Últimas

Grupo de empresários conhece de perto a Transformação Digital na Bosch do Brasil

Plant Tour realizado pela AHK Paraná desmistifica o tema e possibilita o intercâmbio de soluções entre empresas do estado

Divulgação

Uma fábrica inteligente, com máquinas, sistemas, pessoas e produtos conectados e interligados desde o pedido do cliente até a entrega do produto. Foi isso que os executivos e colaboradores das organizações  associadas à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) tiveram a oportunidade de ver na prática na fábrica da Bosch instalada em Curitiba, onde o conceito de indústria 4.0 já é realidade com excelência, mas sem perder o foco nas pessoas.

Organizado pela entidade com o objetivo de realizar um intercâmbio de know-how, o Plant Tour apresentou as estratégias desenvolvidas e aplicadas na unidade durante os processos de transformação digital, mudança que começou em 2015.  A iniciativa é do Grupo de Intercâmbio de Experiências em Assuntos da Indústria 4.0, criado na Câmara em 2018, e coordenado pelo ex-CEO da thyssenkrupp division steering e conselheiro da AHK Paraná, Daniel da Rosa,  e por Joelcio Benvenutti, gerente de manufatura da Bosch. Rosa participou do Plant Tour e afirmou que o núcleo tem a finalidade de promover a troca de experiências entre executivos, especialistas e pessoas interessadas em sistemas de automação industrial e inovação tecnológica.

O grupo com 41 executivos acompanhou na terça-feira (30) exemplos práticos de inovação tecnológica e detalhes dos projetos implementados pela empresa. “Vimos uma série de exemplos de como fazer a transformação digital e, principalmente, como desmistificar esse tema. Isso se faz mostrando como fazer e como trazer resultados”, afirmou o conselheiro. “E que não é preciso um investimento milionário para executar a transformação”, completou.

Durante o Plant Tour, os participantes também conheceram algumas iniciativas que se tornaram em processos internos e que eliminaram atividades que não agregavam valor. Na Bosch, a Transformação Digital está nas áreas de infraestrutura, banco de dados e de desenvolvimento, como relatou Igor Pusch, gerente de projetos do CITS (Centro Internacional de Tecnologia de Software). “A Bosch nos apresentou diversos casos de uso desde a modernização industrial, à busca pela eficiência internacional da sua planta, passando por processo de negócios, como melhorias nos processo logístico e saúde dos trabalhadores e chegando no ponto alto, que são as novas oportunidades de negócios a partir da digitalização desses dados. Nós tivemos aqui um exemplo de toda uma jornada completa de transformação digital que, evidentemente, está trazendo resultados positivos”, resumiu.

O diretor da Starsprings do Brasil e associado da AHK Paraná, Bernardino de Sena, afirmou que as mudanças implementadas pela Bosch na planta de Curitiba são referências para os empresários. “É uma empresa que está implantando a manufatura 4.0 em nível bem avançado. A Bosch é referência para toda a região”, disse.

O CEO da Witzenmann do Brasil, Gilson Barcik, também participou do Plant Tour e destacou a oportunidade de conhecer de perto exemplos que podem ser implantados em outras empresas. “Tivemos a oportunidade de conhecer como são aplicados na vida real todos os conceitos da indústria 4.0”, afirmou.

Joélcio Benvenutti, coordenador do tema Indústria 4.0 na AHK Paraná, reforçou que os conceitos da Indústria 4.0 colocam as pessoas no centro das transformações. “O que eliminamos com a transformação digital são as atividades que não agregam valor, liberando mais tempo para atividades com maior agregação de valor executadas pelas pessoas”,  concluiu.

Sobre a AHK Paraná Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.

Nenhum comentário