Últimas

Cuidados que todo motorista de aplicativo deve ter com seu veículo

Manutenção do carro estende a vida útil do automóvel e garante viagens mais seguras para os passageiros

Créditos: iStock

Se você decidiu se tornar motorista de aplicativo para levantar um dinheiro extra, então também precisa estar a par de todos os cuidados necessários para conseguir se manter dentro do ofício. Trabalhar como motorista envolve um uso excessivo do seu veículo, o que consequentemente resultará em uma necessidade maior de realizar manutenções preventivas. Além de evitar quaisquer riscos na estrada, zelar pelo automóvel também é bom para o bolso, pois estende a vida útil do carro e previne possíveis danos mais complexos.

Essa rotina de cuidados começa pelo mais básico, que seria na verificação dos componentes que recebem a maior carga do trabalho. Os pneus precisam estar sempre calibrados para evitar a necessidade de trocá-los com tanta frequência e ainda ajudar a economizar combustível. O ideal é fazer uma nova calibração a cada 15 dias, mas atenção ao estepe! Ele também precisa estar calibrado e adequado para uso em qualquer situação de emergência.

A troca do óleo também é um processo rotineiro na vida de um motorista, sendo necessário fazer uma substituição a cada 10 mil quilômetros rodados. Quanto mais tempo passa, mais impurezas se acumulam na sua composição, o que eleva a temperatura do veículo e reduz suas propriedades. Da mesma forma, as velas de ignição, filtros de ar, de combustível e de óleo também têm prazos de validade e precisam ser trocados sob as mesmas condições, a cada 10 mil quilômetros.

Os freios são um dos componentes que precisam estar com a manutenção sempre em dia, por questões de segurança. Não existe um período específico para trocar as pastilhas, mas o mais recomendado é fazer uma revisão a cada 5 mil quilômetros rodados e trocá-las a cada 30 mil km. Ter cuidado no volante também ajuda a estender a duração das pastilhas do freio, então procure evitar dar aquelas famosas freadas bruscas no trânsito.

Os demais cuidados envolvem apenas manter o carro bem alinhado para preservar a suspensão e o radiador preenchido na medida certa. Tudo que foi citado aqui faz parte da manutenção preventiva de qualquer veículo, e, por isso, são dicas válidas para qualquer um que trabalhe dirigindo. Quem ainda está pensando em entrar no ofício precisa ter tudo isso em mente na hora de pesquisar por carros para Uber, pois naturalmente alguns veículos exigem mais manutenção que outros. O fato de o automóvel ser usado também implica nessa questão, então é importante conhecer bem seu carro.

Nenhum comentário