a cena como forma de levar às pessoas conhecimento, entretenimento e informação. A forma que também se conectam com o trabalho está um pouco diferente, pois não pensam em fazer carreira em uma só empresa, buscam por mudanças constantes e querem que a qualidade de vida esteja aliada ao trabalho. Nas profissões mais desejadas desta geração estão os influenciadores digitais, gamers profissionais e nômades digitais.

O trabalho precisa fazer sentido e não só “pagar as contas” como em épocas passadas. Os jovens se tornam pessoas mais desapegadas e que buscam propósitos e realizações pessoais como forma de trabalho. Mudança não é um desafio para eles, portanto não pensam duas vezes em sair de um emprego que está ruim para buscar algo que lhes façam felizes.

Nesta geração o nível de insatisfação e conflito são maiores, já que estão sendo protagonistas de mudanças de conceitos estruturais.

É na geração z que os indivíduos estão mais engajados com causas e ideologias políticas e também querem que sua opinião e forma de ver a vida seja clara para todos, inclusive querem fazer parte de empresas que representam os seus valores e conceitos. São uma geração com bastante opinião e são mais transparentes com relações aos seus pais, já que tabus como sexo, drogas e gênero já estão sendo discutidos em almoço de famílias aos domingos.

É na geração Z que a busca por fazer as coisas conforme desejam dificilmente se sentirão entediados e por não querem viver em ambientes repletos de burocracia e mesmices. Eles estão buscando fazer a diferença e querem deixar a sua marca através da carreira e oportunidades que possam surgir ao longo dos anos.

Nenhum comentário