Deixar o assento preferencial livre é considerada a atitude mais gentil para quem usa trens e metrôs
Levantamento
realizado pela CCR em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, identificou as
iniciativas mais gentis esperadas pelos passageiros na mobilidade
São Paulo, 11 de
novembro de 2022
— O Dia Mundial da Gentileza, celebrado no próximo domingo (13), inspirou o
Grupo CCR a perguntar para os passageiros quais atitudes consideram mais gentis
durante a viagem sobre os trilhos. Deixar o assento preferencial livre foi a
iniciativa mais destacada no levantamento (72%). A ação é considerada
importante, inclusive, para os clientes mais jovens, entre 18 e 34 anos. Em
segundo lugar, está a disposição de oferecer o assento não prioritário nos
transportes públicos coletivos para pessoas prioritárias (59%), como idosos a
partir de 60 anos, gestantes e passageiros com criança de colo, com deficiência
ou com mobilidade reduzida.
Outras atitudes que
apareceram como destaque no levantamento foram:
●
esperar
os outros passageiros desembarcarem do trem ou do metrô para entrar (57%)
●
não
jogar lixo nos trens e estações (43%)
●
liberar
o uso dos elevadores para passageiros prioritários (39%)
●
manter
a esquerda livre na escada rolante (37%)
Para o levantamento,
“Gentileza na Mobilidade”, a empresa ouviu entre os dias 31 de outubro e 04 de
novembro, mais de 2 mil passageiros, de diferentes faixas etárias, nas
linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
de trem, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade respectivamente em São Paulo;
VLT Carioca, no Rio de Janeiro; e na CCR Metrô Bahia.
“Queremos incentivar
a gentileza e o respeito ao próximo na mobilidade e esse levantamento nos traz
informações importantes, que serão utilizadas para fortalecer nossas
campanhas de comunicação e engajamento, além da orientação de nossas equipes,
sempre considerando a importância da promoção de atitudes gentis no transporte”,
destaca Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade.
----
Sobre o Grupo CCR | O Grupo CCR atua em serviços de infraestrutura para mobilidade humana, focado nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos. São 37 ativos, presença em 13 estados brasileiros e 17 mil colaboradores. O grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em mobilidade urbana administra serviços de transporte de passageiros de metrôs, trens, VLT e barcas, transportando diariamente, 3 milhões de passageiros. E no segmento de aeroportos, com 19 terminais sob sua gestão, atende a mais de 40 milhões de clientes anualmente. Mais em: grupoccr.com.br
Nenhum comentário