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Starbucks Brasil e BV firmam parceria para a emissão de Nota Comercial Privada Verde no valor de R$20 milhões

Operação inédita no mercado financeiro mundial, estruturada pela greentech Brasil Mata Viva (BMV), irá direcionar recursos para ações sustentáveis da marca no país

Foto: Divulgação/Starbucks Brasil

 

São Paulo, 9 de novembro de 2022 - A Starbucks Brasil, operada localmente pela SouthRock, anunciou hoje uma parceria com o BV para a emissão de uma Nota Comercial Privada Verde no valor de R$ 20 milhões. A operação, articulada pela greentech BMV, é a primeira realizada no mercado financeiro mundial a utilizar Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCS), uma commodity ambiental ESG que financia a conservação de florestas, para viabilizar a transação. Em linha com os compromissos globais da Starbucks voltados ao planeta e com os valores praticados pela SouthRock, os recursos serão direcionados para ações sustentáveis no Brasil, como compensação da pegada de carbono.

 

“Em 2020, a Starbucks assumiu globalmente o compromisso de se tornar uma empresa ‘resource-positive’, formalizando metas ambientais para reduzir suas pegadas de carbono, água e resíduos até 2030. É com grande orgulho que anunciamos essa parceria com o BV, como forma de continuarmos a honrar a nossa missão de proteger o planeta que compartilhamos”, disse Claudia Malaguerra, Managing Director da Starbucks Brasil.

 

Responsável pelo financiamento da solução, o BV se torna o primeiro banco a realizar este tipo de operação no mercado brasileiro. “A Nota Comercial Privada Verde é uma forma de engajarmos nossos clientes na identificação e redução do seu impacto ambiental. Nos orgulhamos de termos estruturado esta operação inédita no mercado”, afirma Rogério Monori, diretor executivo de Corporate & Investment Banking e Tesouraria do Banco BV.

 

Sob a estruturação do Grupo BMV, a parceria ganha escala e o know how necessários para ampliar o seu impacto localmente. “Unir o BV e a Starbucks Brasil em uma operação inédita no mercado financeiro é um marco do Grupo BMV, por mostrar que investir no meio ambiente é um bom negócio, tanto reputacional como financeiro. Operações como essas reforçam nosso protagonismo no mercado de green finance, no qual fomos a primeira instituição a emitir a CPR- Verde com registro na B3”, declara Maria Tereza Umbelino, CEO do BMV.

 

Todas as Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCS) que o BMV transaciona são de áreas florestais nativas, preservadas por mais de 200 produtores rurais de diversos portes e regiões no Brasil, proporcionando um meio de obter rentabilidade ambiental. Dessa forma, a receita de venda de UCS para a Starbucks será destinada à conservação da biodiversidade e melhores práticas de uso da terra com desenvolvimento sustentável.

 

A UCS é a commodity ambiental que vai além do carbono, contemplando um total de 27 serviços ecossistêmicos proporcionados pela floresta em pé, como regulação do clima, fluxo hidrológico e preservação da fauna.  A metodologia desenvolvida pelo BMV conta com o respaldo científico da Universidade Estadual Paulista – Unesp -, assim como todo o protocolo é chancelado pela principal certificadora do mundo, a suíça SGS, além de utilizar tecnologias como blockchain, que permitem a rastreabilidade dos títulos emitidos. Além disso, todas as florestas que integram os projetos contam com monitoramento via satélite e inspeções periódicas a campo.

 

Atualmente, mais de um milhão de hectares de mata nativa estão preservados, em sete núcleos do BMV: Xingu, Teles Pires, Madeira, Arinos, Amapá, Roosevelt e Guariba, nos estados do Norte e Centro-Oeste do Brasil.

 

As notas comerciais são um novo produto do mercado financeiro, regidas a partir da promulgação da Lei nº 14.195, de 26 de agosto de 2021, e possuem normas mais flexíveis do que outros instrumentos financeiros. A Nota BV Verde se tornou a primeira operação do tipo na área privada devido ao compromisso firmado entre BV e Starbucks Brasil para a produção dos relatórios de impacto sustentáveis.

 

 

PARA IMPRENSA: fotos para download

 

Sobre a SouthRock

 

Operadora licenciada das marcas Starbucks, TGI Fridays e Subway no Brasil, a SouthRock foi fundada em 2015 com o objetivo de criar uma abordagem de proprietário/operador para seu portfólio multimarcas (nacionais e internacionais) de Alimentos e Bebidas no mercado brasileiro. A SouthRock está comprometida em desenvolver uma forte cultura corporativa de empreendedorismo inclusivo com seus partners (como são chamados os colaboradores), enquanto expande marcas globais e locais que se conectam com sua missão e seus valores.

 

A SouthRock iniciou, em 2017, a operação de lojas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, por meio da B.A.R. (Brazil Airport Restaurants), que atua exclusivamente nos aeroportos mais relevantes do Brasil, levando essa diversidade de marcas aos consumidores, viajantes e turistas. Em 2018, a empresa assinou um acordo de licenciamento exclusivo com as marcas Starbucks e TGI Fridays, que lhes concedeu direitos exclusivos para operar essas marcas em todo o território nacional (modelo ‘Master Licensee’ praticado globalmente por essas marcas). O processo de expansão das lojas Starbucks no Brasil começou em 2019 e, hoje, a marca está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A marca TGI Fridays, por sua vez, está operando e se expandindo no eixo Rio de Janeiro/São Paulo. A empresa fundou a SouthRock Lab, seu braço digital, com o objetivo de desenvolver tecnologias para reforçar, melhorar e integrar experiências físicas e digitais e promover interações entre clientes e suas marcas. A Wahalla, empresa SouthRock Lab, fornece serviços de plataforma digital e tecnologia para os principais varejistas globais, incluindo Eataly. E mais recentemente, em maio de 2022, a SouthRock assinou um acordo de master franqueadora da Subway no Brasil com o objetivo de expandir a marca em todo território nacional e elevar a experiência de seus consumidores.

 

A SouthRock está comprometida em expandir estrategicamente seu portfólio de negócios, por meio de uma abordagem que prioriza o cliente e o colaborador, para impactar positivamente mais pessoas e comunidades por meio de suas marcas, oferecendo serviços de qualidade e compartilhando seus valores e crenças.

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