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Mercado imobiliário goiano inova para conquistar consumidores pela internet

E-commerce só tende a crescer, o que inclui a compra de imóveis. Já é possível até mesmo assinar a escritura à distância. Em Goiânia, URBS lança unidade 100% digital

Divulgação

Seguindo a tendência global do mercado digital, a pandemia de Covid-19 consolidou a mudança do comportamento dos consumidores. Se antes havia insegurança nas compras pela Internet, agora esse tipo de compra faz parte da rotina da maioria da população. Pesquisa feita pela consultoria Ebit/Nielsen, em parceria com o Bexs Banco, apontou que o e-commerce do Brasil cresceu, em 2020, 41% e ganhou novos 13 milhões de consumidores. A expectativa é de crescimento do comércio eletrônico entre os brasileiros para os próximos anos. De acordo com a pesquisa Future of Retail, feita pela Euromonitor International e o Google, a projeção de crescimento entre 2021 a 2025 é de 42%. 

Essa realidade também está presente na aquisição de casas e apartamentos. Um levantamento da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e da Brain Inteligência Estratégica revela que 6% das compras de imóveis já ocorrem totalmente pela internet sem a necessidade de que o comprador saia de casa. O dado faz parte do estudo Inovação na Jornada de Compra, divulgado em novembro de 2021. O levantamento ouviu 14 mil brasileiros, dentre eles 850 pessoas que compraram imóveis nos últimos 12 meses.

Além das ferramentas de apresentação e visualização das plantas e perspectivas artísticas dos imóveis, salas de atendimento e de negociação com mecanismos que facilitam o compartilhamento de documentos, imagens e vídeos, assinatura digital de contratos com segurança e, até mesmo, a assinatura de escrituras.  Regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça, a plataforma e-Notariado começou a funcionar em 2020 e permite que a escritura seja lavrada e assinada à distância.

Para se ajustar a essa nova realidade, imobiliárias estão trazendo inovações em seus serviços. A URBS Imobiliária, uma das maiores do Centro-Oeste, inaugurou a URBS Trend, unidade de negócio 100% digital. Com sede no Shopping Buena Vista, no Setor Bueno, a unidade tem estrutura para receber e dar suporte pontual aos clientes, mas o foco é mesmo o atendimento pela internet.

“Desde quando o cliente demonstra interesse em determinado imóvel, até a conclusão do negócio, o objetivo é que todo o processo seja realizado pela Internet. É claro que haverão casos em que o consumidor deseja conhecer o imóvel presencialmente, porém, nós também estamos preparados para realizar essa etapa de forma remota, com uma apresentação virtual, negociações e a assinatura de documentos de forma segura. O foco é realmente o universo digital”, explica Francisco de Paula, sócio-diretor da unidade. 

Para atingir sua meta, a URBS Trend investe na capacitação dos corretores. De acordo com o especialista, os profissionais que atuam na empresa recebem qualificação em diversas áreas do digital, como metodologia e qualificação de leads, carteira digital de produtos, funil de vendas, websites, gerenciamento de ADSs, cadência de conexão, entre outros.  É que, apesar da alta demanda, faltam profissionais qualificados para atuarem com as ferramentas digitais em todas as áreas, inclusive a imobiliária.  “Não basta conhecer as ferramentas e saber usar  as redes sociais, é necessário colocar essas tecnologias em função para  captar clientes e gerar negócios”, pontua o especialista imobiliário.

Expansão
Para Bruno Dourado, que também é sócio da URBS Trend e da agência de marketing Grifo, a pandemia acelerou o processo de familiarização do consumidor com o mercado digital, e o setor imobiliário avançou bastante neste período. “A gente entende que o cliente que chega pela Internet é um consumidor exigente e que precisa de agilidade no atendimento. É comum no mercado uma perda de tempo durante a busca do imóvel que mais atende as necessidades do cliente porque o vendedor não conseguiu entender o que ele procura. E, com o nosso projeto da imobiliária digital, esse processo é encurtado com o uso de ferramentas que filtram os interesses do consumidor”, destaca o especialista em marketing. 

Sobre a qualificação dos profissionais de corretagem, Bruno ressalta ainda que a URBS Trend investe na autonomia da equipe de vendas, orientando, por exemplo, as formas de produção de conteúdo para as redes sociais para atrair os potenciais clientes e também promover a divulgação das ofertas. “O nosso objetivo é montar um time de especialistas em mercado imobiliário digital, queremos que os nossos corretores sejam referência nessa área, construir uma rede tão qualificada a ponto dos nossos profissionais serem vistos de forma diferente no mercado”, conclui. 

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