Mercado imobiliário goiano inova para conquistar consumidores pela internet
E-commerce
só tende a crescer, o que inclui a compra de imóveis. Já é possível até mesmo
assinar a escritura à distância. Em Goiânia, URBS lança unidade 100% digital
Seguindo a tendência
global do mercado digital, a pandemia de Covid-19 consolidou a mudança do
comportamento dos consumidores. Se antes havia insegurança nas compras pela
Internet, agora esse tipo de compra faz parte da rotina da maioria da
população. Pesquisa feita pela consultoria Ebit/Nielsen, em parceria com o Bexs
Banco, apontou que o e-commerce do Brasil cresceu, em 2020, 41% e ganhou novos
13 milhões de consumidores. A expectativa é de crescimento do comércio
eletrônico entre os brasileiros para os próximos anos. De acordo com a pesquisa
Future of Retail, feita pela Euromonitor International e o Google, a projeção
de crescimento entre 2021 a 2025 é de 42%.
Essa realidade
também está presente na aquisição de casas e apartamentos. Um levantamento da
ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e da Brain
Inteligência Estratégica revela que 6% das compras de imóveis já ocorrem
totalmente pela internet sem a necessidade de que o comprador saia de casa. O
dado faz parte do estudo Inovação na Jornada de Compra, divulgado em novembro
de 2021. O levantamento ouviu 14 mil brasileiros, dentre eles 850 pessoas que
compraram imóveis nos últimos 12 meses.
Além das ferramentas
de apresentação e visualização das plantas e perspectivas artísticas dos
imóveis, salas de atendimento e de negociação com mecanismos que facilitam o
compartilhamento de documentos, imagens e vídeos, assinatura digital de
contratos com segurança e, até mesmo, a assinatura de escrituras.
Regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça, a plataforma e-Notariado
começou a funcionar em 2020 e permite que a escritura seja lavrada e assinada à
distância.
Para se ajustar a
essa nova realidade, imobiliárias estão trazendo inovações em seus serviços. A
URBS Imobiliária, uma das maiores do Centro-Oeste, inaugurou a URBS Trend,
unidade de negócio 100% digital. Com sede no Shopping Buena Vista, no Setor
Bueno, a unidade tem estrutura para receber e dar suporte pontual aos clientes,
mas o foco é mesmo o atendimento pela internet.
“Desde quando o
cliente demonstra interesse em determinado imóvel, até a conclusão do negócio,
o objetivo é que todo o processo seja realizado pela Internet. É claro que
haverão casos em que o consumidor deseja conhecer o imóvel presencialmente,
porém, nós também estamos preparados para realizar essa etapa de forma remota,
com uma apresentação virtual, negociações e a assinatura de documentos de forma
segura. O foco é realmente o universo digital”, explica Francisco de Paula,
sócio-diretor da unidade.
Para atingir sua
meta, a URBS Trend investe na capacitação dos corretores. De acordo com o
especialista, os profissionais que atuam na empresa recebem qualificação em
diversas áreas do digital, como metodologia e qualificação de leads, carteira
digital de produtos, funil de vendas, websites, gerenciamento de ADSs, cadência
de conexão, entre outros. É que, apesar da alta demanda, faltam
profissionais qualificados para atuarem com as ferramentas digitais em todas as
áreas, inclusive a imobiliária. “Não basta conhecer as ferramentas e saber
usar as redes sociais, é necessário colocar essas tecnologias em função
para captar clientes e gerar negócios”, pontua o especialista
imobiliário.
Expansão
Para Bruno Dourado, que também é sócio da URBS Trend e da agência de
marketing Grifo, a pandemia acelerou o processo de familiarização do consumidor
com o mercado digital, e o setor imobiliário avançou bastante neste período. “A
gente entende que o cliente que chega pela Internet é um consumidor exigente e
que precisa de agilidade no atendimento. É comum no mercado uma perda de tempo
durante a busca do imóvel que mais atende as necessidades do cliente porque o
vendedor não conseguiu entender o que ele procura. E, com o nosso projeto da
imobiliária digital, esse processo é encurtado com o uso de ferramentas que
filtram os interesses do consumidor”, destaca o especialista em
marketing.
Sobre a qualificação dos profissionais de corretagem, Bruno ressalta ainda que a URBS Trend investe na autonomia da equipe de vendas, orientando, por exemplo, as formas de produção de conteúdo para as redes sociais para atrair os potenciais clientes e também promover a divulgação das ofertas. “O nosso objetivo é montar um time de especialistas em mercado imobiliário digital, queremos que os nossos corretores sejam referência nessa área, construir uma rede tão qualificada a ponto dos nossos profissionais serem vistos de forma diferente no mercado”, conclui.
Nenhum comentário