Últimas

Conscientização diferenciada em cibersegurança pode reduzir riscos, crimes e fraudes

Escola de negócios cria paródias e eventos lúdicos para educar e conscientizar sobre riscos de cibersegurança

De acordo com dados do World Economic Forum (WEF), no relatório anual "The Global Risk Report - 2022", cerca de 95% dos problemas de segurança cibernética são atribuídos a erros humanos. Muitos destes erros proporcionam vulnerabilidades para infecções de ramsonware e permitem tentativas de invasão, fraudes e roubo de dados.

O Brasil tem sido vítima constante de ataques direcionados por grupos criminosos e um dos países mais afetados por tentativas de phishing, que cresceram quase 230% no primeiro semestre de 2022, como aponta a ESET.

O IDESP - Instituto DARYUS de Ensino Superior Paulista, empresa do Grupo DARYUS, especializado em educação e consultoria em Gestão de Riscos, Continuidade de Negócios, Cibersegurança e Proteção de Dados e Privacidade também investe na conscientização e criou uma paródia descontraída sobre o tema, para aproximar as pessoas com o uso da música e bom humor. Na paródia, os hackers tentam atacar e fraudar uma empresa e a equipe de segurança de outra companhia, cantando uma música de sucesso, transmite fundamentos e informações relevantes de forma descontraída e divertida.

"Algo que as pessoas aprendam cantando e tenham prazer em compartilhar com os amigos. O ser humano é tido como o elo mais fraco, porém, pode ser o elo mais forte, desde educado e conscientizado continuamente.", diz Jeferson D'Addario, CEO do Grupo DARYUS, especialista e professor no tema."

Os riscos cibernéticos crescem exponencialmente acompanhando a transformação digital e o momento do mercado mundial. Segundo um levantamento realizado pela Fortinet, o Brasil registrou 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos às empresas no primeiro semestre de 2022. O país é o segundo na América Latina com mais ataques neste ano, ficando atrás apenas do México, que teve 85 bilhões de tentativas. Além do impacto financeiro, esses ataques podem comprometer a credibilidade da organização e seu valor para investimentos a médio e longo prazo.

A falta de profissionais especialistas no tema para atuar nas empresas é grande. De acordo com o Cybersecurity Workforce Study, da (ISC)², a escassez estimada de profissionais é de 2,7 milhões. "Além disso, as pessoas que fazem parte das empresas e muitas estão trabalhando de suas casas, usando também seus smartphones pessoais – não querem mais somente educação por cartilhas e palestras anuais, como vem acontecendo nos últimos 10 anos. São importantes, porém, a pessoa não tem algo divertido, lúdico, ou que queira mostrar para os filhos, para ter algo a compartilhar e se divertir enquanto aprende sobre o tema", enfatiza D'Addario.

O IDESP e a DARYUS vêm tentando mudar a abordagem para seus alunos e clientes, patrocinou o lançamento da nova norma brasileira ABNT/NBR ISO 27002:2022, focada em Gestão da Segurança da Informação, Segurança Cibernética e Proteção de Privacidade, em outubro de 2022, e rapidamente disponibilizou um webinar gratuito, ao vivo no Youtube, trazendo em primeira mão as novidades com uma linguagem simples, não técnica e descontraída para aproximar as pessoas destas boas práticas internacionais. Isso é importante principalmente para as médias e pequenas empresas.

Assista no canal do YouTube da empresa. Confira: Paródia Invasão - Cyber Security

Especialização e Consultoria

O IDESP - Instituto DARYUS de Ensino Superior Paulista, que já formou mais de 30 mil alunos, oferece diversos cursos para quem deseja se especializar e tem interesse em atuar nas áreas de Cyber Security, Cyber Threat Intelligence, Forense Digital e Investigação Cibernética, Gestão de Riscos e Compliance, Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios entre outros. Além disso, a DARYUS Consultoria realiza treinamentos e consultoria para empresas de vários segmentos no Brasil e exterior, que precisam de orientação em Governança e Gestão de TI, Continuidade de Negócios, LGPD.

Sobre o Grupo DARYUS  

Com o propósito de iluminar mentes, potencializar pessoas e proteger negócios, as empresas do grupo estão, desde 2005, comprometidas em transformar por meio da educação e consultoria nos temas: Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios, Segurança da Informação e Cibersegurança e Proteção da Privacidade e Proteção de Dados. O Grupo DARYUS acredita que as pessoas são o elo mais forte da transformação digital necessária para os negócios e para a sociedade, por isso, usa sua experiência e conhecimento para auxiliá-las em suas jornadas. Desta forma, a DARYUS contribui para um Brasil e mundo mais seguro, com empresas mais protegidas e negócios mais viáveis e resilientes, potencializando a capacidade humana em gerar empregos e oportunidades para transformar positivamente vidas, famílias e regiões. 
Para saber mais visite: https://www.daryus.com.br/  

Sobre o IDESP  

O IDESP – Instituto DARYUS de Ensino Superior Paulista, tem mais de 17 anos de atuação e trata-se da unidade de negócios de educação, colaboração e conhecimento   do Grupo DARYUS, que surgiu inicialmente como Daryus Educação.  O Instituto já iluminou mentes e potencializou mais de 30 mil alunos, e é um dos pioneiros no Brasil na criação dos cursos de pós-graduação e MBA nos temas de: Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, Forense Digital e Inteligência Cibernética, Cibersegurança e Continuidade de Negócios há mais de 15 anos.  Com mais de 70 cursos em seu portifólio, sendo 9 cursos de pós-graduação e MBA reconhecidos pelo Ministério da Educação, e parcerias internacionais com institutos internacionais renomados e reconhecidos como ISACA, DRII, EXIN, PECB e IAPP. O Grupo também fomenta e apoia as comunidades de tecnologia, inovação, cibersegurança e riscos por meio de eventos, presenciais ou transmitidos, com o objetivo de compartilhar, colaborar, ouvir, engajar e comprometer pessoas e grupos em todos os níveis sociais para que tenham mais oportunidades de empregos e negócios. Para saber mais visite: https://www.daryus.com.br/  

Nenhum comentário