Fidelização do consumidor na Black Friday e Natal começa pelo setor de atendimento
* Elízia Pádua
O atendimento ao cliente é uma área
extremamente importante para qualquer empresa que oferece serviços, seja pela
internet ou por meio de um e-commerce, esse setor ganha ainda mais destaque
quando nos referimos às vendas de Black Friday e Natal, época que exige uma
demanda maior do atendimento devido ao grande volume de transações que são
realizadas nos dois últimos meses do ano.
Do lado das instituições é muito
importante ter foco na resolução de problemas e atendimento rápido. Para o
cliente representa um canal de comunicação direta com a empresa, onde espera
ser bem atendido e consiga resolver qualquer tipo de contratempo seja com um
serviço ou produto.
Quando esses dois lados estão
encaixados, é garantida uma fidelização do cliente, fazendo com que ele volte a
realizar negócios com a empresa e passe a falar bem dela para as pessoas
próximas. Mas o que gera um bom atendimento e consequentemente a fidelização
deste consumidor?
Um bom atendimento consiste em entregar
respostas completas e corretas de acordo com as solicitações recebidas,
principalmente na Black Friday e Natal, por conta do volume massivo de clientes
procuram resolver algum problema. Além disso, é importante entregar uma
excelente experiência aos clientes, em cada contato. Garantir essa experiência
começa por mapear com agilidade cada demanda e, a partir desse mapeamento
personalizado, garantir uma solução realmente eficaz e que esteja acima da
expectativa dos clientes.
Para esse mapeamento, além de contar com
um time de analistas comprometidos e capacitados, é importante acompanhar a
eficácia e a disponibilidade que a empresa possui nos diferentes canais de
atendimento, como: telefone, atendimento via chat online e por aplicativo de
mensagens. É importante buscar alternativas para tornar o contato dos clientes
simplificado, visando a construção de um relacionamento ainda mais sólido e
duradouro.
Essas ações resultam em análises
aprofundadas do perfil dos clientes. Desde a forma como eles preferem ser
atendidos, da linguagem que eles utilizam e dos canais de comunicação mais
procurados. Essas métricas ajudam a desenvolver estratégias específicas para os
diferentes perfis, e assim, facilitar que os clientes entrem em contato sem
precisar de muito esforço e com opção de autoatendimento. Não custa lembrar
que: o cliente valoriza aquilo que vai além do que ele espera.
A satisfação em ter uma resposta clara,
um suporte estruturado e uma solução eficaz são decisivos no momento da
renovação de contratos. Por isso é muito importante oferecer produtos e
serviços de qualidade e suporte especializado durante todo o ano, apoiando os
clientes em todas as fases do atendimento, ou seja, do primeiro contato até a
resolução do problema.
As redes sociais também ajudam nas
vendas de final de ano e na fidelização, mas é preciso tomar o protagonismo.
Não basta apenas ter um perfil e reproduzir respostas prontas. É fundamental
proporcionar respostas personalizadas, rápidas, claras e que de fato atendam a
expectativa de solução. Vale acrescentar que todas as interações dos clientes
devem ser correspondidas, aproveitando a conexão que ele mesmo criou para
conseguir cultivar cada fase da construção do vínculo que na sequência levará à
fidelização.
Para evitar a perda de clientes por meio
do atendimento não conclusivo é mandatório que se cumpra prazos acordados, que
haja segurança e cordialidade no repasse de informações e principalmente que se
entenda com agilidade cada demanda para garantir a solução adequada e de
preferência que esteja acima da expectativa. Com todas essas dicas o cliente
irá sempre voltar e terá a certeza que poderá contar com o setor de atendimento
para realizar a solução de seu problema em qualquer época do ano, mesmo em
datas com alto volume de atendimento como Black Friday e Natal.
*Elízia Pádua é gerente de atendimento da KingHost.
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